Colocado por: smfIsso e bem verdade, so para dar um exemplo a minha casa actual tem mais de 150 anos, claro que foi remodelada imensas vezes (inicialmente nao teria casa de banho, luz, ou nenhuma das comodidades de hoje em dia), mas tem imensos tracos originais como as lareiras, as portas e alguns azulejos na entrada.
Remodelei a casa de banho a 2 anos atras, e quando comecei a tirar os antigos azulejos ( para ai umas 3 camadas) a parede caiu, fiquei com uma serie de terra com cabelo de cavalo na mao, a unica coisa que sobrou foram algumas ripas de madeira, quando levantei o chao tinha os canos de cobre cobertos de jornais de 194... Sim da mais trabalho a manutencao, porem algo que os norte europeus fazem muito bem e preservar.
Gosto tanto da casa que a vou alugar em vez de vender, e bem mais interessante que as normais "caixas" em que nao temos nenhum ponto de referencia.
Colocado por: smfUm dos factores que tambem influencia a compra em inglaterra, sao os creditos.
Por exemplo uma pessoa sozinha que ganhe 25.000 euros por ano ( o que um pouco acima da media portuguesa), pode no maximo pedir um emprestimo de 73.000 euros, e tem que ter pelo menos 10% do valor de emprestimo ( ira pagar uma taxa de juro superior devido ao risco), mais todo o dinheiro dos custos envolvido.
Nao interessa que a tal casa que custa 73.000 seja avaliada em 90.000. Se pede 73.000 tem que ter pelo menos 7.300.
Nao ha ca dinheiro para moveis nem carro, nem obras.
Bom ou mau??
A isso nao posso responder, mas mais dificil nao ha duvida.
Colocado por: smfEstava a ler algumas das discussoes sobre custos. E pergunto-me qual sera a melhor opcao no meu caso:
Sendo somente uma renovacao ( mas em que vai existir uma grande alteracao do design original), sera mais vantajoso em termos financeiros:
- eu comprar todos os materiais, pagando assim ao construtor so a mao de obra;
- ou comprar so coisas tipo azulejo, sanitarios, cozinha e deixar o resto dos materiais ao encargo do construtor?
Devo referir que aqui os precos sao muito competitivos.