Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: eu
    Discordo. Eu vejo é muitas pessoas da classe média mais interessadas em trocar de carro, gastando dezenas de milhares de euros, do que em investir 3000 euros em tecnologias que melhoram a eficiência energética da sua casa e que até se pagam em meia dúzia de anos.

    Devemos ter diferentes ideias do que é a classe média...para mim a classe média é o casal que aufere limpos de 3000€ para frente...os meus amigos/conhecidos da classe média ganham entre 3500/5000€ limpos por mês...e esses têm tudo...carros de 5 em 5 anos, boas casas, ferias todos os anos, pisos radiantes, paineis solares e até micro produção...

    Pergunto outra vez:
    acha que aquele apoio do Governo foi para quem tinha menos posses?...

    Acha que um casal que aufere limpos por ex 1400€ (600+800), com uma casa(necessário para ter paineis), carro e despesas associadas, despesas gerais, seguros, 1 ou 2 filhos a estudar, etc...tirou partido do apoio do governo aos painéis?...Talvez por isso não se vejam tantos painéis como seria de esperar...porque o "apoio" foi direccionado para ajudar muitos(algumas empresas incluídas), mas não para quem precisava...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • eu
    • 12 dezembro 2011

     # 62

    Colocado por: Pedro FernandesDevemos ter diferentes ideias do que é a classe média...

    Sem dúvida!
  2.  # 63

    Claro que há regras!! Uma delas é não aquecer a agua a 70º como normalmente se vê nos esquentadores e até nos painéis solares com apoio por resistência.
    Morando a >200m de altitude, com boa exposição e clima ameno, consigo 20 a 30º no deposito em pleno inverno, com uma caldeira com chama variável (a a sua potencia reduzida em 20% em cada nível de chama) consegue ser consumir pouco mais que um bico de fogão.
    Aqui aquece-se até 45º que chega perfeitamente para tomar banho a 40º.

    Nem todos os dias toda a gente toma banho, incluindo a MLR.
    Redutores de caudal. e sim , duches rápidos. banho de imersão são raríssimos.

    Acredito que em climas mais frios os resultados não seriam os mesmos, mas ai: "temos pena" (no Algarve devem rir-se de mim, mas...acho que já não estou mal) :)

    O que sei é que funciona: a bilha que meti no natal passado ainda tem 10 dos 13kg com que vem (mas o ano que passou foi óptimo para o solar. Desliguei a caldeira para o verão no final de mês de Fevereiro e só a liguei no final de Novembro e só a espaços. Neste momento tenho 44º a 2/3 do deposito, ou seja 100l a mais de 44º. Se o dogma não acredita ( ou qualquer outro de vocês), que venham ver o que é possível fazer com um solar que sei nem ser topo de gama.





    Colocado por: eu


    Eu também acho estranho ser tão pouco, mas provavelmente até se consegue, se se tomarem poucos duchese se forem rápidos.
  3.  # 64

    Mesmo a real classe media (como reporta) toma decisões em que gasta isso facilmente. Desde LCD's, Telemoveis, Ipads ou extras para o carrinho de 20 e tal mil €, não é difícil. Claro que são compras espaçadas, mas que se fazem.
    3000€ é dinheiro mas não é uma fortuna, o problema é que valores materialista mais altos se levantam. Por exemplo conheço gente com contas de telemóvel de 100€, que são classe media baixa....

    Colocado por: Pedro Fernandes
    Devemos ter diferentes ideias do que é a classe média...para mim a classe média é o casal que aufere limpos de 3000€ para frente...os meus amigos/conhecidos da classe média ganham entre 3500/5000€ limpos por mês...e esses têm tudo...carros de 5 em 5 anos, boas casas, ferias todos os anos, pisos radiantes, paineis solares e até micro produção...

    Pergunto outra vez:

    Acha que um casal que aufere limpos por ex 1400€ (600+800), com uma casa(necessário para ter paineis), carro e despesas associadas, despesas gerais, seguros, 1 ou 2 filhos a estudar, etc...tirou partido do apoio do governo aos painéis?...Talvez por isso não se vejam tantos painéis como seria de esperar...porque o "apoio" foi direccionado para ajudar muitos(algumas empresas incluídas), mas não para quem precisava...
  4.  # 65

    Colocado por: system32Se o dogma não acredita ( ou qualquer outro de vocês), que venham ver o que é possível fazer com um solar que sei nem ser topo de gama.


