Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia alguém tem conhecimento na Internet ou pode colocar neste forum link de um simulador on-line de cálculo de Mais-valias sobre uma venda ou doação de um imóvel.
    obrigado
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2010

# 2

Cálculo de mais valias, como assim? Para saber quanto irá pagar de IRS ou para saber quanto é que são as mais valias?

É que se forem as mais valias é relativamente simples:
    (Preço de Venda1 - (Preço de Compra/Doação declarado1 * Factor Correcção Monetária)) * 0,5 = Mais Valias Tributáveis

1 Se superior ao valor patrimonial, se inferior, o cálculo faz-se pelo valor patrimonial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: franciscoclement
  2.  # 3

bom dia FD ja agora uma questao para se saber o valor do cimi existe algum link? recebi uma carta das financas com o valor que atribuiram para fins de cimi mas nao puseram o valor que irei pagar, obrigado

cumps

David Marques
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2010 editado

# 4

Faça o login no portal das finanças e depois clique neste link: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/Pat/main.jsp?body=/imi/consultarTaxasIMIForm.jsp
    Aí vai encontrar a taxa do município.
    Depois, basta multiplicar o valor da avaliação pela taxa em vigor.
    Por exemplo, em Sintra, um imóvel avaliado pelas regras do IMI em 100.000€ paga 0,4%:
    100000 * 0,004 = 400€

Estas taxas podem variar todos os anos, não são fixas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  3.  # 5

Boa tarde,
    eu ja encontrei um simulador na net, penso que num portal imobiliario que em que se punha o valor de venda, valor de compra, o ano de compra e o ano de venda e calculava automaticamente o que se iria pagar de impostos. Mas nunca mais encontrei esses simulador, penso que estava num portal imibiliario.

No meu caso eu queria fazer simulação de um imovel recebido por doação em 1993 com valor tributavel de 603.500 Escudos na altura ( 3000Eur) e vender em 2011 por 100.000Eur. Qual o valor a pagar em Impostos?

Pela fórmula:
    (Preço de Venda1 - (Preço de Compra/Doação declarado1 * Factor Correcção Monetária)) * 0,5 = Mais Valias Tributávei
    100.000Eur - (3.000Eur*1,55)*0,5 = 47.675Eur
    Se Neste caso a mais valia tributavél é 47.675Eur. Quanto pago de impostos relativamente a este valor?
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2010

# 6

Colocado por: franciscoclementQuanto pago de impostos relativamente a este valor?

Quanto é que vou pagar de mais valias?

Essa é uma pergunta que é impossível responder. O imposto que há a pagar sobre as mais valias, o lucro que obteve com a venda da casa, é englobado (é tudo junto no mesmo saco) com todos os seus outros rendimentos, sejam eles quais forem: trabalho por conta de outrém, trabalho independente, acções (pagamento de dividendos), rendimento prediais (casas arrendadas), etc. Depois, tem que contar com os abatimentos, as deduções, os benefícios fiscais, etc.
    Ao fazer esta pergunta está mais ou menos a perguntar o seguinte a um desconhecido: "Sabendo que aqui na carteira tenho 20€, quanto dinheiro é que eu tenho no banco?"
    Se não temos acesso a todos os dados, não podemos dizer quanto é que vai pagar de imposto sobre as mais valias!

Tudo sobre mais valias e IRS - a ler em primeiro lugar antes de perguntar

0.0147 seg. NEW