Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Sem dúvida. O nosso país infelizmente sofre em muitos campos distintos de problemas culturais (de que este é apenas um exemplo) que influenciam muito outros aspectos: económicos, de competetividade (interna e externa), etc... mas este é apenas o meu ponto de vista.

Quanto ao sector imobiliário, tem toda a razão. Todos teríamos a ganhar se tivessemos um sector imobiliário mais dinâmico nesse sentido. Em Inglaterra por exemplo, a 'housing ladder' costuma ter uns 4/5 degraus: primeira casa como solteiro ou jovem casal, casa para família com 1/2 filhos, casa para a família com 3/4 filhos, e finalmente uma casa para a idade da reforma, com os filhos já fora de casa, que pode ser mais pequena, ou no campo por exemplo. Isto produz um sector bastante dinâmico em que há por exemplo muitas casas que são compradas num estado menos bom e transformadas em ótimas e modernas habitações.
    • smf
    • 14 dezembro 2010

# 22

Isso e bem verdade, so para dar um exemplo a minha casa actual tem mais de 150 anos, claro que foi remodelada imensas vezes (inicialmente nao teria casa de banho, luz, ou nenhuma das comodidades de hoje em dia), mas tem imensos tracos originais como as lareiras, as portas e alguns azulejos na entrada.
    Remodelei a casa de banho a 2 anos atras, e quando comecei a tirar os antigos azulejos ( para ai umas 3 camadas) a parede caiu, fiquei com uma serie de terra com cabelo de cavalo na mao, a unica coisa que sobrou foram algumas ripas de madeira, quando levantei o chao tinha os canos de cobre cobertos de jornais de 194... Sim da mais trabalho a manutencao, porem algo que os norte europeus fazem muito bem e preservar.

Gosto tanto da casa que a vou alugar em vez de vender, e bem mais interessante que as normais "caixas" em que nao temos nenhum ponto de referencia.
  2.  # 23

Colocado por: smfIsso e bem verdade, so para dar um exemplo a minha casa actual tem mais de 150 anos, claro que foi remodelada imensas vezes (inicialmente nao teria casa de banho, luz, ou nenhuma das comodidades de hoje em dia), mas tem imensos tracos originais como as lareiras, as portas e alguns azulejos na entrada.
    Remodelei a casa de banho a 2 anos atras, e quando comecei a tirar os antigos azulejos ( para ai umas 3 camadas) a parede caiu, fiquei com uma serie de terra com cabelo de cavalo na mao, a unica coisa que sobrou foram algumas ripas de madeira, quando levantei o chao tinha os canos de cobre cobertos de jornais de 194... Sim da mais trabalho a manutencao, porem algo que os norte europeus fazem muito bem e preservar.

Gosto tanto da casa que a vou alugar em vez de vender, e bem mais interessante que as normais "caixas" em que nao temos nenhum ponto de referencia.

Tenho muita pena que em Portugal não haja essa mentalidade. Aqui viver num apartamento com mais de 40 anos ou menos de 120 m2 é "pindérico". Aqui é à grande e à francesa :) tudo novo e grande.
  3.  # 24

Não é propriamente uma questão de mentalidade. Veja lá se alguém acha pindérico morar no Bairro Azul, ali para os lados do El Corte Inglés. O problema é que a maior parte dos chamados prédios de rendimento está toda podre, graças ao congelamento das rendas. Eu também faço vistorias, no âmbito do NRAU e já vi apartamentos nas Avenidas Novas com rendas de 50€. Graças ao NRAU, passaram para 150€.
    E quanto aos novos, graças ao crédito bonificado, ficava mais barato pagar a prestação do banco do que uma renda de um apartamento equivalente. E com a lentidão da nossa justiça, quando há conflitos entre senhorios e inquilinos, como pode funcionar verdadeiramente o mercado de arrendamento?
  4.  # 25

Eu adquiri a minha pequena moradia este ano a pensar que daqui a 10 anos (se tudo correr bem) estarei noutra casa com mulher e possivelmente filhos.
    Tenho uma mentalidade Portuguesa avantgarde, por isso?
  5.  # 26

Quando vim para o Algarve, comprei um belissimo T1 à beira mar... condominio fechado... 7 meses depois, a mulher engravidou de trigemeos... e... lá tive de vender o T1 e comprar uma vivenda :) eu pensar como dizem até pensei, mas a alteração foi rápida demais.

hihi
    • smf
    • 15 dezembro 2010

# 27

Um dos factores que tambem influencia a compra em inglaterra, sao os creditos.

Por exemplo uma pessoa sozinha que ganhe 25.000 euros por ano ( o que um pouco acima da media portuguesa), pode no maximo pedir um emprestimo de 73.000 euros, e tem que ter pelo menos 10% do valor de emprestimo ( ira pagar uma taxa de juro superior devido ao risco), mais todo o dinheiro dos custos envolvido.
    Nao interessa que a tal casa que custa 73.000 seja avaliada em 90.000. Se pede 73.000 tem que ter pelo menos 7.300.
    Nao ha ca dinheiro para moveis nem carro, nem obras.

Bom ou mau??
    A isso nao posso responder, mas mais dificil nao ha duvida.
  6.  # 28

Esse factor nao hé so na Ingaterra
    Em França em funçao de certos bancos se nao tiver entre minimo 10%, alguns vao até 25 e 30% do valor do emprestimo ..nem vala a pena la ir.
    Outra diferença e bastante importante..os juros sao praticamento tudo fixo e nao varaivel como ai.. e por cima quando leio em diferentas dicas.. ja aqui escritas que fazem emprestimos sobre 40 e 50anos!
    Fico bastante impressionado como hé que essa gente faz as suas contas?
    Evidentemente sao os bancos que ganham o maximo de euros
  7.  # 29

Colocado por: smfUm dos factores que tambem influencia a compra em inglaterra, sao os creditos.

