Iniciar sessão ou registar-se
    • Jonh
    • 25 agosto 2008 editado

     # 1

    Boas,

    Tenho um projecto para aprovação numa camara, na qual me disseram que o corrimao nao cumpre a lei das acessibilidades (30cm para alem do 1º e ultimo degrau)...

    Será que esta lei é para aplicação tao intransigente?
    Apesar de concordar com as acessibilidades a pessoas deficientes, nao pretendo la colocar um corrimao com essas caracteristicas mas concordo que fique la espaço para aplicação de tais medidas....

    ....é do genero, nao exigem elevador nas escadas mas as mesmas ficam com dimensoes para esse fim, porque é que por outro lado obrigam a corrimãos com essas caracteristicas e não apenas a que lá fique espaço para essa posterior aplicação??

    Obrigado a todos
  1.  # 2

    á partida digo-lhe desde já que está a haver alguma má vontade pois essa exigência só se aplica ao percurso acessivel e em rampas, mas realmente só com os dados que deu não é possivel dizer isto com 100% de certeza.
    • Jonh
    • 26 agosto 2008

     # 3

    Trata se de um projecto de moradia com rc e 1ºpiso, num loteamento novo. Foi um dos erros que me apontaram, agora dizem que tenho que ter 30cm de corrimao antes e depois do 1º e do ultimo degrau...eles baseiam se no Capitulo 3 nº3.3.9 do reg.acessbilidades....
  2.  # 4

    Jonh, esse numero desse capitulo nada justifica isso do corrimão. Repito que está a haver má vontade pois essa escada não faz parte do precurso acessivel definido pelo projectista, penso eu, logo os corrimões dessa escada não tem que cumprir com o 2.4.9 alinea 2) do capitulo 2 secção 2.4.
  3.  # 5

    Se as escadas são o único meio de ligação entre o 1º e o RC, esse é o único percurso acessível, logo tem que cumprir com o decreto. Para além disso as escadas tem que ter um patamar com 70cm (não se pode fazer um lanço contínuo), tem de ter condições para futuramente, se as pessoas quiserem, instalar uma plataforma elevatória, e para isso tens de deixar já uma largura livre à entrada e saída das mesmas de 1.20 e penso que 1.50 no sentido de saída da plataforma, entre outras condicionantes. Confesso que nunca tive problemas com os corrimãos em caso de habitações unifamiliares, e é verdade que o técnico da Câmara está a levar a legislação ao extremo.
    Quando fizeres o plano de acessibilidade podes contemplar essas alterações e depois passas as mesmas para aditamento da arquitectura. Atenção que o percurso acessível, não é só o que define a chegada da rua à habitação, e também as regras das acessibilidades não são apenas para pessoas com cadeiras de rodas.
  4.  # 6

    Discordo danielaportela, o facto de a casa ter 1º andar não implica que se cumprir com todas as normas no r/c, que essas escadas ao 1º andar tenham de cumprir com o decreto 163.
  5.  # 7

    É verdade marco1, mas para isso ele tem que no RC prever um wc totalmente acessivel e um quarto. Nesse caso as escadas de ligação ao 1º andar já não seriam percurso acessivel porque se resolveria todas as acessibilidades da habitação no RC. Já tive esse problema.
  6.  # 8

    E atenção danielaportela esse quarto só no caso de habitações com lotação superior a 5 pessoas, ponto 3.3.7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
    • Jonh
    • 26 agosto 2008

     # 9

    danielaportela;

    ...o que eu pretendia era deixar espaço/margem para que futuramente pudesse ser instalado esse dito corrimao com 30cm para alem do 1º e ultimo degrau, assim como a tal plataforma de 70cm...nao queria instalar ja nada disso!

    Desse modo, pelo que me disse, tal é possivel desde inclua no plano de acessibilidade essas alterações e depois passar as mesmas para aditamento da arquitectura?
  7.  # 10

    Colocado por: marco1E atenção danielaportela esse quarto só no caso de habitações com lotação superior a 5 pessoas, ponto 3.3.7
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosmcd


    Marco, o estranho é que quem redigiu este decreto lei, não pensou que ao falar-se em 5 pessoas, as câmaras já obrigam a que quem quiser colocar 3 quartos ao nível do piso superior já está entalado, ao ter que ter um quarto ao nível do piso do r/chão, na maioria dos casos um T3 não implica uma lotação superior a 5 pessoas.
    Seria mais correcto dizerem que T3 ao nível do 1ºandar obrigaria a ter quarto e acessibilidades ao nível do r/chão.
  8.  # 11

    Jonh, não quero estar a ser pretencioso, mas preste atenção aos meus post.
    • Jonh
    • 26 agosto 2008

     # 12

    Obrigado Marco1, ja agora, eles baseiam no ponto 2.4.9 tambem. Um abraço a todos
    • Jonh
    • 26 agosto 2008

     # 13

    ,,,o wc "acessivel" está no 1ºpiso...
  9.  # 14

    pois , assim o caso muda de figura, eu anteriormente já tinha dito que eles não se podiam basear no 2.4.9 alinea 2), mas estando o wc acessivel no 1º andar, já podem exigir isso e mais coisas.
    • Jonh
    • 27 agosto 2008 editado

     # 15

    Pois, mas realmente estas leis sao muito engraçadas, entao se no percurso acessivel exigem corrimãos "xpto" que satisfaçam tais necessidades porque é que nao exigem também barras nos wc´s e elevadores, sinaleticas etc? ...quer dizer que so o corrimão é que tem que estar adaptado? Isto é de loucos.

    Deviam criar leis para que as pessoas deixassem espaço para adaptação de tais medidas pois qualquer um de nós pode vir a precisar, mas nunca exigir que se coloquem lá aparelhos desse genero imediatamente, isto em habitações particulares, mas é o país que temos...
  10.  # 16

    Atenção que não é obrigatória a colocação da plataforma elevatória, mas sim apenas alvaguardar as dimensões para que ela possa ser instalada se necessário (mais tarde) pode até nunca ser instalada.
  11.  # 17

    jonh

    Os corrimões com essas regras, assumem como que um caracter geral, tal como por exemplo a largura de um corredor, etc, mas já os apoios numa wc só se justificam quando efectivamente necessário deixando as dimensões dos elementos apropriadas para a sua eventual instalação.
    • Jonh
    • 29 agosto 2008

     # 18

    ...nao concordo digam o que disserem, se me falarem em áreas para possivel instalação, tudo bem, agora exigencias "fisicas" como é um corrimao ou um patamar numas escadas....ainda por cima vou meter umas escadas em ferro e madeira, vai ficar bastante feio...isto so vai fazer com que assim que passe a vistoria as pessoas vao meter tudo como lhes apetecer
  12.  # 19

    Jonh porque é que o seu projectista lhe foi meter um wc acessivel no 1º andar? não é muito dificil fazer uma wc acessivel e poderia ter ficado logo tudo bem.
  13.  # 20

    Não é "corrimões" é CORRIMÃOS.


    Em relação à questão, é pena haver pouca flexibilidade e falta capacidade de análise, por parte de alguns técnicos que licenciam os projectos.
    Às vezes parece que fazem isso por ser a única forma que têm de "projectar".
 
0.0219 seg. NEW