Colocado por: zedasilvaNão esquecer que para além do valor do orçamento para a construção o DO vai-se deparar durante a execução da obra com outros custos associados que devem já estár contemplado no valor do seu limite orçamental
Colocado por: zedasilva1- Não
2a-Sim
2b- Sim
3- Não
4- Sim
Solução?
Rever o projecto para que este se encaixe no limite orçamental.
Não esquecer que para além do valor do orçamento para a construção o DO vai-se deparar durante a execução da obra com outros custos associados que devem já estár contemplado no valor do seu limite orçamental
Colocado por: zedasilvaPara começar deveria ter um bom caderno de encargos onde tudo esteja definido de forma a poder verificar onde é possivel reduzir custos.
Sem mexer em áreas de construção e sem comprometer a qualidade desta por norma é nos materias de acabamento onde poderá mexer.
Com o empreiteiro pode estabeleçer todo o tipo de compromissos (desde que ele aceite) tem é que verificar se são legais e quais as consequências disso.
Colocado por: zedasilvaO oraçamento foi dado com base no caderno de encargo e tem um mapa de quantidade de materiais com os respectivos preços?
Colocado por: SchopferGottParece que a tarefa de responder convenientemente a um mapa de quantidades bem elaborado (com preços etc) não é algo que todos tenham a capacidade ou vontadeNão devia ter caído nessa: o que da trabalho é elaborar os mapas de quantidades e as medições! Não responder detalhadamente.
Colocado por: P+V ARQNão devia ter caído nessa: o que da trabalho é elaborar os mapas de quantidades e as medições! Não responder detalhadamente.
Colocado por: LMSCPenso não existir nenhum que lhe consiga dar esses valores... o mesmo se passou comigo... e eu sempre a insistir para me detalharem ao máximo na orçamentação, depois tinha sempre de andar a mandar mail's/telefonemas com as dúvidas que ia tendo na interpretação dos orçamentos... Na minha opinião não têm interesse em dar esses valores para poderem jogar com as suas margens de lucro (nada menos de 20%).
Colocado por: zedasilvaJá imaginaram que se tivessem os preços todos descriminados como é que o empreiteiro ia facturar trabalhos a mais ou a menos : ))))
Colocado por: SchopferGott
As margens ... É obvio que as têm de ter, pois o negócio é esse... Mas eu até achava que elas raramente ficavam abaixo dos 25 % ...