    Pode dar o link para a discussão onde descreve o seu sistema? Em que distrito mora?

    (found: https://forumdacasa.com/discussion/20081/diario-da-minha-instalacao-de-paineis-solares) ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: system32
  5.  # 66

    Colocado por: system323000€ é dinheiro mas não é uma fortuna

    Para o ex que dei (e são muitas as familias nestas condições ou ainda com rendimentos inferiores)...?
    Acha que um casal que aufere limpos por ex 1400€ (600+800), com uma casa(necessário para ter paineis), carro e despesas associadas, despesas gerais, seguros, 1 ou 2 filhos a estudar, etc...tirou partido do apoio do governo aos painéis?...Talvez por isso não se vejam tantos painéis como seria de esperar...porque o "apoio" foi direccionado para ajudar muitos(algumas empresas incluídas), mas não para quem precisava...


    Digo mais...houve muitas famílias que fizeram um esforço financeiro para colocar os painéis e, seja pela fraca qualidade, seja pelo pouco profissionalismo (foram criadas de repente n de empresas instaladoras)...ficaram com sistemas a funcionar duma maneira que nem daqui a 20 anos vão buscar o retorno...
  6.  # 67

    Colocado por: system32O que sei é que funciona: a bilha que meti no natal passado ainda tem 10 dos 13kg com que vem

    Gastou 3 kg de gás para apoio de AQS num ano?...
  7.  # 68

    Quanto a comprar demasiado barato, e empresas da treta, só podemos lutar contra elas, mas isso não invalida a validade da compra de painéis.


    Colocado por: Pedro Fernandes
    Para o ex que dei (e são muitas as familias nestas condições ou ainda com rendimentos inferiores)...?


    Digo mais...houve muitas famílias que fizeram um esforço financeiro para colocar os painéis e, seja pela fraca qualidade, seja pelo pouco profissionalismo (foram criadas de repente n de empresas instaladoras)...ficaram com sistemas a funcionar duma maneira que nem daqui a 20 anos vão buscar o retorno...
  8.  # 69

    Sim.
    A bilha é a mesma desde o natal.
    Atendendo que esteve desligada desde Fevereiro e este inverno apenas trabalhou 6 dias e a aquecer agua sempre acima dos 35º até aos 45º, é um bom resultado.
    Claro que para isso o facto de ter a caldeira com chama modulante (e redução de 20-30% na potencia) ajuda!
    A caldeira tem 3 níveis de chama com o mínimo um bem pequenino (+-5mm) . Nunca ligou o nível máximo. O normal é estar quase sempre na mínima com ocasionais saltos momentâneos para a media.
    Assim gasta tanto quando um bico de fogão.

    Colocado por: Pedro Fernandes
    Gastou 3 kg de gás para apoio de AQS num ano?...
  9.  # 70

    Colocado por: system32mas isso não invalida a validade da compra de painéis.

    Sim...concordo...para quem lá pode chegar...
  10.  # 71

    querem um painel baratinho????? precisam disto tubo pead 20 + uma placa de madeira ai de 2 mt por 2mt, um plastico preto e um deposito de agua, colocam a placa no chao cobrem com plastico preto, depois colocam em espiral o tubo pead segundo com umas serrilhas ou arames como seja, depois colocam o deposito mais alto que o painel ligam os 2 tubos ao deposito, viram a maquina pra sul e ja esta um sistema solar por não mais que 50 euros!! =))) lol

    desculpem poluir o topico!!
  11.  # 72

    Não tenham duvidas que sistemas destes davam 4-6 meses de agua quente à borla. Agora no inverno esqueçam!!
    Nos países mais tropicais usa-se muito sistemas destes.
    Até painéis de "tubos de vácuo" com um tubo preto a passar por dentro de garrafas de fanta ( ou afins) encaixadas umas nas outras.

    O "dogma" ou "trolha" ou seja lá quem és : Em países destes ias à falência mais os teus equipamentos de topo!! :D

    Até pelo preço devia ser obrigatório em qualquer barraco!


