Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora viva.

Chamo-me Ricardo e já de há algum tempo a esta parte que sou um leitor assíduo do fórum, e agora decidi registar-me para poder participar.

Pretendo remodelar a sala e a cozinha, sendo que a ideia que tenho em mente seria unia as duas, ainda que parcialmente, através da parede da zona da mesa de refeições, como se pode ver na planta. O objectivo seria deixar de ter duas zonas de refeição para passar a ser uma única, tornando assim a sala praticamente numa área exclusivamente social. Por outro lado receio a propagação dos cheiros para a sala.
    Unir a despensa à cozinha também não está fora de questão.
    Não quero mexer em nada estrutural, pelo que agradeço que as opiniões levem este facto em conta.

Cumprimentos,
    Ricardo
      planta.sala.cozinha.jpg
  2.  # 2

em q zona e o imovel
  3.  # 3

A casa fica na zona de Alenquer.
    Agradeço opiniões...
  4.  # 4

boas tardes

abra tudo mas deixe umas portas de correr grandes para poder fechar quando receber visitas e a cozinha estiver desarrumada.

abraços
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo casa
  5.  # 5

eu não abria tudo, não vejo necessidade, até porque se iria ver a porta de entrada da cozinha
    fazia algo assim, e tapava a porta do hall para a cozinha(arrumos arranjavam se em armários na cozinha)
      Untitled-13.jpg
  6.  # 6

De acordo com o desenho inicial, parece-me existir um pilar nessa parede.
  7.  # 7

Colocado por: francisco2De acordo com o desenho inicial, parece-me existir um pilar nessa parede.

está a falar de o que apontei a vermelho?
    isso é um arranque de arco, ou arranque para fechar divisão-lavandaria, se fosse pilar seria de 10/15 cms
    pilar estará no que indiquei a verde
      Untitled-22.jpg
  8.  # 8

Estava-me a referir aquela cota de 60 cm perto do rectangulo verde.
  9.  # 9

será que a entrada na casa é aquela porta a dar para a sala??
  10.  # 10

Colocado por: marco1será que a entrada na casa é aquela porta a dar para a sala??

esta casa parece ter três entradas, estranho

Colocado por: francisco2Estava-me a referir aquela cota de 60 cm perto do rectangulo verde.

aquilo nunca pode ser um pilar, deve ser algum apontamento de vão
    se a parede tem 15 o pilar ia ter 12 de espessura??? nunca, e como não indica os outros pilares com certeza que não é nada estrutural.
  11.  # 11

aquela indicação é um passa pratos.
  12.  # 12

Colocado por: Fernando Gabrieleu não abria tudo, não vejo necessidade, até porque se iria ver a porta de entrada da cozinha
    fazia algo assim, e tapava a porta do hall para a cozinha(arrumos arranjavam se em armários na cozinha)
      Untitled-13.jpg

Obrigado pela sua opinião, mas acho que não gosto muito de entrar em casa e ver a cozinha toda exposta.
  13.  # 13

Colocado por: Fernando Gabriel

está a falar de o que apontei a vermelho?
    isso é um arranque de arco, ou arranque para fechar divisão-lavandaria, se fosse pilar seria de 10/15 cms
    pilar estará no que indiquei a verde
      Untitled-22.jpg

Essas saliências que apontou a vermelho não existem na casa, pelo menos não são visíveis.
  14.  # 14

A sala só tem uma entrada vinda da rua, a outra porta dá acesso ao hall.
    Como o marco1 referiu a sala tem um passa pratos (que é para eliminar!).

O que acham desta ideia? Fechar o acesso ao hall e incorporar a dispensa na cozinha.

Obrigado a todos pelas contribuições dadas.
      Untitled-14.JPG
  15.  # 15

Voltando a sua questao original, eu ja vivi numa casa assim e gostei muito. Socialmente e muito mais interessante.
    Ha nom entanto dois aspectos importantes na minha opiniao quando se quer deixar tudo aberto
    - a cozinha tem de passar quase despercebida no conjunto
    - tem de ter um bom exaustor para aquelas comidas "mais cheirosas".

Na moradia que estou a construir a cozinha e desta forma, estando no meio entre a sala de estar e jantar e toda aberta, beneficiando tambem da vista que a casa tem.
    De uma olhadela no blog da casa e tem la uns 3D's da cozinha e planta (veja os posts mais antigos).
    http://mynewhousesesimbra.blogspot.com/
  16.  # 16

Colocado por: Fernando Gabrieleu não abria tudo, não vejo necessidade, até porque se iria ver a porta de entrada da cozinha
      Untitled-13.jpg

Colocado por: Ricardo casa
    Obrigado pela sua opinião, mas acho que não gosto muito de entrar em casa e ver a cozinha toda exposta.

Colocado por: Ricardo casaA sala só tem uma entrada vinda da rua, a outra porta dá acesso ao hall.
    Como o marco1 referiu a sala tem um passa pratos (que é para eliminar!).

O que acham desta ideia? Fechar o acesso ao hall e incorporar a dispensa na cozinha.

deve estar a brincar...
    se vir bem, eu indiquei-lhe essa ideia de fechar esse acesso do hall,
    e já agora a cozinha no meu desenho"" não está indicada, logo pode estar do lado direito ou esquerdo.

ganha o prémio do agradecimento :)
  17.  # 17

Ora bem, eu só alterei a parede do seu desenho porque estou a partir do princípio que a cozinha se manterá no mesmo sítio, até por causa da chaminé. Não estou a apoderar-me da sua boa ideia, estou a aproveitá-la e a adaptá-la aos meus gostos.
  18.  # 18

boas

quando eu disse para abrir tudo só me referia à relação cozinha/sala, claro que o hall deixada privado, até porque convêm ter um espaço para receber as pessoas entes de as convidar a entrar em casa.

nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  19.  # 19

Agora que me falou numa área para receber as pessoas é que me apercebi que ainda não tinha pensado nisso! O hall que está na planta é o hall que dá acesso ao resto da casa. A entrada principal da casa é a porta central da sala. Parece que ainda tenho muito que pensar...

Colocado por: doisarquitectosboas

quando eu disse para abrir tudo só me referia à relação cozinha/sala, claro que o hall deixada privado, até porque convêm ter um espaço para receber as pessoas entes de as convidar a entrar em casa.

nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  20.  # 20

Colocado por: Ricardo casaOra bem, eu só alterei a parede do seu desenho porque estou a partir do princípio que a cozinha se manterá no mesmo sítio, até por causa da chaminé. Não estou a apoderar-me da sua boa ideia, estou a aproveitá-la e a adaptá-la aos meus gostos.

então mas eu propôs-lhe a ideia de fechar o corredor e não disse nada sobre ela :) e depois vem perguntar o que acham da ideia, só falei por isso :)

0.0233 seg. NEW