Pretendia arrendar um apartamento, e ao encontrar um que agradava, fui "convidado" a pagar um sinal/taxa de reserva de forma a garanti-lo até tratar dos trâmites legais. Isto passou-se basicamente ontem.
Hoje, descobri que provavelmente me vou mudar em breve, pelo que não posso ficar com o apartamento. Mas paguei o sinal, o qual pelo entendi é completamente ilegal sem contrato de promessa...
Precisava então de colocar uma questão: Nos tópicos que li debatia-se mais a questão da compra. No caso do arrendamento o sinal (sem qualquer contrato) é ilegal também, certo?
Outra questão: Alguém aqui teve o mesmo problema e conseguiu reembolso? Algum conselho?
O sinal é "ilegal" (depende muito das cirscunstâncias). Quanto à reserva, é dúbia a legalidade/ilegalidade.
Ou seja, basta que lhe chamem reserva para minar a ilegalidade do sinal.
Pagou com cheque? O cheque foi passado em nome de quem? Do senhorio ou da imobiliária?
O primeiro conselho é ir ter pessoalmente com quem lidou ontem (anteontem?) e explicar o que se passou, de forma humilde (não exija nada!) e sintética. Se lhe devolverem o "sinal", espectáculo. Se não, volte cá e tentaremos arranjar uma solução.
Para quem lê: nunca mas nunca se deixa um sinal na primeira visita! É preferível correr o risco de ficar sem uma casa do que depois se arrepender e ficar sem o dinheiro. Já agora, estamos a falar de quanto dinheiro?
Foi efectivamente utilizado o termo "sinal" e não ouve qualquer tipo de papelada ao barulho. Foi tudo tratado com a imobiliária (pago em dinheiro, para dificultar mais as coisas)...
Foram €150... Do mal o menos... Ontem quando descobri que não poderia ficar procurei por aqui algum apoio e descobri que no caso da compra é ilegal... Caso igual com o arrendamento... Vou tentar resolver as coisas a bem, e a não funcionar, amanhã vamos ver...