Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a acabar a licenciatura em arquitectura e pretendo continuar fazer o grau de mestre. Mas a minha duvida é: sendo licenciado, sou arquitecto? posso trabalhar onde? ou estou vocacionado para trabalhar em q...?

IL obrigado
  2.  # 2

boa noite

são perguntas retóricas não são?
    eu nao sou licenciado nem nada que se pareça, mas acho que ao fim desses anos todos dedicados ao curso em questão já devias saber isso...
    sem querer ofender claro
  3.  # 3

realmente...terá sido numa escola virtual!!!
    • 1255
    • 8 dezembro 2010

# 4

Caro Ilinois,
    você diz: "Estou a acabar a licenciatura em arquitectura e pretendo continuar fazer o grau de mestre"... e faz você muito bem; é mesmo isso.
    "...Mas a minha duvida é: sendo licenciado, sou arquitecto?..." Não, é ainda só licenciado em Estudos Arquitectónicos (nome pomposo eh eh). Nesta fase do curso está a "60% de do Curso de Arquitectura". Para ser Arquitecto tem de concluir o mestrado e estar inscrito na Ordem dos Arquitectos, mas não sei bem se tem de acabar o estágio. Acho até que se tiver o curso e não estiver inscrito na Ordem nem sequer pode utilizar o título de Arquitecto (parece impossível).
    "...posso trabalhar onde? ou estou vocacionado para trabalhar em q...?"... num qualquer gabinete de arquitectura como colaborador; acho que em certas situações a dar aulas (ou explicações) em certas matérias. Está ou deveria estar vocacionado para trabalhar em Arquitectura, pelo menos deve estar em condições de abordar o tema com mais confiança.
    É esta a situação segundo o processo de Bolonha. Dizem que antigamente não era nada assim.
    Mas vá em frente, já não falta muito. Força nisso.
  4.  # 5

Estamos a brincar, não?
  5.  # 6

É sempre a mesma questão.. o Sr é Arq.? Eng.? Ou TOC... por exemplo? Ou é "simplesmente Licenciado (ou mestre como agora exigivel) em arquitectura, Engenharia ou Contabilidade/Gestão...

Enfim, as Ordens profissionais são aquilo a que se pode chamar neste tipo de forums um bom manancial de discussão... e sobre elas já tive muitas em muitos outros lados. A realidade em Portugal é mesmo essa, anda um gajo a esfalfar-se a estudar anos a fio, para depois só poder exercer "condignamente" "de forma aceite socialmente" de estiver inscrito na devida ordem profissional, e pagar as devidas quotas anuais.

Neste caso o que mais me admira, são os estudantes de hoje em dia saírem-se com estas questões, então o/a ilinois é quase licenciado/a em Arquitectura e não sabe o que pode fazer e o que tem de fazer para poder fazer seja o que for na sua area de estudos? enfim... faz-me pensar numa moça que presta apoio a um software de contabilidade especifico usado pela minha esposa (TOC - inscrita na Ordem) que nos emails vinha designada como Eng. e apresentou-se como Dr. A minha esposa para não ficar mal no tratamento mais correcto à menina, perguntou-lhe se era Eng. Dr... ou até poderia ser ambas... e não é que a moça não sabia afinal o que era? É verdade... Enfim, diz-se recém licenciada em informática de Gestão (ou algo do género) mas desconhece qual o epíteto que tal Lic lhe dá o "direito" de usar. Pois é.. em Portugal (pelas regras profissionais) nenhum, enquanto não estiver inscrita numa Ordem (ou a dos Engenheiros... impossível neste caso, ou dos Contabilistas), até lá seria apenas uma licenciada em IG.

