Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

estou a pensar mandar construir uma vivenda com:

- 3 quartos
    - 2 wc (uma delas junta num dos quartos)
    - Sala
    - Cozinha
    - Garagem

os m2 para já é me indiferente, gostaria de saber a que preço e tempo mais ou menos ficaria?

e se o melhor para isto seria pedir um emprestímo? se sim, aonde aconselham a pedir? (que banco)

Obrigado desde já,
    Cumprimentos
  2.  # 2

e se o melhor para isto seria pedir um emprestímo?

isso vai depender de si, e nao da opiniao dos outros.nao acha.
  3.  # 3

Eeheheheh....

Então

3 quartos x 20m2 = 60 m2
    2 WC x 7m2 = 14 m2
    Sala = 40 m2
    Cozinha = 25 m2
    Garagem = 40 m2

Total: 180 m2 * 750€ = 135.000€ + IVA + Burocracia (15.000€)

Tempo: se dinheiro não for problema = 6 meses

A última questão você é que sabe se tem dinheiro, se precisa de pedir, se é mais conveniente pedir...
  4.  # 4

Obrigado :)
  5.  # 5

.
  6.  # 6

Colocado por: turnipEeheheheh....

Então

3 quartos x 20m2 = 60 m2
    2 WC x 7m2 = 14 m2
    Sala = 40 m2
    Cozinha = 25 m2
    Garagem = 40 m2

Total:180 m2 * 750€ = 135.000€ + IVA + Burocracia (15.000€)

Tempo:se dinheiro não for problema = 6 meses

A última questão você é que sabe se tem dinheiro, se precisa de pedir, se é mais conveniente pedir...

Deve faltar ai pelo menos uns 15% para paredes e areas de circulação.
  7.  # 7

ou seja fica por volta dos 200.000€, se incluir mobilia
  8.  # 8

E o terreno? Convem contabilizar...
  9.  # 9

Colocado por: goncalo92ou seja fica por volta dos 200.000€, se incluir mobilia

Eu faço as contas quase como o/a turnip.

Uma moradia com aquelas características terá uns 175m2 (se fosse um apartamentozinho, poderia ter apenas uns 120m2). Consideremos uma garagem com uns 40m2 (2 carros).

O custo, incluindo o IVA, e arranjos exteriores num pequeno terreno, poderá subir até aos 175m2x1000eur/m2 + garagem + imprevistos= 200.000euros.

A isto acrescem os projectos e a burocracia. Esta parte poderá levar UM ANO ou mais.

A construção, incluindo algumas burocracias (ligações de redes) poderá levar 9 a 10 meses.
  10.  # 10

Colocado por: Luis K. W.Luis K. W

Luis K. W você fala em 200 000 euros como eu falo em 5 euros....eu confesso que cada vez percebo menos a situaçao em Portugal. Há assim tantas pessoas que podem dar 200 000 euros por uma moradia/apartamento??? ou sou só eu que me sinto pobre....
  11.  # 11

Bom dia...

Eu acho uma piada a este tipo de tópico... caro gonçalo92, este post e a maioria dos posts semelhantes a estes de outros utilizadores, da forma que são apresentados... sem o mínimo de informação, e dão a ideia que o senhor acordou hoje de manha e lembrou-se.. olha vou construir uma casa... quanto é que isso custa... ??? deixa perguntar a estes gajos bacanas do forumcasa que eles já me vão dizer o custo exato...

O amigo luis K.W. e o turnip já lhe deram valores... mas é uma coisa muito relativa e são estimativas vagas... ou eles tem uma bola de cristal.. ou são o professor Bambo... lolololol

O engraçado foi também perceber que o senhor antes de colocar o post não se deu ao trabalho de ir ver a conta do banco, para ver se tinha dinheiro para construir a casa??? lololololol

Já agora se quer um conselho peça o empréstimo ( caso venha a optar por essa modalidade) no ToTTA , é que a minha prima trabalha lá e sempre é uma ajudinha.... lolololololololol

Desculpem lá a ironia... mas isto tudo se resume a uma palavra... DEPENDE... e depende de que???

depende se a casa é em cascais ou em braga ou na lua
    depende se o terreno tem 500m2 ou 15000m2 ou s ee no centro historico de uma cidade
    depende se e R/C ou de 2 pisos
    depende se quer material de primeira, ou de segunda ou chines
    depende se vai estar sol ou chuva
    depende se a camara é complicada ou não
    depende se o cavaco ganha ou não as eleiçoes
    depende se é o rudolfo a fazer a obra ou a motaengil
    depende se tem dinheiro ou não
    depende depende depende depende depende depende depende.....

