Em limite, para efeitos de crédito de facto não necessita de um projecto de alterações ou orçamento das obras, até porque existem outras soluções de crédito para além do crédito obras, tipo "multiopções" da CGD. É sobretudo para si que importa recorrer aos serviços de um arquitecto, para efeitos de valorização do seu património e da qualidade da intervenção que vai efectuar. A adaptação de uma casa a novos espaços requer um estudo atento de forma a potenciar e valorizar o património no qual se opera e, tendo em conta que vai intervir numa casa antiga, é também muito importante conhecer os princípios construtivos e propor para as alterações soluções construtivas adequadas ao existente. No fundo é um investimento que compensa sempre a médio prazo.
Muito obrigado pelas dicas flash arquitectos, fiquei mais esclarecido. Como ja percebi terei de pedir licença a camara para efectuar as obras. sera que essa licença demora a sair e o custo dela e acessivel?
Não sei se sempre será necessária a licença da Camara, ao decorrer do projecto é que isso de decide, porque depende das intervenções que pretender fazer. quanto à ida a um arquitecto não custa nada lol.
Não sei qual é o modos operandi de todos, mas connosco só paga se depois de lhe darmos orçamento o aceitar, até lá teriamos de ver vários pormenores, ver o sitio, as suas intenções etc.[fazemos destinção entre consultoria técnica ou fornecimento de orçamento], além disso esse pagamento é sempre faseado por etapas.
Ao reunir com um arquitecto, explicando-lhe as suas intenções e o contexto em que a casa se insere, saberá da necessidade ou não e do tipo de autorização prévia que o projecto requer, que variam com a relevância das intervenções e condicionantes que o pdm define para a zona em questão. Se não se tratar de uma área histórica, poderá precisar de submeter uma "comunicação prévia" que demorará cerca de 60 dias a ser apreciada, se não houver condicionantes na zona. Quanto às taxas camarárias, não se preocupe, são perfeitamente acessíveis para o seu caso.
Sugiro aconselhar-se com um solicitador ou advogado para efeitos de aquisição do imóvel e depois reuna com alguns arquitectos, recolha orçamentos e escolha qual fará o projecto e acompanhará todo o processo.