Iniciar sessão ou registar-se
    • shc
    • 17 dezembro 2010 editado

# 1

Boas, venho por este meio saber se alguém sabe de uma solução para ajudar 1 amigo que por ser bom demais se deixou enganar por um sócio.

Vou tentar explicar sem escrever muito, uma empresa com 2 socios em que 1 saiu á quase 2 anos ( cedeu as cotas )e o outro ficou na empresa passado 1 ano e pouco a empresa faliu com pedido de ensolvencia e o socio que tinha ficado na empresa usou a mesma para se alimentar a ele e á familia sem nunca pagar as dividas a fornecedores, como ele não tem bens e não quer trabalhar o socio que tinha saido tem a casinha dele muito simples que era dos seus pais e agora está ele sozinho a pagar aos bancos as dividas e o outro á boa vida a receber o rendimento minimo por ter filhos menores.

Este meu amigo quer pagar as dividas mas está com medo de não conseguir porque apenas tem o dinheiro da reforma e o ordenado da mulher que é pouco e não é fixo, hoje apareceu mais 3000.00€ para pagar por ter deixado uma letra assinada antes de sair da empresa.

Eu sei que isto não se devia fazer mas peço a alguem se sabe se ele pode por a casa no nome da filha para se precaver se tiver um azar e não conseguir pagar, pois são 2 bancos e mais creditos que estão a aparecer.
    Ele coitado e mesmo muito boa pessoa e ja de idade o outro é jovem e não quer trabalhar e ele é que anda a pagar para não ficar sem a casinha que tem e pelo nome dele porque é 1 pessoa de honra.

Peço desculpa pelo testamento.
    •  
      FD

# 2

Colocado por: japlEu sei que isto não se devia fazer mas peço a alguem se sabe se ele pode por a casa no nome da filha para se precaver se tiver um azar e não conseguir pagar, pois são 2 bancos e mais creditos que estão a aparecer.

Deve falar com um advogado, o que gasta com a consulta de certeza que poupa a longo prazo.

De resto, se recebe reforma, essa reforma (a não ser que seja muito baixa) será com quase toda a certeza penhorada para pagar parte dos créditos.
    Mas entre pagar 100€ todos os meses e ficar sem casa, acho que é preferível a primeira opção.

Se as dívidas não forem ao estado é capaz de safar a casa. Se forem ao estado, cuidado, muito cuidado.

Espere lá, ele assinou algum aval, letra ou fiança em nome próprio? É que se não, a não ser que se prove dolo, acho que não terá problemas... o património da empresa é da empresa e o pessoal é pessoal.
    E com dolo quero dizer que com o dinheiro de terceiros andou a pagar coisas para ele, por exemplo.
    Se não pagou porque não lhe pagaram a ele ou porque o dinheiro foi para gastos correntes, em princípio e com o que adianta, não deverá ter problemas.
    Mas, de qualquer forma, deve contratar um advogado para o ajudar.
    • shc
    • 17 dezembro 2010

# 3

Sim o dinheiro nunca foi usado em beneficio proprio ate porque ele ja n recebia ordenado á varios meses , as dividas sao aos bancos, e acho que a essas não consegue fugir.
    •  
      FD

# 4

Colocado por: japlacho que a essas não consegue fugir

Como lhe disse, a não ser que tenha dado uma garantia em nome próprio para um crédito para a empresa, não deverá ter problemas.
    Porém se assinou um título de dívida (fiança, letra, aval, livrança, são alguns dos termos que podem ter sido utilizados etc.) em nome próprio (e não como gerente da empresa), aí sim, terá problemas e nesse caso, deve considerar o que está riscado.
    • shc
    • 17 dezembro 2010

# 5

Sim os creditos da empresa estão com garantia de nome proprio, por isso é que acho que tem mesmo de pagar, e ele está a pagar, agora n é justo o outro ter usado os bens da empresa para viver 1 ano e tal e como não tem nada n paga e o homem coitado que ja tinha saido da empresa e que ja n devia ter nada haver com a mesma anda a pagar

0.0069 seg. NEW