Caro amigo jorgferr acha que 200000 mil euros e muito???? sabe o que lhe digo.. depende.... depende de onde é, como é e para o que é..... pode ser caro como pode ser barato.... olhe depende.... lololololol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv, scazevedo, salapismo
  12.  # 12

Colocado por: costa3333
    Caro amigo jorgferr acha que 200000 mil euros e muito???? sabe o que lhe digo.. depende.... depende de onde é, como é e para o que é..... pode ser caro como pode ser barato.... olhe depende.... lololololol

Estas pessoas agradeceram este comentário:scazevedo

A questão não é se 200 000 euros é muito ou não para uma casa. A questão é mais do tipo: será assim tão fácil ter esse dinheiro/empréstimo nos dias de hoje, tendo em conta os rendimentos médios das familias, instabilidade nos empregos, aumentos nos impostos,etc. Eu na minha modesta opinião acho que muita gente se anda a "enterrar" à força toda, porque fala-se em 200 000 euros como se se ganhassem em meia duzia de anos (haverá quem os ganhe por mês, mas não serão a maioria das pessoas que frequentam este fórum).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  13.  # 13

Muito obrigado a todos,

isto não é para já, apenas gosto de ter uma ideia e saber algumas coisas, visto que pode-se dizer que estava a 0 sobre este assunto e dai ter colocado este tópico

costa3333- eu já penso nisto à algum tempo, e devido a ter dúvidas é que vim para aqui para ter uma ideia

eu sei que não se pode dar valores exactos, apenas gosto, como já referi em cima de ter uma ideia

já agora, também tenho familiares no Santander Totta
  14.  # 14

Gonçalo,

Sou arquitecta e concordo que o preço que pretende saber é muito relativo...
    "Dependerá" como já foi dito do tipo de moradia a construir... se terá apenas um piso, o tipo de acabamentos, quem poderá construir, etc.
    No entanto, e penso que este aspecto é importante: deverá ter em conta todos os aspectos desde o início, ou seja, é bom que se interesse em
    obter todas as informações antes de dar esse passo.
    Por experiência própria tenho clientes que não fazem ideia de quanto irão gastar e o facto de serem bem acompanhados desde a fase de projecto
    facilita todo o processo bem como a real noção do valor a gastar.
    Um bom projecto de arquitectura poderá condicionar em muito o que vai gastar. Irá prever se de facto as áreas aqui já citadas serão as mais adequadas
    ao que pretende gastar, bem como a escolha de materiais conforme budget permitido... um bom ponto de partida poderá diminuir, em muito, erros em obra
    que acabam sempre em encargos adicionais para o cliente, bem como um bom desenvolvimento do processo de licenciamento na Câmara Municipal, ...

Espero ter esclarecido algumas dúvidas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goncalo92
  15.  # 15

Boa tarde,
    como o amigo costa3333, o preço para a moradia é sempre relativo e esta condinionado por inumeros factores.
    no entanto e servindo de baliza os 750 a 1000 euros é uma baliza admissivel para o preço de construção por metro quadrado. Estes valores sobem ou descem conforme o tipo de acabamentos que escolher e claro está a zona onde a obra será feita. A esses valores serão acrescidos os valores dos projectos + valores das diversas taxas camarárias, se por um lado o valor dos projectos depende das consultas feitas por si junto dos projectistas, ja os valores das taxas sao fixas pelas entidades licenciadoras.

Quanto ao tempo de construção e por experiencia própria aponte para os 12 meses.
  16.  # 16

Colocado por: patriciapragana

Sou arquitecta e concordo que o preço que pretende saber é muito relativo...

Cara Arqª Patricia,

Já reparei que começa os comentários a identificar a sua profissão, porque é que não muda o seu nome para "ARQpatriciapragana", ou "patriciapragana, Arqª", verá que poupa muito tempo. Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patriciapragana,arq
  17.  # 17

Colocado por: jorgferr
    A questão não é se 200 000 euros é muito ou não para uma casa. A questão é mais do tipo: será assim tão fácil ter esse dinheiro/empréstimo nos dias de hoje, tendo em conta os rendimentos médios das familias, instabilidade nos empregos, aumentos nos impostos,etc. Eu na minha modesta opinião acho que muita gente se anda a "enterrar" à força toda, porque fala-se em 200 000 euros como se se ganhassem em meia duzia de anos (haverá quem os ganhe por mês, mas não serão a maioria das pessoas que frequentam este fórum).