Assim sendo, primeiro termine a lic, depois termine o mestrado, depois inscreva-se na Ordem (A dos Arquitectos não sei bem como funciona, mas a dos engenheiros é como descreverei), se for de curso/universidade reconhecida basta a inscrição, caso contrário terá de fazer exame de admissão... depois estágio de acesso à Ordem, e só então e depois das quotas regularizadas, pode exercer Arquitectura. Até lá, poderá ser desenhador... ou trabalhar para um Lic/mestre como você, mas inscrito na ordem e que pode assinar projectos por isso.
  6.  # 7

Colocado por: ?existe doutoramento em arquitectura..???

Existem Doutoramentos em todas as áreas... lol

e pós Doutoramentos... e Agregações... os professores nas Universidades "teoricamente" deverão ser na sua maioria Doutorados.

Mas Doutoramento em "seja lá que área científica for" deverá ser sempre associado a um tema de tese de investigação.

Mas algo me diz que o amigo/a "ilinois" se pensar estudar até essa fase, será porque ainda não descobriu o que o/a levou a escolher este curso. ;)
  7.  # 8

isso é importante??

em todo o caso para não se falhar deve-se dizer senhor doutor engenheiro arquitecto LOL
  8.  # 9

Eu só queria dizer que não é o titulo profissional que faz bons profissionais :)
  9.  # 10

Colocado por: ?
    no caso de um arquitecto doutorado..tratamos por doutor ou arquitecto??

Como alguém já disse, não é o titulo que faz os bons profissionais... mas o tratamento (quando requerido!!!!!) deve ser sempre pela graduação academica superior.

Como em tudo, estou em crer e quer-me parecer que o tratamento pelo titulo começa a entrar em desuso, e na minha opinião acho bem... se estudei foi para ganhar saber no que gostava. No local onde trabalho, ao pessoal de mais idade ainda tratam e fazem questão de tratar pelos titulos, mas ao mais novo (como eu, 34) tratam-me pelo nome (o que agradeço), e sempre fiz questão que assim fosse... sinto-me mais à vontade de trabalhar ao saber que estou a tratar com colegas.

Em relação ao tratamento ao Doutorado (e julgo que o "?" colocou esta questão por isso), sim deverá ser de Doutor e não de Dr. (Dr <> Eng. <> Doutor <> Arq. <> Mestre <> Professor Agregado <> Professor) por exemplo. No caso que explanei o ser Dr ou Eng, sabe-se quando se entra para um curso de licenciatura...
  10.  # 11

Ena, que grande confusão.
    Para esclarecer, quem quiser.
    Os titulos podem ser
    - Profissionais
    - Académicos

Titulos Profissionais são dados pelas Ordens (engenheiro, arquitecto, médico, advogado, TOC) - Apenas se podem ter estes titulos se estiver inscrito na respectiva ORDEM

Titulos Académicos dão dados pelas Escolas (reconhecidas claro) - Licenciado, Mestrado, Doutorado...

no caso de um arquitecto doutorado..tratamos por doutor ou arquitecto??
    Depende do contexto, isto é, em termos de profissão é Arquitecto e mais nada. Se for em ambiente académico (numa escola) será Doutor, ou mesmo Professor Doutor, caso seja professor.

Assim, no "dia-a-dia" não se deveriam utilizar os titulos académicos, apenas os profissionais, mas isso implicava o desaparecimento de muitos Dr(s).....

Já agora mais uma achega. Essa coisa de todas as pessoas terem Dr. também está errada. Na realidade quase todas as pessoas são licenciadas e por isso deveriam ter Lic., mas pronto é "tradição" ...
    Outra coisa um pouco estranha é essa coisa dos Dr. e do Doutor (um por extenso outro abreviado) ou mesmo do Prof. e do Professor.
    Dizer que abreviado é uma categoria profissional e por extenso é outra... enfim.