    Colocado por: Sergio Rodriguesquerem um painel baratinho????? precisam disto tubo pead 20 + uma placa de madeira ai de 2 mt por 2mt, um plastico preto e um deposito de agua, colocam a placa no chao cobrem com plastico preto, depois colocam em espiral o tubo pead segundo com umas serrilhas ou arames como seja, depois colocam o deposito mais alto que o painel ligam os 2 tubos ao deposito, viram a maquina pra sul e ja esta um sistema solar por não mais que 50 euros!! =))) lol

    desculpem poluir o topico!!
  12.  # 73

    É verdade, quando estive no México em todas as casas há depósitos pretos no telhado... mas que julgo serem só para recolha de águas, e não para aquecer.
    Mas lá não faz frio, pode-se tomar banho com água morna à vontade ;)
  13.  # 74

    Pois:
    Nos países quentes e solarengos: depósitos pretos no telhado = agua quente... garantido!!

    Mesmo por cá existem uns painéis em plástico preto para colocar no chão e aquecer as piscinas, e resulta mesmo!! ( no verão...)


    Colocado por: treladocaoÉ verdade, quando estive no México em todas as casas há depósitos pretos no telhado... mas que julgo serem só para recolha de águas, e não para aquecer.
    Mas lá não faz frio, pode-se tomar banho com água morna à vontade ;)
  14.  # 75

    Já aprendi que não vale a pena queixar-me, por isso...

    ...

    Mas o meu "barraco" já tem, e o teu??

    ...

    Painéis de plástico para aquecer agua de piscinas: Quem disse que falava para si? Existe um mundo de pessoas lá fora, sabe...

    Eu até podia ter fotografado a bilha junto a um jornal (para verem a data), e agora, para você perceber que ainda é a mesma bilha desde o natal, mas você não ia acreditar na mesma, por isso...não vale a pena!

    A Sic não sei, mas talvez alguns "técnicos solares" que andam por ai, que chamam mentirosos aos outros pela sua própria ignorância.



    Colocado por: TROLHA...
    depois queixa-te.


    a começar pelo teu!!
    que raio de contraditório!!




    a sério????...não sabia....aprendo cada coisa.

    até aprendo como se gasta apenas 3kg de gás por ano parta 4 adultos....(dizem)

    (anteriormente era uma garrafa,agora passou a 3kg.....se fosse aqui eu chamava a SIC)
  15.  # 76

    Já estou farto de procurar mas ainda não consegui encontrar...o que é que quer dizer AQS? Desculpem a ignorância do macaco...
    Concordam com este comentário: AntónioPSPereira
  16.  # 77

    Com um clima como o nosso: mesmo os barracos deviam ter painéis solares!!

    ...

    O trolha não é técnico, mas instala painéis....humm... ainda pior ... e dos bons

    ...

    Quando aos meus hábitos de higiene, já expliquei que apenas um elemento toma banho todos os dias, os outros são um pouco mais espaçados, e já agora a MLR lava 5 dias por semana. Louça raramente é lavada à mão.

    Não divida o gás por 365 dias, pois quase 300 estou autónomo e os restantes é só dar um cheirinho pois tenho 30 ou mais graus no deposito.
    Experimente isto: acenda um bico médio de fogão uma hora (ou menos) por dia e veja quanto dura uma garrafa. é capaz de ser uma comparação razoável (para os dias em que realmente necessito de apoio).

    Veja este exemplo: hoje, às 9:30, depois do dia de ontem, e depois de um banho e de uma MLR tenho 33º (a 2/3 de altura do deposito), e os painéis já estão a 40º e a trabalhar. Não me parece mau rendimento!!