Por exemplo uma pessoa sozinha que ganhe 25.000 euros por ano ( o que um pouco acima da media portuguesa), pode no maximo pedir um emprestimo de 73.000 euros, e tem que ter pelo menos 10% do valor de emprestimo ( ira pagar uma taxa de juro superior devido ao risco), mais todo o dinheiro dos custos envolvido.
    Nao interessa que a tal casa que custa 73.000 seja avaliada em 90.000. Se pede 73.000 tem que ter pelo menos 7.300.
    Nao ha ca dinheiro para moveis nem carro, nem obras.

Bom ou mau??
    A isso nao posso responder, mas mais dificil nao ha duvida.

Então mas em Portugal há bancos que dão 100% sobre a avaliação da casa? Onde? Onde?
    • smf
    • 16 dezembro 2010

# 30

Ainda se consegue se a avaliacao for bem superior ao valor de compra, se tiver boas garantias como cliente e claro quanto menos for o valor do emprestimo mais chances tera.

Exemplo antes de comprar esta casa, quase tive para comprar uma casa de ferias no alentejo.
    O valor de avaliacao do imovel era de 90.000.
    O preco que os donos queriam por o imovel era de 85.000.
    O valor que eu negociei o imovel por foi de 73.000.

Quando cheguei ao banco com estes valores, nenhum deles me levantou nenhum problema em relacao aos 100%.
    Eu tinha escolhido dar os 10% para ter uma prestacao mais baixa.
    Tinha escolhido o barclays porque estavam com uma promocao de taxa fixa de 2 anos, ia pagar mais ou menos 300 euros por mes a 25 anos ( eu sei que nao era um bom negocio, mas foi o melhor que me apresentaram).

Acredito que as coisas cada vez sejam mais complicadas.
  8.  # 31

É pena é o banco fazer a avaliação após pedirmos o valor que queremos, ou seja, nós temos que imaginar o quanto vale a casa, temos que fazer de avaliadores adivinhos!

No meu caso:

O valor que os donos queriam originalmente pelo imóvel era de 80.000€
    Passado 1/2 anos, como não vendiam, mudaram de ideias e passaram para os 65.000€
    Comprámos por 64.000€.
    Pedimos 75.000€ (64.000€ imóvel + 11.000€ obras de remodelação)

Inicialmente emprestavam-me 90% do valor da avaliação ao imóvel, depois passou para os 85% sobre o valor da avaliação, ou seja, o imovel tinha que ter uma avaliação de 88.500€ +/- para podermos ter os 75.000€ que queriamos.

Ora, sendo o valor final de venda 64.000€, como é que o imóvel poderia ter uma avaliação de 85.500€? Pensámos logo que o melhor seria não pedir os 11.000€ para as obras de remodelação e gastar tudo o que fosse necessário para as obras a partir das nossas poupanças.
    Fizemos bem em seguir com a avaliação, aliás se soubéssemos que a casa iria ser avaliada (no estado em que estava) por 101.000€, teriamos pedido mais 10.000€ para obras, e assim deixávamos as nossas poupanças sossegadas!

Agora com isto tudo, caro smf, explique-me como é que nós só tivemos direito a 85% e não aos 100% sobre a avaliação do imóvel, como apregoa..

Valor baixo (pedi 75.000€).
    Com fiadores com um património bastante razoável, e uma receita liquida mensal também razoável.
    Fomos a todos os bancos que se possa imaginar, e isto foi o melhor que conseguimos, no BPI.

E tenho a certeza que isto só tem tendência a piorar..
    • smf
    • 17 dezembro 2010

# 32

Quem compreende os criterios dos bancos??

Eu e que nao sou por certo.
    • smf
    • 17 dezembro 2010

# 33

Estava a ler algumas das discussoes sobre custos. E pergunto-me qual sera a melhor opcao no meu caso:

Sendo somente uma renovacao ( mas em que vai existir uma grande alteracao do design original), sera mais vantajoso em termos financeiros:
    - eu comprar todos os materiais, pagando assim ao construtor so a mao de obra;
    - ou comprar so coisas tipo azulejo, sanitarios, cozinha e deixar o resto dos materiais ao encargo do construtor?

Devo referir que aqui os precos sao muito competitivos.
    • smf
    • 30 dezembro 2010

# 34

Estava a ler algumas das discussoes sobre custos. E pergunto-me qual sera a melhor opcao no meu caso:

Sendo somente uma renovacao ( mas em que vai existir uma grande alteracao do design original), sera mais vantajoso em termos financeiros:
    - ou comprar so coisas tipo azulejo, sanitarios, cozinha e deixar o resto dos materiais ao encargo do construtor?

9.  # 35

Colocado por: smfEstava a ler algumas das discussoes sobre custos. E pergunto-me qual sera a melhor opcao no meu caso:

No meu caso comprei algumas coisas que realmente queria comprar, outras comprei plo empreiteiro (mas a escolha é sempre nossa)! É uma questão de ver preços de um lado e de outro, e dialogar com o empreiteiro (se for uma pessoa honesta), para saber qual a melhor via!

0.0198 seg. NEW