Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde,
    estou quase a iniciar a construção e tenho lido mt sobre o assunto mas continuo confuso,
    gostava que me ajudassem a esclarecer,
    a minha casa vai ser térrea com cerca de 225m2 de área util com palas em três frentes de cerca 2 m,
    tenho grandes envidraçados e queria ter aquecimento e arrefecimento e por isso estar indeciso,
    qual seria a melhor opção?
    as vantagens e desvantagens ?
    e a relação preço/qualidade?
    desde já obrigada
    Zé Carlos.
  2.  # 2

Conforto = Piso radiante com bomba de calor.
    Custos = AC

Relação preço qualidade = AC

Colocado por: zé carlosboa tarde,
    estou quase a iniciar a construção e tenho lido mt sobre o assunto mas continuo confuso,
    gostava que me ajudassem a esclarecer,
    a minha casa vai ser térrea com cerca de 225m2 de área util com palas em três frentes de cerca 2 m,
    tenho grandes envidraçados e queria ter aquecimento e arrefecimento e por isso estar indeciso,
    qual seria a melhor opção?
    as vantagens e desvantagens ?
    e a relação preço/qualidade?
    desde já obrigada
    Zé Carlos.
    • eu
    • 13 dezembro 2010

# 3

Se quer ter aquecimento e arrefecimento, a escolha ideal (em termos de custo/benefício) é ar condicionado.
  3.  # 4

solução ideal (conforto):
    piso radiante com bomba de calor e arrefecimento por ventiloconvectores, opção cara (muito, infelizmente),

solução ideal custo\beneficio: A\C por condutas se existir sotão, A\C convencional em caso contrario,

cada casa é um caso isolado e depende sempre da localização, daquilo que se entende como conforto e daquilo que se pretende, as opções anteriores são simplistas, nalguns casos o ideal até pode nem ser nada disto, peça estudos e compare as vantagens\desvantagens de cada solução,
    atentamente
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zé carlos
  4.  # 5

boas,
    falei com um instalador de equipamentos térmicos e ele desaconselha o ar condicionado por condutas, dizendo que as proprias marcas desaconselham para as moradia unifamiliares. ´será isso?
    obrigado.
  5.  # 6

Colocado por: zé carlosfalei com um instalador de equipamentos térmicos e ele desaconselha o ar condicionado por condutas,

opiniões e cada qual tem a sua, não acho que seja o sistema perfeito, mas tem vantagens incontornáveis, nomeadamente estética (ausência de maquinas nas paredes), baixo ruído de operação e possibilidade de integrar ventilação mecânica controlada.

Colocado por: zé carlosdizendo que as proprias marcas desaconselham para as moradia unifamiliares

não conheço nenhuma marca que o desaconselhe, mas também não conheço tudo,
    nesta solução é preciso saber um bom bocado mais do que fazer uma pré-instalação e montar uns split´s, penso que por causa disso assusta muitos "instaladores", quando se trabalha com sistemas mais complexos, as condutas são omnipresentes,

PS: não aconselho ninguém a usar isolamento térmico pelo interior das condutas, somente pelo exterior, para evitar acumulação de "indesejáveis"

Jorge Alves
  6.  # 7

obrigado sr Jorge,
    de uma forma genérica para a situação da minha casa qual seria a melhor solução?
    atenciosamente
  7.  # 8

visto que vou colocar recuperador, uma das opniões seria utilizar o recuperador com ventilação a ar para aquecer a casa através de tubos pelo sotão.
    o que acham da ideia?
  8.  # 9

Colocado por: zé carlosobrigado sr Jorge,
    de uma forma genérica para a situação da minha casa qual seria a melhor solução?
    atenciosamente

Na minha opnião
    "solução ideal (conforto):
    piso radiante com bomba de calor e arrefecimento por ventiloconvectores, opção cara (muito, infelizmente),

solução ideal custo\beneficio: A\C por condutas se existir sotão, A\C convencional em caso contrario,"

ou um misto das duas anteriores, em que tem todos os benefícios de ambas e sem grande parte dos inconvenientes.

Colocado por: zé carlosvisto que vou colocar recuperador, uma das opniões seria utilizar o recuperador com ventilação a ar para aquecer a casa através de tubos pelo sotão.
    o que acham da ideia?

e que tal aproveitar este ar e "injecta-lo" na entrada dos equipamentos de condutas, obviamente se existirem, se não existirem é sempre de aproveitar, sempre são mais uns quantos Kw de aquecimento,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zé carlos
  9.  # 10

Colocado por: zé carlosvisto que vou colocar recuperador, uma das opniões seria utilizar o recuperador com ventilação a ar para aquecer a casa através de tubos pelo sotão.
    o que acham da ideia?

Sinceramente, acho que dificilmente vai ter caudal com temperatura para aquecer a casa...para não falar que ninguem podia parar ao pé do recuperador...tal era a labareda de chamas necessária para aquecer tanto volume de ar...

Abraço, Pedro
  10.  # 11

sim, mas eu estou a falar como complemento tipo ao ar condicionado, e o recuperador a ar com ventilador pode levar umas condutas para os quartos onde fica uma grelha e através disso leva o calor.
  11.  # 12

Colocado por: Pedro Fernandesacho que dificilmente vai ter caudal com temperatura para aquecer a casa

Colocado por: zé carlosmas eu estou a falar como complemento tipo ao ar condicionado

e aqui esta tudo dito, é um complemento,

como sistema isolado e único acho que de todas as formas de aquecimento é uma das menos eficazes,

Jorge Alves

0.0122 seg. NEW