Eu comecei recentemente a trabalhar numa empresa relacionada com a construção civil, e na formação que tenho tido, ainda não obtive uma resposta directa, sobre o tempo de presa, desde o início da presa (momento em que se mistura água á argamassa), até ao final da presa (secagem da argamassa). Já fiz várias pesquisas na internet mas de nada me valeu.
nem vai obter nenhuma resposta directa... pois esse tempo não existe... ou melhor existe dependendo da mistura... ou seja não é fixo... depende dos componentes... das quantidades do mesmo.. se leva aditivos... para presa rápida ou lenta.... depende depende depende.... cumps
Desde já deixe-me agradecer-lhe a pronta resposta.
Eu sei que depende de vários factores, mas queria ter um valor meramente indicativo. Por exemplo, relativamente ao cimento Portland qual o tempo médio de presa? Obviamente que as condições atmoféricas, clima, etc irão fazer variar o tempo de presa, mas gostaria de ter apenas uma noção, um valor indicativo, tipo mais ou menos meia hora ou uma hora um 24 horas.
Considere 28 dias para ter uma humidade residual de 2% e perda de volume de 0,5% - retração inicial entre 2 a 5 anos para humidade residual de 0,000001% e perda de volume de +0,5% (1% no total) - retração quimica