Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, ao procurar informações sobre climatizações, sistemas de ar condicionados ou acumuladores de calores, encontrei este fórum, local este onde irei com certeza encontrar muitas pessoas com as mesmas duvidas e os mesmos problemas que Eu, e outras de certeza que me iram ajudar a resolver e a solucionar os meu problemas. Bem, ando à procura do melhor sistema que se possa adequa à minha casa, tenho algumas duvidas se devo optar pelos ar condicionados ou se pelos acumuladores de calor. As minhas prioridades passam por querer instalar algum destes sistemas em 3 divisões da minha casa, num quarto de 13 e outro de 16 metros, e uma sala com 25 metros e talvez depois num escritório com 16 metros. A sala é aberta dando para um Hall, com duas portas e para o referido escritório tb com 2 portas. Ao todo queria 3 máquinas interiores podendo talvez posteriormente colocar mais 1 numa outra divisão, divisão o tal escritório. Gostaria tb de saber se devo optar por uma maquina exterior ou mais, no caso de optar pelo ar condicionado, sendo a minha preferencia usar só uma.
    Bem a casa durante o verão não necessitar nem de aquecimento nem de arrefecimento pois é bem ensolarada e fresca durante essa fase do ano, já no inverno torna-se um pouco fria, tb bastante humida nesta altura do ano.
    Pois venho por este meio, pedir a quem me possa ajudar, que me diga qual a melhor solução e talvez me possam fornecer alguns orçamentos.
    Já agora e para finalizar a minha casa é um apartamento e situa-se num 4 andar.
  2.  # 2

depende basicamente de como vai querer fazer o investimento, se for a longo prazo com baixo custo inicial, aí a opção de acumuladores de calor será por ventura a indicada pois custa de implementação mais baixo e custo de enrgia relativamente elevado.
    Agora se pretende uma solução que consuma o mínimo possível, sem margem para qualquer duvida a opção recai nos A\C bomba de calor com um custo inicial superior ao dos acumuladores mas com custos energeticos cerca de 30% a 50% menos,

esta é a maneira mais resumida de lhe responder,
    Atentamente
    Jorge Alves
  3.  # 3

Pois bem eu gostaria de saber quais os custos em ambos os casos para poder definir qual a melhor solução neste momento, mas claro esta que estamos na crise e um baixo custo neste momento era sempre melhor, mas tb está a questão de pensar no futuro e querer algo durável e menos gastador.
    e uma decisão difícil de se tomar, só vendo vários estudos e analisando.
    •  
      FD
    • 13 dezembro 2010

# 4

Custo mínimo de instalação ar condicionado:
    500€/aparelho + 150€/instalação = 650€ * 3 = 1950€

Custo de acumulador de calor:
    250€ + custo de instalação negligenciável ou gratuito = 250€ * 3 = 750€

Os gastos de electricidade dependem muito das temperaturas, tanto desejadas como de ambiente, pelo que não é possível adiantar qualquer tipo de valores.
    Por exemplo, o gasto de um ar condicionado para manter uma temperatura de 20.º C é completamente diferente do gasto para manter 23.º C.
    Se colocar na equação uma temperatura ambiente de 15.º C e outra de 17.º C ainda varia mais...
  4.  # 5

Os custos variam com as temperaturas, mas em ambos os casos.

Podem ir de 2x até a 5x menos, dependento dos aparelhos., isto no caso do AC!!

Os AC desumidificam, o que pode ser util (ou não) e fazem frio, mas fazem barulho (que pode ser negligenciavel) e corrente de ar (é necessario sabe-los orientar).

Agora com a diferença de consumos, paga o investimento extra em 2 ou 3 anos. E um AC pode perfeitamente durar 20 anos ou mais!!

Os custos variam com os aparelhos
    Colocado por: FDCusto mínimo de instalação ar condicionado:
    500€/aparelho + 150€/instalação = 650€ * 3 = 1950€

Custo de acumulador de calor:
    250€ + custo de instalação negligenciável ou gratuito = 250€ * 3 = 750€

Os gastos de electricidade dependem muito das temperaturas, tanto desejadas como de ambiente, pelo que não é possível adiantar qualquer tipo de valores.
    Por exemplo, o gasto de um ar condicionado para manter uma temperatura de 20.º C é completamente diferente do gasto para manter 23.º C.
    Se colocar na equação uma temperatura ambiente de 15.º C e outra de 17.º C ainda varia mais...
  5.  # 6

ja lhe enviei a planta
    • MSá
    • 15 dezembro 2010

# 7

caríssimo: posso dar um conselho àcerca do aquecimento? antes de decidir fale pessoalmente e aconselhe-se com pessoas que tenham instalado o que pretende não vá muito pelo que se diz por aí há por aí muitos representantes de marcas e vendedores, não serão os melhores conselheiros eu "caí" e mandei colocar piso radiante a água com sistema de caldeira a lenha e gasóleo, estou absolutamente arrependido....motivo? entre muitos... pq é cara a montagem, muito pouco eficiente, gasta muitíssimo (posso dizer q gasta cerca d 100 kg de lenha por dia) tem de estar sempre a queimar pois de contrário nao resulta,tem de meter lenha de meia em meia hora portanto uma pessoa sempre disponível sistema extremamente sujo,muitíssima manutenção ainda por cima nao acertei no instalador que se ri muito... instalação com 3 anos... actualamente uso uma boa "salamandra" mais eficiente acredite.
    MSa-Santo Tirso

0.0113 seg. NEW