Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, tenho um orçamento para a colocação dos paineis solar de CF da marca vulcano. Podem dar a vossa opinião e se alguém tem estes painéis a funcionar na vossa moradia. Vou colocar em PDF o orçamento.
    • lbvp
    • 16 dezembro 2010

# 2

boas sem ver, as metragens da tubagem de cobre - digo:

preço muito caro, tudo a baixo de 3800€ ja é bom preço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas, Rasira
  2.  # 3

Obrigado Ibvp, com esse preço que mencionou, traz este material que está discriminado no orçamento? Mas acha que são painéis bons?
    • _fjpa_
    • 17 dezembro 2010 editado

# 4

Colocado por: ViegasBoas, tenho um orçamento para a colocação dos paineis solar de CF da marca vulcano. Podem dar a vossa opinião e se alguém tem estes painéis a funcionar na vossa moradia. Vou colocar em PDF o orçamento.

My God...

Tive um orçamento para CF 30 tubos de vácuo (40% mais eficazes do que CF c/ colectores planos - como esses da vulcano) por €3.672,50. Preço chave na mão. E já agora CF c/ colectores planos por €2.960,60 (sem tubagem de instalação).

Quanto a mim é exageradamente caro!!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
  3.  # 5

Colocado por: ?
    os "painéis" sim,agora o resto dos materiais,acumulador etc...é que deixam a desejar.
    resumindo: do sistema completo,o melhor são os painéis...apenas.

(pleonasmo)

Pode explicar melhor a sua resposta. Simplifique o que deixa muito a desejar, será o material, a qualidade, pode explicar melhor, assim fiquei na mesma. Diga exactamente assim: (este material não é bom, devia ser deste material). Respondendo assim como está a negrito todos os participantes do forum ficavam satisfeitos, agora vir dizer que deixa mutio a desejar e mais nada , fico na mesma. Obrigado.
    • lbvp
    • 17 dezembro 2010

# 6

Novamente, bom preço abaixo de 3800€ para material da Vulcano.
    • lbvp
    • 17 dezembro 2010

# 7

novamente.... falou e nada disse...

Fale as pessoas as marcas.

Nem todas as pessoas as conhecem.

Isto não é para dizer mal das marcas, mais sim ajudar as pessoas a escolherem o melhor ( e quais os componentes do melhor) peça a peça.

E toda a gente vai entender. O que não entenderem fazem Google e procuram informação
  4.  # 8

Temos aprendiz...em vez de andarem por aqui para ajudar, preocupam-se em passar a mensagem que sabem algo mais...e os outros não percebem nada...serão frustrações da vida?...

Vamos ao que interessa...Viegas, tb acho o orçamento muito caro...embora eu considere que os paineis solares andam demasiado caros, tendo em conta os feedbacks e até alguns tópicos aqui sobre o assunto, em principio por esses valores ou menos consegue um sistema globalmente melhor...

Pesquise por aqui...anda por aí um tópico recente onde até havia alguma unanimidade sobre o valor de algumas marcas/sistemas...e muito importante, peça vários orçamentos para comparar...acredite que vale o tempo que vai perder...

Abraço, Pedro
  5.  # 9

Bingo...:-)
    • DMG
    • 18 dezembro 2010

# 10

qt a mim estão muito caros os painéis Vulcano, por menos 300 Eur mete-se Sonenkraft ou Tisun, ou seja 4000 EUR
  6.  # 11

Muito obrigado a todos pela ajuda. Vou pedir outros orçamentos e ver outras marcas. Aconselham alguma em particular, alguém que tenha instalado em casa e esteja satisfeito. Com tantos a fazer moradia até é estranho não aparecer aqui para darem a vossa opinião. Eu quando estivet a casa pronta e passado algum tempo de uso podem crer que venho cá divulgar o funcionamento dos materiais. Obrigado.
  7.  # 12

Alguém pode dar uma opinião sobre este sistema de energia solar de circulação forçada. Já vi que sobre a vulcano que coloquei no inicio da discussão não obtivo grandes resultados, vou colocar este sistema para aguardar pelos vossos comentários.Vou colocar em PDF, as caracteristicas.
    • DMG
    • 19 dezembro 2010

# 13

Tente ver orçamentos de Sonenkraft, Tisun, Rotex
  8.  # 14

Olá, eu também tenho andado a pesquisar sobre este tema, estive a pesquisar várias marcas que foram aqui divulgadas, a vulcano como pertençe ao bosh tem uma boa assistência aqui na minha zona à instaladores desta marca. Estive a ver esta tabela e até não pareçe dos piores a nível de eficiência. Aguardo os vossos comentários sobre esta tabela
    • lbvp
    • 20 dezembro 2010

# 15

Estamos a ver rendimentos dos painéis e preços...