Colocado por: marco1isso é importante??

em todo o caso para não se falhar deve-se dizer senhor doutor engenheiro arquitecto LOL

Por acaso conheci um, era engenheiro, arquitecto e doutorado (em arquitectura se não me engano) e como era professor na universidade seria
    Professor Doutor Arquitecto Engenheiro - mas não se devem usar ao mesmo tempo titulos profissionais e académicos.
    Note-se que ser Professor (universitário) pode também ser um titulo profissional (é discutivel), pelo que não é totalmente errado utilizar no dia-a-dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aspirante
  11.  # 12

Isso dos títulos só os aceita quem quer. Quanto à questão incial, acho um bocado caricato alguém que está a acabar o curso de arquitectura não saber o que pode ou não fazer. Mas quer se concorde ou não só estando escrito na ordem dos arquitectos é que podes fazer projectos de arquitectura, até lá com tres anos de curso podes fazer basicamente o trabalho de um desenhador. Nem és arquitecto nem és desenhador, andas ali no meio. :)
  12.  # 13

Colocado por: ?achei interessante (e não esperava) que no grupo do "Eng." Ludegério Marques fosse "proibido" charmar-se as pessoas pelos "titulos" fossem eles quais fossem.

Eu penso que nao se trata de uma questão de proibição ou obrigação... se me tratarem pelo titulo que o meu grau academico me atribui eu não vou ficar chateado, simplesmente, não faço questão disso, nem preciso disso no meu dia a dia de trabalho.
    Tenho também de dar o braço a torcer em relação por exemplo ao tratamento num banco, onde noto que ao usar por exemplo anel de curso e possuir epiteto no cartão de crédito pode fazer a diferença no atendimento (apesar de isso não significar possuir mais dinheiro, muito pelo contrário).

Em relação à proibição, não faço questão do titulo, mas acho que também não iria gostar que me proibissem de o usar... nunca me custou tratar alguém pelo titulo, e quando não conheço as pessoas é assim que o faço (caso o conheça), senão respeitosamente é Sr. ou Srª, e não me lembro de alguma vez alguém me ter feito algum reparo.

Algo que abomino, é alguém me telefonar ou atender o telefone e dizer "Daqui fala o Eng não sei das quantas..." Xiçaaa... isso sim para mim é horrivel... porque não algo do genero (Daqui fala o Pedro, o Engenheiro responsavel por fazer... bla bla)

Enfim...
  13.  # 14

Penso que tem lógica utilizar o titulo profissional, quando se está a exercer a profissão. Note-se que as profissões com titulos profissionais têm por principio responsabilidades associadas.

Penso que não tem lógica utilizar titulos académicos.

Note-se que o famoso "Dr." não é coisa nenhuma, nem titulo profissional, nem académico. Quando muito seria abreviatura de Doutor, no sentido de doutorado, mas não é assim que é entendido em Portugal.
  14.  # 15

Rapaz. Quando tirares o curso de Arquitectura e tiveres a licenciatura na mão és oficialmente arquitecto e disso ninguem te pode tirar.

Para legalmente puderes assinar projectos tens de estar inscrito na Ordem dos Arquitectos e para o fazeres terás muito possivelmente de te submeter a um estágio de 9 meses ou a um exame e ai sim, só no fim tem a declaração da OA sem a qual não puderás assinar nada.

Agora quando acabares o curso garanto-te que já és Arquitecto e de certeza muito melhor do que muitas desenhadores de ocasião que andam por ai a roubar trabalhar e sem terem a minima consciencia do que é um projecto de Arquitectura.

Quanto de inscreveres na OA, serás considerado "Arquitecto junior" e só passado 2 anos será "Arquitecto" mas na realidade a diferença passa apenas pelas cotas que se paga anualmente.

Quanto ao Mestrado que queres seguir aconselho-te a pensar seriamente, pois neste momento o mercado está dificil e empresas estão a preferir arquitectos mais novos e sem as habilitações de mestrado apenas para pagar menos.

