Como dimensionar um depósito de inércia? Será que justifica?
A questão levanta-se no seguinte cenário: Estou a construir uma Habitação, c/ 3 quartos, cuja Climatização e AQS já aplicadas, são:
- 277m2 Piso radiante Hidráulico Uponor, afastamento 15cm para aquecimento e arrefecimento. - 11 Ventiloconvectores, para as mesmas zonas, excepto uma divisão que só tem VC. - 3 Painéis solares Roca Ps2.4 c/ 7.0m2 de superfície de captação. - Bomba de Calor Daikin Altherma 16KW reversível.
Ainda falta adquirir: - 2 Depósitos acumuladores de 200Lts cada para AQS.
Nesta configuração, a BC faz o primeiro depósito de AQS, o PR e ou VC. O Solar faz os dois depositos o segundo depósito com prioridade ao primeiro, para uma melhor eficiência solar.
Como tinha previsto um total de 9 Painéis solares, e depósito de inércia, estou a pensar se me deixo ficar por esta configuração ou se avanço com o previsto e passo a ter:
- 277m2 Piso radiante Hidráulico Uponor, afastamento 15cm para aquecimento e arrefecimento. - 11 Ventiloconvectores. - 6 ou 9 Painéis solares Roca Ps2.4 c/ 14.0m2 ou 21m2 de superfície de captação. - Bomba de Calor Daikin Altherma 16KW reversível. - Deposito de AQS, Capacidade? 300 Lt.? - Deposito de Inércia, Capacidade?
Dado que tenho Piscina, o objectivo desta configuração, também passava por eventualmente c/ os 21m2 poder passar a utilizar a dita mais uns meses. A minha duvida, esquecendo a questão do investimento inicial, esta em saber se: - Esta configuração é em termos operacionais, fica mais económica que a anterior. - Saber qual a capacidade a instalar no Deposito de AQS, 300 Lt. parece-me bem. - Saber qual a capacidade a instalar no Deposito de Inércia, como se calcula?
Agradeço a atenção de quem me possa ajudar/ elucidar!