Mas bons rendimentos podem não contar para nada, basta:

- o local de instalação não ser adequado,(sombras, muito vento, etc...)
    - Orientação a Sul,
    - Orientação do azimute do local de instalação
    - Tubagem mal dimensionada,
    - Isolamento da tubagem deficiente,

Para que o rendimento baixe....

Vamos a contabilizar os restantes factores
  9.  # 16

Colocado por: DMGTente ver orçamentos de Sonenkraft, Tisun, Rotex

Boas, estive a ver o site da sonnenkraft e os paineis de circulação forçada de 300 litros tem menos eficiência do que os paineis da vulcano FKC. Não vejo a razão para procurar outras marcas com menos rendimento. Se é só pelo preço, já outro orçamento da vulcano FKC por 3420€. Acho que vou optar pela vulcano. Agradeço a todos os que contribuirem para a ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMG
  10.  # 17

Olá a todos,
    caro Viegas já tem o sistema a funcionar?
    Estou agora na mesma fase de escolha...
    Diga por favor se está satisfeito com a escolha.

cps
  11.  # 18

Bom dia,

Continuo a dizer que o sistema com tubos de vácuo é em tudo melhor que qualquer outro sistema de circulação forçada. Garantia, manutenção, rendimento, recuperação do investimento, entre outros são factores mais que suficientes para determinar as vantagens deste sistema. Em relação a preços: 200L 3200€; 300L 3600€. Com o programa SolTerm foi determinado uma eficácia de 80% das necessidades anuais de AQS na região centro do país.
  12.  # 19

Colocado por: _fjpa_Bom dia,

Continuo a dizer que o sistema com tubos de vácuo é em tudo melhor que qualquer outro sistema de circulação forçada. Garantia, manutenção, rendimento, recuperação do investimento, entre outros são factores mais que suficientes para determinar as vantagens deste sistema. Em relação a preços: 200L 3200€; 300L 3600€. Com o programa SolTerm foi determinado uma eficácia de 80% das necessidades anuais de AQS na região centro do país.

e para zonas tipo sul do Tejo onde as temperaturas são bastante altas???
  13.  # 20

e para zonas tipo sul do Tejo onde as temperaturas são bastante altas???

Não tem qualquer tipo de problema. Melhor ainda posso eu dizer, uma vez que a energia do sol ainda não se paga!
    Este sistemas, dos colectores de tubos de vácuo, são cerca de 40% mais eficazes do que os tradicionais colectores planos. As razões são óbvias:

- Uma vez que o permutador de calor está em vácuo, não sofrerá qualquer diminuição térmica ao nível do arrefecimento;
    - Por serem tubos, entenda-se a 360º, a radiação solar será a 100% a todas as horas do dia, tendo ainda reflectores na parte inferior da estrutura, sob os tubos, para que os mesmos reflictam a radiação para os colectores;
    - Por não conter água no seu interior, este sistema não sofre as contracções ou dilatações clássicas dos colectores planos provocadas pelas mudanças de temperatura, evitando a
    expansão do volume da água quando gela no inverno;
    - Devido à grande resistência dos tubos, a garantia é de 10 anos, ao contrário dos colectores planos (6 anos);
    - O retorno do investimento, devido à sua grande eficácia, será mais rápido, na ordem dos 3/4 anos;
    - Em termos de manutenção, caso haja algum problema com um tubo, basta desenroscar, à semelhança de uma lâmpada, e trocar por outro. O sistema continuará a trabalhar com menos um, dois, ou três tubos, sem problema, contrariamente ao colector plano, que caso haja avaria terá que o retirar do telhado, levar à assistência técnica, e nesse tempo ficará sem AQS;
    - A sua resistência ao vento será muito menor, pois os tubos estão afastados uns dos outros, permitindo o vento atravessá-los sem problemas, o que diminui a pressão da estrutura;
    - Em termos de aquecimento, e por aquecerem demasiado (é essa a sua função), têm uma válvula de segurança de pressão que se acciona automaticamente sempre que o sistema acumular tensão; mais uma vez a garantia dos 10 anos é uma prova da fiabilidade do sistema.
    - Obviamente que têm certificação Solar Keymark também.

Se quiser posso disponibilizar mais alguma informação. Mas na minha opinião este sistema é o mais eficaz ao nível de AQS, sem qualquer dúvida. Mas é só a minha opinião!

0.0200 seg. NEW