Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá
    tenho seguido este forum com muito interesse desde que comecei a construir a minha moradia em Lisboa. Agora que estou no final (mesmo final!!!) tenho o problema que a EDP só me faz a baixada depois de eu ter a Licença de utilização da CML (o que ainda vai demorar uns tempos, as papeladas são mais que muitas). A EPAL não pede a licença para ligar a água.
    Estou a pensar alugar um gerador para me fornecer toda a electricidade que preciso e para que me possa mudar o mais brevemente possível antes de ter a ligação à rede.
    Alguém me sabe dizer se é viável viver exclusivamente de um gerador durante 1 ou 2 meses?
    Sei que não será uma opção barata, mas sempre será mais barato do que a renda que pago na casa onde estou.
    Alguém me pode dar algumas dicas?
    Agradeço muito.
    Qualquer esclarecimento ou conselho que necessitem sobre construção de moradia em Lisboa disponham.
    Obrigada
  2.  # 2

    Vai precisar de um gerador bem potente. Não sei quanto paga de renda, mas o valor do aluguer de um gerador mais o consumo do mesmo deve ficar muito elevado, talvez mais do que o valor da renda. Tente encontrar alguém que alugue geradores, no entanto, não me parece ser uma opção viável. Certamente existem aqui foristas com conhecimentos para lhe dar informação mais rica.
  3.  # 3

    E pedir uma baixada para obras???

    Um gerador para a casa toda tem de ser muito grande, pelo menos para grandes electrodomesticos/Aquecimento

    Agora se for apenas para um frigorifico luzes e TV's dá
  4.  # 4

    atenção que os geradores de pequena capacidade não podem alimentar directamente cargas "electrónicas" tipo computador, tv e alguns electrodomésticos com circuitos sensíveis.
    e se ainda tiver a licença de construção valida é pedir a baixada para obras e depois converter para definitivo,
    Jorge Alves
  5.  # 5

    Sim e não...
    Tudo depende do tipo de onda do gerador.
    Se for sinosoidal, não vejo razão para não dar, mas normalmente são semi! e ai já podemos ter problemas como afirma!


    Colocado por: jorgealvesatenção que os geradores de pequena capacidade não podem alimentar directamente cargas "electrónicas" tipo computador, tv e alguns electrodomésticos com circuitos sensíveis.
    e se ainda tiver a licença de construção valida é pedir a baixada para obras e depois converter para definitivo,
    Jorge Alves
  6.  # 6

    Se está mesmo no final da construção, como é que a executou sem electricidade? Foi também utilizando o recurso de geradores?

    Tem sempre a possibilidade de pedir electricidade emprestada a um vizinho, mas isso também o vai limitar em muito na utilização de aparelhos electrónicos...
  7.  # 7

    Colocado por: slbmachadoa EDP só me faz a baixada depois de eu ter a Licença de utilização da CML

    Tenho quase a certeza que não é assim.
    Ou isso é uma nova regra ?
    Nunca ouvi dizer que a EDP exigisse a licença de utilização para o que quer que fosse.

    1. «baixada»» ? Em Lisboa ? Em que zona?

    2. Foi a EDP que lhe deu directamente essa informação (da necessidade da licença da Câmara), ou ouviu dizer ? Não será Licença da Câmara para eles abrirem uma vala na rua?!?

    3. Com que electricidade construiu a casa?? Porque não a mantém até ter o assunto regularizado ?

    4. Já tem o termo de responsabilidade do técnico ?
    • 1255
    • 11 dezembro 2010

     # 8

    Boa noite,
    desde quando é que a EDP pede a licença de habitabilidade para fazer o contrato de fornecimento de energia? É uma exigência nova? Só ser for hà muito pouco tempo.
    Se a licença de construção já terminou, o que é natural, e se a instalação eléctrica está concluida fale como seu electricista ou empreiteiro para pedirem o certificado à Certiel (se ainda não acabou) e caso lhe seja atribuido o certificado já pode fazer o contrato. Isto se tiver tudo pronto para receber corrente. Podem-lhe pedir é o número de artigo matricial actualizado da casa.
    Informe-se melhor sobre isso antes de se meter a "inventar" com geradores.
    Pedir outra licença para acabamento das obras é outra solução, mas está a adiar a resolução do problema.
  8.  # 9

    Colocado por: 1255desde quando é que a EDP pede a licença de habitabilidade para fazer o contrato de fornecimento de energia?


    para fazer o contrato de fornecimento não pede,

    mas para fazer o ramal de ligação á rede publica pede a licença de construção ou a licença de utilização,

    em Lisboa e concelhos limítrofes é assim pelo menos desde meados dos anos 80,
    • 1255
    • 11 dezembro 2010

     # 10

    Pois, mas nesta fase da construção é suposto ter o ramal de ligação à rede pública feito, ou não?
    Deve precisar é de fazer o contrato definitivo. Teve contrato para obras?
 
0.0152 seg. NEW