Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes!
    Estou com o possível problema...acontece que fiz uma pequena alteração ao projecto de arquitetura da minha casa que está em construção, planeada com o empreiteiro e decidi retirar a parede e porta que dá da cozinha para a sala comum, fazendo um open space. Todavia, aquando da minha pesquisa aqui no forum sobre exaustores para espaços amplos, deparei com alguns comentários sobre a ilegalidade dos open spaces em novas construções. Alguém me pode orientar sobre se é verdade ou não?????

    Cumps!
  2.  # 2

    reup.
  3.  # 3

    Se o espaço destinado à cozinha continuar a ter a área regulamentar e iluminação e ventilação pode fazer à vontade. Contudo deveria ter consultado antes o autor do projecto e o Director técnico. Imagine que agora fazem uma birra e não lhe assinam o termo final?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
  4.  # 4

    Boas..

    O conceito open-space é ilegal? em que sentido? No caso em questão, em que a obra final ficou diferente do que estava em planta? A minha habitação também tem este conceito mas é entre o hall de entrada e a sala, mas em planta também estavam as divisões "fechadas"..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
    • 1255
    • 11 dezembro 2010

     # 5

    Diz que planeou essa alteração com o empreiteiro?
    Acho que deveria ter primeiro planeado com o Autor do Projecto e com o Director de Obra.
    Em relação à legalidade não sei bem mas só tive uma vez um problema com isso. Há cerca de 15 anos, um Delegado de Saúde não aprovou a distribuição espacial porque tinha a cozinha e sala de refeições em Open Space. E tinha uma outra sala separada que funcionava como sala de estar e/ou boblioteca. A cozinha até era bem arejada, no entanto ele alegou que a difusão de cheiros era prejudicial à saúde. Ok...
    Resultado: foi só ter o trabalho (e esperar mais umas semanas pelos pareceres) de trocar a designação da tal sala de jantar e passou a ser tudo cozinha (enorme) mas não mexi numa única parede ou porta. A sala de estar passou a ser simplesmente sala como diz o RGEU e o dono da obra lá ficou com a casa como queria, e foi até hoje.
    Depois disso não voltei a ter mais problemas e já fiz mais algumas situações em Open Space.
    Também ainda não percebi se é do critério de quem aprecia ou se há alguma legislação ou regulamento que condicione esta solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
  5.  # 6

    o zedasilva já esclareceu devidamente.
    e no caso do shrek, basta apresentar nas telas finais, pois tirar simplesmente essa parede não é alteração sujeita a licenciamento desde que os espaços permaneçam com as características que o zedasilva falou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
  6.  # 7

    Colocado por: zedasilvaImagine que agora fazem uma birra e não lhe assinam o termo final?


    Simples...calha estrutural + gesso cartonado e constrói-se uma parede em 30 minutos. :-)))
  7.  # 8

    Colocado por: 1255.... Há cerca de 15 anos, um Delegado de Saúde não aprovou a distribuição espacial...
    Você apanhou um Delegado de Saúde numa vistoria ?
    Ando nisto há quase 30 anos e nunca vi nenhum !

    Em contrapartida já tive VINTE bombeiros numa vistoria a um prédio. :-)
    • P+V
    • 11 dezembro 2010

     # 9

    Colocado por: shrekSimples...calha estrutural + gesso cartonado e constrói-se uma parede em 30 minutos.
    Pois... Deve ter contratado um colega mesmo estúpido, então.
    • 1255
    • 11 dezembro 2010

     # 10

    Luis K. W.
    Não apanhei o Delegado de Saúde numa vistoria. Foi na fase de apreciação do projecto de Arquitectura - nesse tempo, e por aqui, os projectos de arquitectura íam ao delegado de Saúde.
    Mas se bem me lembro, nas vistorias para além dos técnicos da Câmara estava sempre um representante do Delegado de Saúde e outro dos Bombeiros. Não havia cá termos de responsabilidade dos projectistas ou directores de obra.

    Essa dos bombeiros é boa, cá para mim eles convocaram uma acção de formação no seu prédio. Mas temos que admitir que é por uma boa causa.
  8.  # 11

    Colocado por: shrekBoas tardes!
    Estou com o possível problema...acontece que fiz uma pequena alteração ao projecto de arquitetura da minha casa que está em construção, planeada com o empreiteiro e decidi retirar a parede e porta que dá da cozinha para a sala comum, fazendo um open space. Todavia, aquando da minha pesquisa aqui no forum sobre exaustores para espaços amplos, deparei com alguns comentários sobre a ilegalidade dos open spaces em novas construções. Alguém me pode orientar sobre se é verdade ou não?????

    Cumps!


    faça à vontade, agora tem de fornecer extracção necessária de fumos com ventilação.
 
0.0150 seg. NEW