Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pela enésima vez mais um tópico sobre a melhor opção para tubagem de agua. Caso ainda tenham paciência para debater este assunto agradecia as vossas opiniões, pois vou aventurar-me a fazer uma canalização e gostava de saber qual o melhor sistema que se adequa à seguinte situação:

Substituição da canalização de uma casa antiga (60 anos), prevejo problemas a curto prazo com a mesma.

São 3 divisões, 1 casa de banho, cozinha e lavandaria.

Quero que a tubagem passe por fora das paredes.

Como vou ser eu a faze-la qual o sistema que permite melhor resultados de execução a um leigo.
  2.  # 2

Como vou ser eu a faze-la qual o sistema que permite melhor resultados de execução a um leigo.
    nenhum, para ficar exterior julgo que o melhor seria em inox, mas ha quem utilize ppr e multicamada

cumps

David Marques
  3.  # 3

Bem, vou optar por multicamada, dentro desta categoria existem 2 opções de montagem que estou a ponderar o cravamento e encaixe (não sei o nome técnico).

Dentro destas duas opções quais as marcas que me aconselham?
  4.  # 4

Ninguém opina? Digam lá que marcas inspiram mais confiança?
  5.  # 5

Ninguém opina? Digam lá que marcas inspiram mais confiança?
    uponor nao e chines e puxa pela carteira, pesquise que ha ai um topico julgo que e : melhor tipo de canalizaçao ou algo parecido.

cumps

David Marques
  6.  # 6

Como prometido, passo a mostrar e relatar a minha odisseia com canalizações.

Decidido o sistema a usar, efectuado o cálculo dos materiais necessários, e alguns orçamentos depois, pus mãos à obra.

Estou a usar:
    No exterior (contador – casa), polietileno alta densidade, com uniões rápidas em latão
    Torneiras exteriores inox bicone, tubo pelo exterior para permitir manutenção.
    Interior multicamada plomyclick encaixe rápido, na coluna de chuveiro usei inox encaixe rápido sistema tectite 316.

Ainda só tirei estas 2 fotos.
      18022011136.jpg
      18022011138.jpg
  7.  # 7

Colector de distribuição, ainda não está acabado, falta redutora de pressão, só chega para a semana.
      18032011144.jpg
  8.  # 8

as abraçadeiras junto ao joelho de saída com pate não faz lá nada, podia ter ficado mais em cima
  9.  # 9

?,

Sistema tectite? Não foi a minha 1ª escolha, ate porque não conhecia o sistema.
    Os créditos vão para si, que teve a amabilidade e paciência de me “orientar” em algumas dúvidas que tive.

Pdavidmarques,

Como estes paters iriam receber uma torneira misturadora (já montada) achei por bem aplicar as abraçadeiras o mais perto possível dos paters, por forma a anularem o momento no tubo, produzido pelo manuseamento da torneira, o resultado foi alcançado. Não sei se o desempenho seria o mesmo ao afastar as abraçadeiras do pater.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ?
  10.  # 10

?,

As paredes tem 55 a 60 anos e por consequência a fixação por meio de buchas é muito fraca, para contornar este problema usei buchas químicas em todos os furos feitos na casa de banho.

Sim, a aplicação deste sistema é muito simples, esteticamente é um sistema “limpo” na passagem por fora das paredes talvez seja o mais agradável à vista.
    • shc
    • 28 março 2011

# 11

Miguel C. , pode dizer como correu a instalação do Plomyclick? foi fácil ? Gostou?

Cumprimentos
  11.  # 12

japl,

Ainda não conclui a instalação, (é um trabalho para os fins de semana) mas até agora não tenho tido problemas é um sistema bastante fácil de aplicar, como ainda não vi o desempenho, no fim da instalação, e já a funcionar, farei um balanço mais detalhado.
  12.  # 13

Misturadora coluna de chuveiro
      15022011133.jpg
  13.  # 14

Transição tectite plomyclick
      27032011156.jpg
  14.  # 15

Ontem estive a fazer isto:

Ligação para o esquentador
      27032011149.jpg
      27032011147.jpg
  15.  # 16

Instalei a redutora de pressão no colector.

No entanto ao ler as instruções, é recomendado a instalação de um dispositivo que anule o golpe de aríete para proteger a membrana da redutora.

Numa breve pesquisa que fiz o melhor que percebi foi isto “No momento em que se modifica brutalmente a velocidade de um fluido em movimento numa canalização, acontece uma violenta variação de pressão. Este fenômeno, transitório, é chamado de golpe de ariete e aparece geralmente no momento de uma intervenção em um aparelho da rede (bombas, válvulas... )”

No meu caso o que pode provocar este fenómeno seria a abertura e fecho de torneiras, certo?

Instalando o dispositivo no colector onde assinalei, protegerei a redutora de pressão? E no resto da canalização devo ter mais algum cuidado?
      21.jpg
    • shc
    • 31 março 2011

# 17

o amortecedor vai fazer em multicamada? penso que seria uma boa solução.
  16.  # 18

.. Penso que não se justifica ter um amortecedor de golpe de ariete nessa instalação.
    tem bombas instaladas na rede?
    Tem aparelhos de descarga ( de grande caudal instantâneo)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel C.
  17.  # 19

Japl,

“fazer em multicamada…” não entendi, quando muito comprar e montar….

Pedro,

Não tenho bombas instaladas, nem aparelhos de descarga de grande caudal.
    É uma instalação da rede pública para 1 lavandaria 1 cozinha 1 WC e 3 torneiras exteriores.
  18.  # 20

?,

Vou instalar vários monocomandos.

Diga-me, para atenuar este fenómeno, a colocação do dispositivo onde assinalei é eficaz? E necessário instalar o dispositivo em mais algum ponto da canalização?

0.0204 seg. NEW