Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, comprei casa à cerca de dois anos e soube hoje que a empresa que me a vendeu faliu. Estando esta na "garantia" de 5 anos, comoo posso fazer valer os meus direitos? A imobiliária tem alguma responsabilidade?
    Obrigado
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2010

     # 2

    Colocado por: adec_12Estando esta na "garantia" de 5 anos, comoo posso fazer valer os meus direitos?

    Não pode... se encontrar quem fez os trabalhos (os subempreiteiros) pode "talvez" activar o direito de regresso mas, duvido que isso seja exequível.

    A imobiliária não tem nenhuma responsabilidade.

    Sinteticamente: deixou de ter garantia.
  2.  # 3

    Ok obrigado, como posso ter a certeza que a empresa faliu? Não posso ser visto como credor da empresa?
  3.  # 4

    Colocado por: adec_12Ok obrigado, como posso ter a certeza que a empresa faliu? Não posso ser visto como credor da empresa?


    poder pode.. caso tenha problemas com a casa... mas quer um conselho.... reze para nao precisar da garantia... e mesmo que precisa... esqueça que a tem.. lol
  4.  # 5

    Aqui há uns 30 anos conheci um dos mais célebres pato-bravos de Lisboa.

    Para me mostrar o número de prédios que tinha já construído, sacou do bolso o que parecia ser um baralho de cartas.
    Eram CARTÕES DE CONTRIBUINTE de empresas! Um cartão para cada prédio.
    Do tipo: Zé & Manel Lda; Manel & Zé Lda; M.Z. Lda; Z.& M. Lda; etc.
    Acabadas as vendas do prédio, dissolvia-se a firma e acabavam-se logo ali os eventuais problemas.

    Hoje em dia, com a «empresa na hora», seria ainda mais fácil fugir às responsabilidades... não fora a necessidade de a empresa construtora ter de possuir MESMO um alvará, ter de haver MESMO um técnico responsável por toda a obra e por várias partes da obra (nomeadamente: gás, electricidade, etc.), etc.
  5.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.Hoje em dia, com a «empresa na hora», seria ainda mais fácil fugir às responsabilidades... não fora a necessidade de a empresa construtora ter de possuir MESMO um alvará, ter de haver MESMO um técnico responsável por toda a obra e por várias partes da obra (nomeadamente: gás, electricidade, etc.), etc.

    Pois pois...e isso acarreta muita despesa que muito consumidor quer fugir...e muitas vezes fica bem tramado mesmo por isso.
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2010 editado

     # 7

    Colocado por: adec_12como posso ter a certeza que a empresa faliu?

    Algumas formas:
    - gasta dinheiro (20€) e pede uma certidão do registo comercial da empresa numa conservatória do registo comercial
    - pesquise assim no Google
    site:dre.pt nome da empresa

    - pesquisa pelo nome da empresa aqui: http://publicacoes.mj.pt/pt/pesquisa.asp

    Mas, tenha em atenção que esta pesquisa não dá resultados imediatos. Entre "falir" (entenda-se que é o momento quando os proprietários "desistem" da empresa) e aparecer essa informação num desses sítios ainda pode passar algum tempo.

    Quanto ao resto, deve ser difícil... a massa falida costuma ser pouca e antes de si devem existir credores com mais prioridade (o estado por exemplo).
    Mas, se for coisa para mais de 5.000€ talvez seja melhor aconselhar-se com um advogado.
  6.  # 8

    Ok , obrigado a todos
 
0.0134 seg. NEW