Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: treladocaoEntretanto, só um reparo: não percebo porque colocam os recuperadores tão alto, em especial na sala de estar... é porque se vamos estar sentados a ver TV, a lareira a essa altura nnca vai conseguir mandar calor para "baixo", ao nível a que estamos sentados...


    Lei básica da física :)

    No meu caso, conto mais com os radiadores de parede para manter uma temperatura ambiente agradável. Não gosto de sentir o calor directo do fogo. O resto foi uma opção estética
    • Jonh
    • 8 fevereiro 2012

     # 22

    Colocado por: aleixomatosBom dia,

    O que vos parece este valor para instalação (mão-de-obra), incluindo todos os mecanismos e acessórios necessários, de um recuperador de calor para aquecimento central a água: €1640

    O valor inclui bomba circuladora, vaso de expansão (membrana), termoestato, termómetro e mostrador, barómetro, torneiras e válvulas de enchimento e segurança, e todas as tubagens para ligar à caixa central de águas (para ligação daí para os radiadores) e entre o recuperador e o vaso de expansão. A ligação desde a caixa central aos recuperadores não está incluida, pois já estava feita anteriormente.
    Trata-se de um circuito independente apenas para aquecimento central, ou seja, não está ligado a nenhum acumulador para AQS por exemplo.

    Agradeço desde já os comentários


    Já tem o sistema a funcionar?
    Concordam com este comentário: tozeca
  2.  # 23

    Colocado por: Jonh
    Já tem o sistema a funcionar?

    Quantos m2 tem a casa e quantos elementos de radiador colocou?
  3.  # 24

    Boas,

    Aproveitando o topico, questiono se conhecem empresas que efectuam a instalação de recuperadores de calor com condutas para 3 quartos e sala na zona de braga/Porto?

    Grato pela atenção dispensada,
  4.  # 25

    Boas David Santos,

    Concretamente em que zona pretende?

    Um abraço
  5.  # 26

    Colocado por: Jonh

    Já tem o sistema a funcionar?
    Concordam com este comentário:tozeca


    Pelos vistos ainda nao esta a funcionar.
  6.  # 27

    Então esse recuperador funcionou?
  7.  # 28

    Muito tempo passou, e como não recebi notificações destes comentários não voltei cá :(
    Mesmo sendo tarde para quem colocou questões, pode ser que seja útil para quem passar por aqui.

    Já estou na casa há 5 anos, este é o meu 6º outono/inverno.
    Tenho 3 radiadores no piso 1 (cerca de 40 elementos) mais 4 no piso 2 (cerca de 50 elementos). No total tenho 186m2.
    Decidi colocar poucos radiadores e elementos por considerar que o recuperador tinha pouco volume de água para mais. Talvez pudesse ter colocado mais alguns do lado menos exposto ao sol.

    Em relação ao funcionamento estou bastante satisfeito. Na sala onde está instalado, não se sente muito o calor diretamente do recuperador a não ser mesmo em frente, o que pode ser negativo para alguns. Eu pessoalmente não gosto de muito calor localizado, prefiro ter uma temperatura mais ou menos igual pela divisão e pela casa toda, que é o que tenho. Infelizmente nunca comprei um termómetro para medir mas facilmente tenho 19-20º em casa, podendo ter um pouco mais se colocar mais lenha e abrir mais as entradas de ar.

    Num outro tópico comentaram que este recuperador não aquecia e que estava sempre cheio de alcatrão. Quanto a aquecer, no meu caso não tenho qualquer razão de queixa. Em cerca de 20 minutos começo a sentir o calor dos radiadores. Quanto ao alcatrão sim, suja bastante as paredes internas e também o vidro, mas não sei se será mais que outros recuperadores.
    Concordam com este comentário: Joseolas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  8.  # 29

    Tenho uma salamandra e muitas vezes esse alcatrão tem mais a ver com a lenha utilizada, estado de secagem da mesma, que outra coisa qualquer...
  9.  # 30

    Colocado por: tozepalmaTenho uma salamandra e muitas vezes esse alcatrão tem mais a ver com a lenha utilizada, estado de secagem da mesma, que outra coisa qualquer...

    exacto
    depende também da tubagem usada na chaminé.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  10.  # 31

    Colocado por: fernandoFerreiradepende também da tubagem usada na chaminé.


    Tem razão, como tenho um tubo de inox directo para a rua, sem curvas, nem penso nesses pormenores...
 
0.0205 seg. NEW