Nesta questão mais uma vez depende... mas acredite que há muitos portugueses que conseguem pagar estes empréstimos sem problemas... basta ser um casal a ganhar 1500 cada um... e acredite que há bastantes pessoas nestas condiçoes....

uma casa por 200000 nao e nada do outro mundo, 50000 para o terreno e 150000 para a contruçao... e não dá para esticar muito... na maioria dos concelhos de portugal, não consegue fugir disso....

cumps
  18.  # 18

Bom dia...

Eu acho uma piada a este tipo de tópico... caro gonçalo92, este post e a maioria dos posts semelhantes a estes de outros utilizadores, da forma que são apresentados... sem o mínimo de informação, e dão a ideia que o senhor acordou hoje de manha e lembrou-se.. olha vou construir uma casa... quanto é que isso custa... ??? deixa perguntar a estes gajos bacanas do forumcasa que eles já me vão dizer o custo exato...

O amigo luis K.W. e o turnip já lhe deram valores... mas é uma coisa muito relativa e são estimativas vagas... ou eles tem uma bola de cristal.. ou são o professor Bambo... lolololol

O engraçado foi também perceber que o senhor antes de colocar o post não se deu ao trabalho de ir ver a conta do banco, para ver se tinha dinheiro para construir a casa??? lololololol

Já agora se quer um conselho peça o empréstimo ( caso venha a optar por essa modalidade) no ToTTA , é que a minha prima trabalha lá e sempre é uma ajudinha.... lolololololololol

Desculpem lá a ironia... mas isto tudo se resume a uma palavra... DEPENDE... e depende de que???

depende se a casa é em cascais ou em braga ou na lua
    depende se o terreno tem 500m2 ou 15000m2 ou s ee no centro historico de uma cidade
    depende se e R/C ou de 2 pisos
    depende se quer material de primeira, ou de segunda ou chines
    depende se vai estar sol ou chuva
    depende se a camara é complicada ou não
    depende se o cavaco ganha ou não as eleiçoes
    depende se é o rudolfo a fazer a obra ou a motaengil
    depende se tem dinheiro ou não
    depende depende depende depende depende depende depende.....

começo a ver comentarios com cabeça,

cumps

David Marques
  19.  # 19

Colocado por: goncalo92Muito obrigado a todos,

isto não é para já, apenas gosto de ter uma ideia e saber algumas coisas, visto que pode-se dizer que estava a 0 sobre este assunto e dai ter colocado este tópico

costa3333- eu já penso nisto à algum tempo, e devido a ter dúvidas é que vim para aqui para ter uma ideia

eu sei que não se pode dar valores exactos, apenas gosto, como já referi em cima de ter uma ideia

já agora, também tenho familiares no Santander Totta

boas caro gonçalo..

Para ficar com uma ideia mais realista, mesmo assim ser sempre muito relativa.. podia mais informaçoes do genero:

-terreno ( tem ou vai comprar)
    - Zona onde quer construir
    - Quer um lote pequeno ou grande
    - Tipologia da casa e layout ( R/C ou 2 pisos, tradicional ou moderno, divisoes, etc...
    - materiais de acabamento ( corrente, fraco, bom ou muito bom)
    - tipo de construtor e sistema de adjudicação ( directa, empreiteiro geral, credibilidade do construtor etc etc...)
    - tipo de projecto ( arquitecto, engenheiro ou de gaveta)

quanto ao emprestimo... faça as contas... e se tem familiar no banco ainda melhor...

o método aconselhável e que a prestação do empréstimo a pedir + ( outros emprestimos que tenha), não deve ser superior a 1/3 dos ordenados.. como dizia o outro.. é so fazer as contas...lololololl

cumps
  20.  # 20

Colocado por: costa3333

Nesta questão mais uma vez depende... mas acredite que há muitos portugueses que conseguem pagar estes empréstimos sem problemas... basta ser um casal a ganhar 1500 cada um... e acredite que há bastantes pessoas nestas condiçoes....

uma casa por 200000 nao e nada do outro mundo, 50000 para o terreno e 150000 para a contruçao... e não dá para esticar muito... na maioria dos concelhos de portugal, não consegue fugir disso....

cumps

Bem se nos 200 000 ja incluir os tais 50 000 para o terreno ja acho que a coisa esta mais em conta. Mas por exemplo, pelo que tenho visto no forum não é facil construir 200m2 com 150 000 euros. Não é impossivel,mas nao se pode esticar.
    Quanto aos 1500 euros por cada membro do casal, se forem liquidos já é muita fruta, mas possível para alguns (sei lá 15% da população). Se forem brutos deve dar uns 2200 liquidos do agregado, nessa caso consegue os tais 200 000 euros do emprestimo,anda é paga-los 40 ou 50 anos o que me mete muita confusão pelos factores que apontei anteriormente.

0.0195 seg. NEW