Como sabem, alguns, estou a restaurar uma casa antiga, mas estou com problemas na sala relativamente à lareira, que não sei onde construí-la. Na parede da esquerda está uma janela grande, na direita escadas e WC, na parede de dentro está vazia, mas fica a lareira virada para o exterior? não tem muita lógica... Na parede exterior tem ligação à cozinha... Enfim, envio um esboço para tentarem perceber. Conto com a vossa opinião / ajuda.
Pode-me ter escapado alguma coisa, mas não consegui perceber muito bem os problemas que aponta na parede de "dentro" e na virada para o "exterior" na medida em que continuam a ser paredes da sala. Nessas paredes, parecem-me ter possibilidades de adaptar a lareira. Outra possibilidade é a lareira ficar de canto...
Agradeço a sua opinião. A minha questão é que se a colocar na parede interior, fica voltada para fora, mais dificilmente aquecerá os quartos, que estão situados no ponto 2,3 e 4. Na parede exterior, junto ao pátio (assinalado a 10),que seria o ideal, pois estaria voltada para o interior da casa, geralmente não se aconselha numa parede exterior... Não aprecio muito lareiras de canto.
funciona precisamente ao contrário do que diz "essa troca" de calor. O calor "armazenado" em toda a caixa da lareira deve estar mais no interior da casa ou seja a lareira em termos térmicos ficará melhor na parede que confina com o quarto. a melhor solução na minha opinião é no canto embora sem ser com o formato na diagonal, algo mais actual, o que libertaria todo o resto da parede para um ecran ( tv).