Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas,

Depois de muitos riscos e rabiscos, penso que a arquitecta percebeu o que queríamos.

Problemas ainda por resolver:
    - Lareira na sala
    - Porta de encastrar entre o hall e sala

Despejem aqui as vossas criticas, construtivas ou destrutivas...
      piso 0.jpg
  2.  # 2

planta cave
      cavee.jpg
  3.  # 3

Piso 0
      piso 00.jpg
  4.  # 4

Piso 1
      piso 11.jpg
  5.  # 5

Perspectiva
  6.  # 6

Perspectiva
      alçado.jpg
    • AMB
    • 8 dezembro 2010

# 7

Caro Navegas,

penso que este projecto está demasiado "basico", sem (vida). limita-se a ser apenas um caixote com janelas. A disposição por dentro está tão mal executada que para lhe ser franco, admira-me como é que um arq.(a) faz uma coisa destas.

com a area que apresenta, acredito que consegue muito melhor, mas claro que o que conta, é a sua opinião. se gosta assim, nada mais a acrescentar.
  7.  # 8

Boas,
    Este projecto está muito fechado. Corta imensas relações entre espaços, e a distribuição é estranha. as escadas e a circulação está mal pensada e obriga a que existam corredores sem luz directa e sem ventilação natural.
    Devería pesquisar um pouco na internet e ver algumas imagens de outras casas com a mesma àrea ou forma e percerber a inúmeras alternativas que existem e o porque desta crítica...
    Sou arquitecto e independentemente do resultado estético deste projecto, em termos espaciais e funcionais o organização desta casa deixa muito a desejar e em tudo indica que seja um projecto "de gaveta".
    Exija ao seu arquitecto outras soluções mais dinâmicas que permitam aproveitar melhor o interior e o exterior, e caso o seu arquitecto lhe diga que não dá DESCONFIE DA SERIEDADE DELE, caso nao seja arquitecto.......esqueça e recorra a um. Não imagina o problema de obras mal projectadas.

Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Navegas
  8.  # 9

Agradeço os vossos comentários

Eu até penso que a casa é capaz de ter muita luz, uma vez que na zona das escadas existe o janelão grande voltado a sudeste. A janela no piso 1 que está a nordeste, também é capaz de fornecer alguma luz no inicio da manhã.
    Quanto à distribuição, no piso 1, tentou-se evitar espaços mortos e sem utilidade, daí o arranjo dos quartos.
    No piso 0, pretende-se um espaço amplo, cozinha tipo americana, mas levantava-se o problema se a casa seria fria no inverno por estar aberta para o hall de entrada que comunica com a escada. Depois de pensar nisto optou-se por colocar uma porta encastrável na parede da despensa.
  9.  # 10

No geral não gosto de nada. Apenas vou falar de um espaço, o quarto que está por cima da cozinha, tem alguma lógica uma pessoa estar sentada na secretária de costas para a janela? provavelmente é onde os seus filhos irão estudar, tendo que ler ou escrever á sombra do próprio corpo. É evidente que a secretária deveria trocar de local com o roupeiro. Arqª muito fraquinha, mas se gosta problema seu. Se eu fosse falar da suite, uiiiiiiiii.
  10.  # 11

Navegas

realmente a sua arquitecta podia ir um pouco mais alem, até porque sendo uma moradia, podia muito bem explorar a relação com o espaço exterior, este projecto no fundo "serve" para qq terreno.
    acho que devia por a porta da wc do r/c a abrir para a zona de escadas junto á parede exterior e não virada para a entrada da sala.
    na minha opinião se tem a cozinha em open, então podia tirar a mesa no meio, reduzir o espaço da mesma e fazer uma simples bancada para refeições rápidas e utilizar a mesa da sala, ficando até com mais espaço para a mesma.
    •  
      MRui
    • 9 dezembro 2010

# 12

Não sendo um projecto extraordinário, devo dizer que já vi bem piores. As IS parecem-me fraquinhas, têm espaço para mais assunto do que o apresentado. Sugiro bancadas e de preferência com dois lavatórios. As sanitas e bidés devem estar mais recatadas e não tão expostas à abertura da porta. A disposição do mobiliário da suite não me parece o mais correcto, assim como o do quarto ao lado.
  11.  # 13

porque um quarto logo a seguir à entrada? não vejo lógica, está a baralhar conceitos de espaço semi-privado, para mim é um grande erro.
    quarto no r/chão sim, mas não nesse local e nesse contexto.
    de resto, o projecto está muito pouco elaborado-desenvolvido, conceito usual, sem observação a vivência da pessoa que o vai habitar.
    pensado no seu bem, tem a certeza que foi uma arquitecta que desenhou isso, há muitas pessoas a passarem-se por arquitectos, se quiser pode ver na pagina dos arquitectos, se a pessoa é mesmo arquitecta. www.arquitectos.pt
  12.  # 14

Em principio o que se pretende com esse quarto é transformá-lo num escritório.

