Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Boas intenções? :/ Assistimos a senhorios a deixar as casas cairem de podre porque não conseguem sequer mantê-las! E sem ter final à vista. Acho indecente e desproporcional. E reparem, o argumento de que: ah e tal, naquela altura era muito caro, não colhe! Porque o contrato foi feito naquela altura e naquela altura ambas as partes sabiam ao que iam! Tivessem informado o senhorio de que daí a 10 anos e ficava sem "casa" nem "rendimento" ou que teria de pagar para alguém viver no seu próprio imóvel e veriam se aceitava isto assim...

É desproporcional e desiquilibrado e injusto. Uma vergonha!

Nota: Não tenho arrendamentos nesta situação, felizmente. Não defendo os senhorios por ser "parte" mas sim porque acho tremendamente injusta a situação.
  2.  # 42

Pois é, mas o legislador não tem vergonha.
    • LuB
    • 17 dezembro 2010 editado

# 43

A culpa deste tipo de pensamento, não é vossa, é do legislador que deixou que esta vergonha aontecesse em Portugal!

Do legislador e não só... Pode juntar a isso, toda uma série negligências e abusos, permitidos pela fraqueza das instituições, que têm ocorrrido nos últimos 30 ou 40 anos...

Quem não se recorda das ocupações de casas feitas a seguir ao 25 de Abril?

Se um senhorio tinha andares devolutos, fosse porque motivo fosse, enfiavam-se-lhe rapidamente famílias lá dentro e ele tinha a seguir de lhes legalizar a situação por preços irrisórios, (tabelados não era permitido subir a renda) e, nem piava... Era assim...
    Foi a época dos "ocupas" que, foi uma verdadeira vergonha nacional...
    Recordo-me de um conhecido meu que estava a tratar de arranjar verba, para melhorar uns andares devolutos que tinha na Gomes Freire, e catrapuz... Não melhorou nada, porque entretanto aquilo se encheu de gente. Com os tectos a precisar de reparação, com as canalizações a pedir remodelação...
    Mas eram andares enormes (7 ou 8 assoalhadas) no centro de Lisboa...
    Esses ocupas, ainda hoje lá estão...
  3.  # 44

Efectivamente é uma vergonha...tudo deveria de acompanhar a evolução salarial de uma forma geral.
    Como é obvio com rendas tão baixas os senhorios não se irão dar ao trabalho de investir seja o que for no imóvel?

Uma das soluções para isto, seria as rendas serem actualizadas anualmente (Com consciência e mediante o valor de mercado) ou então passar a questão de manutenção do imóvel a ser uma despesa do arrendatário e não do proprietário, outra penso que passaria pelo proprietário ser obrigado a depositar um valor num fundo de investimento que corresponderia a uma porcentagem do valor de renda...fundo este que poderia apenas ser utilizado para a manutenção do imóvel bem como obras que eventualmente fossem necessárias.

claro está que todas as soluções teriam sempre pontos mais bons e pontos menos bons, mas as coisas como estão actualmente é que não funcionam de maneira nenhuma...
    estamos a prejudicar tudo e todos...

No que diz respeito a pergunta inicial...
    Não espere que com uma renda de 100€ vá receber uma indemnização que seja suficiente para a compra de um imóvel, se assim fosse não valia a pena a aquisição de imóveis contraindo empréstimos bancários para o efeito...

Arrendava um imóvel, ficava lá durante uns bons anos e quando me quisessem meter de lá para fora com o valor da indemnização adquiria uma casa sem ter de contrair qualquer tipo de empréstimo e sem ter de pagar juros de mora ao banco...
    Para além disso, nunca tinha pago obras de remodelação e manutenção do imóvel nem pago qualquer tipo de imposto do mesmo.

Para os arrendatários, seria óptimo...
    Para os proprietários, seria mau e ninguém ia querer arrendar o seu imóvel....

Na questão pessoal, referiu que se encontra a viver com a sua avó que paga apenas 100€ de renda, mais duas gerações...
    Você e possivelmente a sua mãe...não acha que ser um pouco lógico que tanto você como a sua mãe ajudassem a sua avó, oferecendo-lhe tecto no seu novo lar tal como ela o fez em tempos a si e a ela?

Amor com amor se paga...

0.0137 seg. NEW