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  1.  # 1

    bom dia a todos !! é a minha primeira partcipacao e aqui vai ... adquiri a cerca de 2 meses uma moradia e desde os primeiros dias constatei que existe imensa (formam se gotas enormes que escorrem ate a madeira) condensacao na caixilharia mas nao tanto nos vidros. no "bilhete de identidade da casa" diz que e aluminio termolacado .termolacado é o mesmo que corte termico ? a porta que da acesso da garagem ao interior da casa nao deveria ser corta fogo ? pois a minha e uma vulgar porta de madeira. a resistencia do acumulador do painel solar ja teve que ser substituida, na parede da casa de banho da suite a agua escorre pelas paredes ... enfim montes de problemas num tao curto espaco de tempo o que me leva a pensar que fiz o pior negocio da minha vida. O que realmente mais me procupa é o problema da condensacao. que fariam na minha situacao ? que caminho devo seguir ? obrigado abracos
  2.  # 2

    Termolacado é apenas uma deginação para o acabamento do aluminio se não diz mais nada é um aluminio simples o que justifica o condensado.
    No bi o que diz em relação à porta?
  3.  # 3

    Como é efectuada a ventilação da casa? A mim (tive os mesmos problemas) foi-me aconselhado a ventilar a casa (extractores de ar), Só agora os coloquei e mais Ar condicionados, até lá tenho tido o cuidado de deixar durante o dia (sem ninguém em casa) algumas janelas abertas em oscilo-batente para a renovação do ar... e este ano ainda não tive problemas de condensação. O isolamento térmico também é importante, a condensação aparece devido às difenças térmicas nas paredes () interior vs exterior... convém saber que isolamento possui, mas quase de certeza deficitário (eu na minha estou a colocar ETICS).

    Enfim, com os meus parcos conhecimentos do que fui aprendendo aqui no forum neste ultimo ano em que apareci aqui com problemas identicos, é o meu contributo, agora os especialistas irão concerteza dar as suas sábias lições de forma mais técnica e especializada :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edgar f
  4.  # 4

    qt a porta nao confirmei mas nao existe uma normativa ? a lei nao obriga que seja corta-fogo ? a camara municipal para atribuir uma licenca de habitabilidade supostamente faz uma inspecao a casa ou fica pelo papel ?
  5.  # 5

    Exactamente por ter a casa aquecida e abrir as janelas não ser a melhor hipotese por se perder bastante em aquecimento, é que instalei AC e extractores de ar (retiram o Ar e não deixam entrar frio).

    Mas continuo a dizer que o problema principal é o isolamento, se as diferenças de temperatura nas paredes e tectos não for a sufucinente para originar o ponto de orvalho, não teria condensação (isso consegue-se com bom isolamento). A ventilação servirá para melhorar a qualidade de ar, o ar arranja sempre forma de entrar na casa... se com extractores retirar-mos o ar saturado, o défice de pressão no interior irá fazer com que este entre por algum lado para equilibrar com o exterior (casas estanques não acredito que existam). Essa percentagem segundo os estudiosos deverá ser na ordem dos 6% do volume da habitação por hora.

    Posso dizer que para já, o abrir as janelas durante o dia (sem ninguém em casa) tem funcionado... desde ontem tenho os AC a funcionar, irão funcionar 24/24 (sem abrir janelas) com o extractor no WC... vamos ver, a fase do ETICS ainda deve demorar algum tempo até ficar completo.

    Aconselho a tirar duvidas com o construtor sobre o isolamento térmico.
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  6.  # 6

    Tem algum projecto em que diga especificamente que a porta seria corta fogo? Em principio a câmara não faz vistoria. Aceita o termo de técnico atestando em como a obra está de acordo com os projectos licenciados
  7.  # 7

    Colocado por: edgar fqt a porta nao confirmei mas nao existe uma normativa ? a lei nao obriga que seja corta-fogo ? a camara municipal para atribuir uma licenca de habitabilidade supostamente faz uma inspecao a casa ou fica pelo papel ?
    A Câmara não "tem de" fiscalizar nada.
    O papel da Câmara, hoje em dia, é mais de «conservatória»/arquivo de projectos. Avalia (e aprova) os projectos e só intervem (fiscaliza) em caso de problemas, denúncias, etc.
    A responsabilidade de as coisas estarem conforme a lei e de acordo com o projecto é do Técnico Responsável pela obra, do Empreiteiro que construiu, etc.

    Se a condensação é SÓ no alumínio, do mal o menos.
    Isso quer dizer 2 coisas:
    - a única coisa mal isolada dentro de casa são os alumínios (confirme e diga-nos se estão gélidos);
    - não tem excesso de humidade dentro de casa (o que, se a casa for nova, nem é normal e... é excelente), e/ou a casa está bastante bem isolada (não tem pontes térmicas).