Mas sim... será Arquitecto assim que tenhas o canudo nas mãos.
  15.  # 16

Pintocas
    Não baralhe mais o rapaz do que aquilo que ele já está.
    Quando acabar a licenciatura é simplesmente licenciado em arquitectura que na prática não lhe serve para rigorosamente nada. Pode como muito bem disse aqui já muita gente ir trabalhar para um gabinete fazer trabalho de desenhador se dominar autocad 2d 3 3d e mais 400 programas de edicção de imagem mas tem que contar com a concorrência de todos os desenhadores que estão no mercado com muitos anos de experiência.
    Para dizer que é arquitecto tem que concluir o mestrado fazer um estágio (que há quem diga que vai passar a ser de 2 anos) e candidatar-se à Ordem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P+V
  16.  # 17

Para exercer arquitectura és obrigado a tirar o mestrado segundo Bolonha. Quanto a isso não há volta a dar. Seres licenciado em Estudos de arquitectura equivale a zero, isto se o teu objectivo for fazer projectos de arquitectura. Infelizmente tem de estar inscrito na ordem e para isso tens estagiar no minimo 9 meses. Para te increveres na ordem obrigatoriamente teras sempre de fazer mestrado (em cursos pós-bolonha)
    • P+V
    • 9 dezembro 2010

# 18

Pintocas, se não domina a matéria, mais vale não intervir.

"Artigo 2.° Inscrição de membros efectivos (na Ordem dos Arquitectos)
    1. Podem inscrever-se como membros efectivos os
    cidadãos portugueses, assim como os nacionais de outros
    Estados membros da ue, titulares dos seguintes graus
    académicos, reconhecidos nos termos da legislação
    portuguesa e do Estatuto:
    a) Licenciatura ou diploma equivalente no domínio da
    arquitectura, homologados em data anterior à entrada em
    vigor do dl n.º 74/2006, de 24 de Março;
    b) Mestre em arquitectura, conforme o dl n.º 74/2006,
    de 24 de Março;
    "

Aqui
  17.  # 19

Já agora mais uma achega e gostaria de ouvir a opinião dos arquitectos do Fórum.
    Pelo que tenho ouvido arranjar um estágio hoje para um arquitecto é o cabo dos trabalhos. Aqueles que arranjam tem que ser à borla é por especial favor.
    Um engenheiro ainda arranja a ganhar 500 ou 600€ e a trabalhar com o telefone e o carro dele mas parece que para arquitectos tá mesmo difícil.
  18.  # 20

Colocado por: PintocasRapaz. Quando tirares o curso de Arquitectura e tiveres a licenciatura na mão és oficialmente arquitecto e disso ninguem te pode tirar.

Para legalmente puderes assinar projectos tens de estar inscrito na Ordem dos Arquitectos e para o fazeres terás muito possivelmente de te submeter a um estágio de 9 meses ou a um exame e ai sim, só no fim tem a declaração da OA sem a qual não puderás assinar nada.

Agora quando acabares o curso garanto-te que já és Arquitecto e de certeza muito melhor do que muitas desenhadores de ocasião que andam por ai a roubar trabalhar e sem terem a minima consciencia do que é um projecto de Arquitectura.

Quanto de inscreveres na OA, serás considerado "Arquitecto junior" e só passado 2 anos será "Arquitecto" mas na realidade a diferença passa apenas pelas cotas que se paga anualmente.

Quanto ao Mestrado que queres seguir aconselho-te a pensar seriamente, pois neste momento o mercado está dificil e empresas estão a preferir arquitectos mais novos e sem as habilitações de mestrado apenas para pagar menos.

Mas sim... será Arquitecto assim que tenhas o canudo nas mãos.

TOTALMENTE ERRADO
    É impressionante a convicção, mas está errado.

Arquitecto é um titulo profissional, logo é atribuido pela ORDEM. Assim, só são arquitectos os que estão inscritos na ordem.
    As universidades não atribuem titulos profissionais, apenas titulos académicos. Quando acabar o curso será Licenciado ou Mestre (dependendo do curso).

Por exemplo:
    Licenciatura em Estudos de Arquitectura e Mestrado Integrado em Arquitectura (3 ou 5 anos)

0.0243 seg. NEW