    Colocado por: TROLHA...
    o meu é um barraco por isso é que não tem!!


    pois não,nem agora nem nunca!!


    isso sobre os técnicos é verdade!!...mas eu como não sou técnico nem o dito CAP tenho,sou e vou ser sempre ignorante,e nesta situação prefiro sê-lo,senão ainda vou acreditar que é verdade.

    mas o melhor é pensar que as pessoas (4) não tomam banho,nem lavam a louça,nem que seja um copo ou uma caneca etc etc etc.....resumindo: nem uma gota se perde.

    agora quem quiser que faça as contas e divida 3kg de gás por 365 dias do ano e vejam se não é um record mundial.
    sendo assim o homem com esta poupança vai poder comprar um sistema de topo em que lhe vai gastar apenas 1kg de gás num ano,isto sem contarmos com a substituição dos circuladores de ultima geração onde a poupança de energia eléctrica é considerável.

    mas pronto,isto é o meu raciocínio....mas como sou ignorante,o que eu digo não se escreve!!
  17.  # 78

    Cada solução para cada problema.
    Se neste clima com estas temperaturas da agua consigo ficar quase independente óptimo para mim. E não preciso de tubos maravilha, que este sistema gama media serve muito bem e espero que assim continue por muitos anos.

    Se não o convenço: paciência, e eu até me tenho esforçado, e nem vendo serviços/materiais na área , por isso apenas relato a minha experiência pessoal. Se não acreditam que tenho uma bilha de gás montada desde o natal passado e até à semana passada ainda pesava 25kg (-15,1 tara: sobram 9.9kg de gás): paciência.


    Colocado por: TROLHA...
    isto não é rendimento nenhum,rendimento seria com temperaturas baixas,quer a da água quer a da temperatura ambiente!!

    apesar de ter o deposito abrigado,e de habitar numa zona amena,e de ter a temperatura da água fria mais alta do que por exemplo aqui na zona....não me convence!!

    e a contabilização dos gastos fazem-se ao ano e não pontualmente.
    e mesmo que fossem os 65 dias para consumir os 3kg de gás é ridículo na mesma!!
  18.  # 79

    Colocado por: TROLHA...e mesmo que fossem os 65 dias para consumir os 3kg de gás é ridículo na mesma!!


    Não é ridículo porque o que dá a entender é que a família do system32 usa pouca água quente. Dai ter de concordar com ele, para a sua especificidade o seu sistema parece estar adequado.

    Colocado por: system32e a contabilização dos gastos fazem-se ao ano e não pontualmente


    Fazem-se ao ano, mas pontualmente. Na prática penso que qualquer consumidor o que gostaria era de poder fazer esta pergunta e obter uma resposta:

    - Somos uma família de A pessoas, tomamos B duches por dia de C minutos em média, bla bla bla => Calcular água quente usada em cada mês e temperatura desejada.
    - Vivemos na zona XPTO que tem as temperaturas médias por mês X.
    - Qual o sistema para AQS que represente o menos custo total de propriedade a Y (10 por exemplo) anos?

    Mas aborrece-me gastar tanto tempo a tentar procurar a resposta a esta pergunta e ser tão difícil obter a resposta. Isto porque essencialmente encontra-se é informação sobre porque é que determinado sistema é uma maravilha. Pede-se menos religião e mais ciência.

    Eu sei o que vou fazer no meu caso, vou pedir à equipa de engenharia que contratei para me fazer as especialidades para apresentar uma proposta para o sistema mais económico para a minha situação com uma explicação que se entenda. Penso ser a entidade mais indicada para o fazer.

    Não entendo porque raio é que organizações supostamente do estado como esta http://certificadoenergetico.net/ (espero não estar a cometer nenhuma besteira) ou outra com responsabilidade na área não ajuda os cidadãos a poupar energia facultando informação, e fazendo simuladores como o que coloquei ai da Áustria, permitindo ao país gastar menos energia.

    Enfim...
  19.  # 80

    Colocado por: TROLHA...vai perder tempo para quê???..meta um sistema igual ao do system32,sabe que no mínimo gasta apenas uma garrafa de gás por ano!!!


    Não gasto porque a minha situação vai ser diferente da dele.

    Colocado por: TROLHA...e sobre consumos quem lhe der algum está a enganar!!


    Elabore.

    Colocado por: TROLHA...e essa equipa se estiver comprada nunca irá ser neutra!!


    Certo. Dai pedir um documento que explique a proposta para analisar. De qualquer maneira a partir de um certo ponto tenho de confiar em alguém ou alguma coisa. Ou isso ou vou já por o meu chapéu de alumínio. :)
 
0.0303 seg. NEW