Iniciar sessão ou registar-se
    • grsr
    • 9 dezembro 2010

     # 1

    Boa tarde.
    Tenho, neste momento, um sistema de aquecimento de águas que conjuga os painéis solares e uma caldeira a gás, para aquecimentodas água de consumo e aquecimento central. Tenho também um recuperador de calor na sala mas este sistema está isolado, não está ligado a nada, apenas aquecimento da sala.
    Gostaria de saber, se instalar um recuperador que faça o aquecimento de água:
    1º se posso adicioná-lo ao sistema existente (gás e painéis solares) compensando no inverno?
    2º para onde tenho de fazer as ligações das tubagens da água que entram e saem do recuperador (ao acumulador dos painéis, aos radiadores p.e.)?
    3º qual o preço deste trabalho, tendo em conta que a caldeira a gás está numa parede da cozinha contrária à sala, o acumulador está na cozinha também, mas na parede divisória com a sala e o recuperador está na sala numa parede contrária à cozinha?

    Obrigado.
  1.  # 2

    Colocado por: grsr1º se posso adicioná-lo ao sistema existente (gás e painéis solares) compensando no inverno?


    Sou leigo, mas pode, e na minha opinião deve desde que tenha acesso a lenha (mesmo que a tenha de comprar, deve compensar)


    Colocado por: grsr3º qual o preço deste trabalho, tendo em conta que a caldeira a gás está numa parede da cozinha contrária à sala, o acumulador está na cozinha também, mas na parede divisória com a sala e o recuperador está na sala numa parede contrária à cozinha?


    Para ter uma ideia inicial, o recuperador andará entre 1100 e 1900€ (dependendo de modelos e marcas).
    Eu recebi um orçamento de €1640 para instalação de um recuperador, incluindo todos os acessórios necessários (excepto recuperador, à parte). Não inclui a ligação a uma caldeira, por isso talvez fique um pouco mais caro, mas dependerá sempre do instalador.


    Já agora, que níveis de consumo tem nos meses de Inverno? Trata-se de gás natural, ou garrafa?
    • grsr
    • 9 dezembro 2010

     # 3

    Ainda não tenho consumos que ainda não me mudei para lá, mas é gás natural. Estou já a prever a alteração.
    Gostava, primeiro, de perceber qual o esquema de montagem e ligações possíveis/necessárias.
    O uso do recuperador vai ser certo, mas custa-me não aproveitar esse calor para compensar o que os paineis solares não produzem no inverno, sem ter de recorrer ao gás.
 
0.0095 seg. NEW