A idéia que nós quisemos foi criar um espaço amplo para facilitar a circulação entre cozinha e sala. Open space ou algo semelhante. Os limites impostos na implantação parece não favorecerem a implantação, uma vez que com os afastamentos impostos e dada a configuração dá um paralelogramo.
  13.  # 15

para cumprir acessibilidades? será...mas tem de garantir o resto também, estou a ver ali escadas na entrada, e falta circunferências as representar manobras, não sei se dará no wc, agora dê uma volta a isso se quer mais da casa, pode ir muito mais além.
  14.  # 16

Caros foristas

Resolvi seguir o vosso conselho, e durante este fim de semana foi só devorar revistas e fazer rascunhos. Durante os próximos dias espero ter novidades.

Como resolvi alterar o lado de entrada para a cave, surgiu-me uma questão. Qual a inclinação desejável para a rampa? pelas minhas contas vou ter de vencer um desnivel de 2,00m em cerca de 6,5. Parece-me muito inclinado. O que acham?
  15.  # 17

Eu acho bem, então no inverno com neve deve ser excelente para a prática de ski, mas não cumpre as normas em vigor, máx. 6% e a sua solução tem 31%.
  16.  # 18

caso nao seja arquitecto.......esqueça e recorra a um. Não imagina o problema de obras mal projectadas.
    tem a certeza que foi uma arquitecta que desenhou isso, há muitas pessoas a passarem-se por arquitectos, se quiser pode ver na pagina dos arquitectos, se a pessoa é mesmo arquitecta. www.arquitectos.pt
    peço desculpa mas nao seguiu os conselhos de 2 arquitectos porque
    e durante este fim de semana foi só devorar revistas e fazer rascunhos. Durante os próximos dias espero ter novidades.
    vou aconselha-lo tambem procure um arquitecto nada como cada um na sua, espero ter ajudado

cumps

David Marques
  17.  # 19

Boas,

Antes de mais quero dizer para não se alarmar. E depois penso que o que lhe estão a tentar dizer é que a sua projectista não perdeu muito tempo com o seu projecto e que se quiser melhor pode ter muito melhor.
    Por isso lhe colocam a questão se é arquitecta mesmo. O projecto é muito pobre em termos espaciais e do que potência, mas dizer isto assim é muito estranho, e todos os comentários são difíceis de fazer porque não se tratade lhe dizer para mexer uma parede ou abrir uma porta. O tipo de disposição dos espaços e circulação poderiam ser simplesmente diferentes e implicam "grandes mudanças". Imagino que deverá ficar triste e algo relutante ao ler estas palavras e aceitar os comentários, mas só poderá perceber totalmente os comentários que aqui vão sendo deixados, se vir o trabalho de outros arquitectos (esqueça revistas, é só para lhe incutir modas e gostos "caros") se não tiver disponibilidade ou não quiser contactar outro arquitecto, experimente ver "livros de arquitectos", sites de arquitectos onde possa ver habitações próximas (tamanho e forma) da sua e veja que as soluções adoptadas...
    Para quem não conhece, 10 parece muito, mas se conhecer muito mais, 10 vai parecer-lhe muito pouco.
    Lamento mais um comentário algo cáustico, mas sinceramente e de outras experiências que tenho tido ultimamente, não consigo ficar em silêncio ao ver as pessoas serem defraudadas nos seus sonho, quando não estão a ser bem servidas...e uma casa não é algo que se volta a fazer.
    Se confia, avance. Mas se quer melhor, investigue, procure,mude, exija.
    Esta é a minha opinião sincera.

Queira desculpa novamente o comentário.
    • smf
    • 13 dezembro 2010

# 20

Eu pessoalmente tirava o quarto a entrada ( muito estranho), e a casa de banho completa do res-do-chao ( deixando so sanita e lavatorio).
    Criava um espaco so de lazer no res-do-chao, com uma cozinha e sala bem maiores.
    Nao me parece que esteja a fazer bom uso da cave. Nao tem qualquer tipo de luz natural na cave??

Mas eu n percebo nada disto...

0.0260 seg. NEW