Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estando a finalizar a recuperação de um andar para novo arrendamento, que me foi entregue pelo anterior inquilino num estado indescritível, cheguei à fase do certificado energético (C.E.), esse mais recente monumento à tão nacional prática de criação de empregos por decreto. Mas enfim, adiante!... :)

Já pedi alguns, para outros apartamentos, tendo para tal usado até hoje 2 empresas.

A primeira a que recorri, e que me emitiu um total de 3, da ultima vez que os contactei já não pude contar com eles porque, segundo me responderam, tinham deixado de actuar no mercado residencial. Eram caros, talvez por eu os ter começado a usar logo no principio da legislação que tornou os C.E. universais e numa altura em que os técnicos credenciados ainda eram algo eram escassos, mas eram fiáveis e eu já sabia com o que contar.

Já a ultima empresa que me prestou o serviço é para não repetir. Não gostei da actuação deles nem da grande falta de profissionalismo demonstrada ao longo do processo e, a alongar-me no assunto, me remeteria novamente para a tal historia da criação de empregos por decreto. Assim, sigamos para bingo.

Pus então os pés ao caminho, ou a bem dizer os dedos :), e vai de começar a contactar técnicos e empresas solicitando previsões de prazos de entrega e custos.

E agora para a dúvida que me leva a inaugurar a participação neste fórum com tamanho testamento.

Das respostas que já recebi houve uma que me chamou particularmente a atenção pois o valor pedido é praticamente imbatível, mas (e lá vem o diabo do "mas" ;)) a lista de documentação solicitada à priori até assusta. Quase só falta a minha foto de frente e perfil.

Acrescendo isto aos zunzuns que passaram nos média sobre a transmissão de propriedades ter deixado de contar com a obrigatória participação de um notário e a que, na altura, sinceramente nem prestei muita atenção porque, pensava eu, não me diziam directamente respeito, hoje em dia, de cada vez que me começam a pedir muita papelada sinto logo os cabelos da nuca a eriçar conjuntamente com o desfilar de imagens mentais com gabinetes escuros e baforadas de fumo exaladas por silhuetas indistintas, "à lá film noir". :)

Portanto, se alguém por aqui souber, quiser e puder partilhar quais são exactamente os documentos normais e indispensáveis a fornecer a um técnico/empresa para que a dita emissão de um C.E. possa ter lugar será certamente uma grande ajuda para que se me possam acalmar os receios, e a nuca! ;)

Grato pela atenção e cumprimentos a todos.
    Ze.Lx
  2.  # 2

Documentos Necessários

• Caderneta Predial das Finanças
    • Registo da Conservatória Predial
    • Planta à escala do imóvel
    • Documentos facultativos

Documentos Facultativos

• Ficha Técnica da fracção (no caso de existir);
    • Caso existam colectores solares instalados, é necessário o contrato de manutenção, certificado dos colectores e o certificado profissional do instalador;
    • Potencia e rendimento dos aparelhos de climatização se instalados.
    • Dados para facturação se diferentes do proprietário;
    • Morada completa do imóvel (incluindo código postal);
    • Nome; Morada completa (incluindo código postal):
    Número de telefone;
    E-mail do proprietário;
    Número de contribuinte;
    espero ter ajudado

cumps

David Marques
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ze.lx
  3.  # 3

Colocado por: pdavidmarques
    espero ter ajudado

Ajudou sim senhor. Os meus agradecimentos.
    Resta-me agora passar um segundo filtro nas propostas entretanto recebidas e descartar as que implicam pagamento por inteiro à cabeça visto que, da minha experiência, isso é sempre meio caminho andado para que todos os restantes compromissos, anteriormente assumidos, saiam de cena.

Cumps,
    Ze.Lx

0.0097 seg. NEW