    Quanto a mim, se é SÓ isso não vale a pena perder energia em excesso para evitá-lo (aquecer e desumidificar - ou ar condicionado).
    [corrigido, para melhor compreensão]Se deixar como está, serve de «trop-plein localizado» para a humidade que houver em excesso dentro de casa.
    Para evitá-lo - e esta é a parte chata - irá gastar dinheiro em energia a aquecer a casa que se vai, parcialmente, esvair pelos alumínios...
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  8.  # 8

    ao ler estas explicacoes é que me dou conta do qt sou ignorante nestas materias ... sim o aluminio ta gelado e nas casas de banho tem ventiladores ou melhor tem entradas de ar e entra um frio do caraças qd estao abertas pois nao tem motor é simplesmente um buraco com uma grelha que abre ou fecha.
  9.  # 9

    Então como afirmou o Luis K. W. os aluminios não devem ter (não têm de certeza) corte térmico. A condensação é só nos aluminios?

    Nos WC não tem extractor? Tem só entrada/saida de ar com grelhas auto-regulaveis? Pois, é uma opção, apesar de (pelo menos a mim) me terem dito que o melhor era colocar renovação de ar forçada (uso de extractor) exactamente para o ar sair de forma mais rápida e sem retorno. Na altura tb me disseram que poderia colocar grelhas autoregulaveis nas caixas de estores, mas se ando a isolar a casa, e coloquei estores de aluminio com isolamento térmico, depois ia abrir? Enfim, optei pelos extractores... O meus extractor é hygro, funciona de forma automatica quanto a humidade é alta, ou então tenho um interruptor que posso ligar quando eu acho que deve ser ligado (que segundo quem me aconselhou, deveria ser 24/24) ando a testar tempos de ligação e alturas para equilibrar o uso com o desejado bem estar.

    Atenção que eu também tive o ano passado bastantes problemas de bolor (originários da falta de ventilação, humidade e condensações), o seu caso parece ser um pouco diferente. Ao condensar nas janelas como o Luis K. W. disse, vai estar a retirar a humidade do ar, fica é com ele nos aluminios das janelas... :D




    Colocado por: edgar fao ler estas explicacoes é que me dou conta do qt sou ignorante nestas materias ... sim o aluminio ta gelado e nas casas de banho tem ventiladores ou melhor tem entradas de ar e entra um frio do caraças qd estao abertas pois nao tem motor é simplesmente um buraco com uma grelha que abre ou fecha.
  10.  # 10

    falei com a empresa que colocou os aluminios e disse me q o tipo de aluminio nao era o indicado para aquela casa mas foi a feito assim a pedido do construtor. a diferenca entre o que foi colocado e o ideal eram 1500 euros e que agora trocar poderia custar cerca de 10 mil euros. colocar os extratores implica ter que fazer grandes obras ou é uma coisa simples ?
  11.  # 11

    Em relação ao extractor... se já tem as aberturas nas paredes é só ver o diametro (devem ser de 100 ou 120... digo eu), adquirir o extractor e colocar, fazendo a necessária ligação electrica (Os electricistas colocam isso).

    Quanto aos aluminios, posso dizer que no ano passado coloquei janelas em três quartos e na cozinha (1,5 m X 1,5 m sensivelmente cada) e mais duas nos WC (1,5 m X 60 cm sensivelmente), Domal (gama alta) com quebra termica e vidro duplo por 2500 € (já com IVA), as janelas são portadas com oscilo-batente, ou seja não são de correr.

    Agora, casa nova, e depois ainda ir ter de fazer novo investimento? Algo errado. (digo eu)

    Colocado por: edgar ffalei com a empresa que colocou os aluminios e disse me q o tipo de aluminio nao era o indicado para aquela casa mas foi a feito assim a pedido do construtor. a diferenca entre o que foi colocado e o ideal eram 1500 euros e que agora trocar poderia custar cerca de 10 mil euros. colocar os extratores implica ter que fazer grandes obras ou é uma coisa simples ?
  12.  # 12

    Boa tarde,
    as condensações existentes nos aluminios sao provocadas exactamente pela diferença térmica entre o exterior e o interior. Nao sabendo em concreto o tipo de caixilharia que tem mas certamente será das mais baratas no mercado, sem corte-termico e provavelmente de correr.

    como ja foi dito, deve o quanto antes instalar exaustores mecanicos nas W.C. de forma a retirar o excesso de humidade existente nesses compartimentos e que depois se propagam ao resto da casa.
    Outra das soluçoes poderá passar pela instalação de aparelhos de Ar Condicionado, para alem de climatizarem a casa a seu gosto vao secar o ar e retirar o excesso de humidade existente, no entanto esta situação é um pouco mais despendiosa mas confortavel nestes meses de inverno.

    Quanto a parte da porta corta fogo na garagem, sim, é obrigatório e deveria confrontar o construtor o mais rapido possivel com esta situação e obter o projecto de segurança (caso nao o tenha) entregue na entidade licenciadora e confirmar a existencia desta porta. O projectista quando assina o projecto , define os compartimentos a isolar e as garagens sao efectivamente compartimentos isolados do resto da casa, no entanto o construtor nem sempre executa a obra conforme o projectado e depois existem este tipo de problemas.
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