Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    alguém me sabe dizer que documentos é que a imobiliária tem de fornecer ao comprador de um imóvel usado?

    Pretendo receber um original ou cópia autenticada da planta do imóvel, mas a imobiliária (Remax) recusa-se a dar o documento e diz que apenas me dará a cópia!

    Onde posso encontrar um enquadramento legal a esta situação?

    obrigado.
    Marco
  2.  # 2

    boas tarde

    a imobiliária não deve estar a recusar.. ela não deve e ter nenhuma planta original... e então apenas lhe fornece a cópia que lhe forneceram a eles....

    penso que não exista nenhuma legislação que obriguem o vendedor a facultar-lhe uma planta original... e se houver é o vendedor que terá de fornecer, nunca a imobiliária.

    o que pode exigir é o certificado energético... esse sim é obrigatório.

    cumps
  3.  # 3

    O problema é que fiz uma venda pela "Era" e obrigaram-me a entregar as plantas originais ou autenticadas.

    Na compra que estou a fazer pela "Remax" dizem que têm os originais, mas que os têm de entregar na câmara!

    É estranho as imobiliárias não terem as mesmas regras de funcionamento!

    Que garantias tenho de que a fotocópia não autenticada da planta da casa que me dão corresponde à realidade?
    •  
      FD
    • 20 dezembro 2010

     # 4

    Colocado por: mmartins888Que garantias tenho de que a fotocópia não autenticada da planta da casa que me dão corresponde à realidade?

    Ou pede uma cópia certificada à imobiliária ou à Câmara Municipal.
    Se não lhe dão na imobiliária, dão na câmara.
    Isto (cópias certificadas) tem um custo, agora imagine se todos os potenciais compradores pedissem cópias certificadas...

    O que acontece é que a imobiliária pede uma cópia certificada para se proteger a ela própria quando angaria, e no caso, se sabe que as plantas correspondem ao original, não têm que se assegurar de que não estão a vender algo que não corresponde ao anunciado.
  4.  # 5

    Mas eu não sou um potencial comprador! Eu sou mesmo o comprador final!

    Faz sentido eu pagar para ter uma planta do imóvel que comprei, quando já tive de fazer isso para o imóvel que vendi?
    •  
      FD
    • 20 dezembro 2010

     # 6

    Colocado por: mmartins888Mas eu não sou um potencial comprador! Eu sou mesmo o comprador final!

    Colocado por: mmartins888Que garantias tenho de que a fotocópia não autenticada da planta da casa que me dão corresponde à realidade?

    Então, sugiro-lhe que se dirija directamente à Câmara e peça lá para consultar as plantas (ou pedir cópias), só assim terá plena garantia de que o que compra é o que foi licenciado.
    Tudo o resto será confiar demais na imobiliária...

    Enquadramento legal sobre as imobiliárias e suas obrigações: http://www.inci.pt/Portugues/Legislacao/Legislacao/DecLei2004211.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmartins888
 
0.0107 seg. NEW