Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Estou em fase de finalização do projecto de arquitectura da minha casa e gostaria, antes de finalizar, todas as vossas opiniões/comentários.

    Cpts,
      piso 0,.jpg
  2.  # 2

    Faltou o 2ºandar...

    Já foram pedidas dual alterações, colocar uma janela na zona das máquinas e no 2º andar, alterar a disposição da casa de banho de acesso geral.
      1ºandar.jpg
  3.  # 3

    boas noite...

    vou deixar os Arq. de serviço fazerem os seus comentários... mas digo-lhe uma coisa quando quiser fazer um projecto, convém contratar um arquitecto ou mesmo engenheiro que saiba a legislação e já agora que também perceba um bocadinho do que está a fazer... se meter esse projecto na câmara é chumbo certo....

    já agora mais uma coisa... quando estiver no 1º andar convem andar com capacete, cotoveleiras e joalheiras... é que com tanta esquina ainda se vai aleijar....

    cumps
  4.  # 4

    Eu gosto do mezzaninne...
    •  
      MRui
    • 21 dezembro 2010

     # 5

    Em minha opinião esse projecto precisa de uma revisão muito grande. Tem desperdício de espaço onde não faz falta e falta-lhe espaço onde é mais necessário. Mas tem alguns pormenores interessantes, como o caso dos quartos do 1º andar no seu conjunto permitirem uma privacidade muito grande por não se "tocarem", isso é muito bom. As casas de banho (1º andar) são muito fraquinhas: as banheiras são obsoletas numa construção moderna onde o espaço não abunda; opte antes por uma boa e funcional cabina de duche e com o espaço que aí poupar utilize-o para fazer bancadas com lavatórios duplos, isso é muito importante na funcionalidade da casa de banho no dia-a-dia. Aproveite a cabina para "esconder" a sanita e o bidé.
    Os vazios podem ser interessantes quando a vista é agradável. Uma floreira integrada na sala pode ser um complemento interessante desta e uma vista mais interessante ainda a partir do 1º andar.
  5.  # 6

    Quem entrar em sua casa precisa atravessar a zona de jantar para chegar à zona de estar, e isto, na minha opinião, não é das coisas mais agradáveis.
  6.  # 7

    Caro Costa3333, este pré-projecto foi desenhado por um arquitecto. Se houver problema na Câmara, ele vai ter de se responsabilizar por isso.
    Quanto ás esquinas, sim acho que tem alguma razão. Vou ter isso em conta.

    MRUi, obrigado pelas considerações, também acho que as casas de banho não estão nada de especial, no entanto a minha esposa prefere ter banheira em ambas do que ter a base de duche.
  7.  # 8

    ssalgado
    Se o projecto foi desenhado por um arquitecto até nem está mau. Mas a função de um arquitecto não é desenhar mas sim projectar. A menos que o que aqui nos apresenta seja uma série de condicionantes impostas por si permita-me que que diga que tem ai um mau projecto. Quer a nível funcional quer a nível de organização dos espaços.
    •  
      MRui
    • 21 dezembro 2010

     # 9

    Antes de finalizar o projecto, se tiver possibilidades, alugue uma moradia e vá viver nela durante um mês. Não interessa o tipo de moradia, pode ser uma qualquer. Essa experiência, apesar da trabalheira da "mudança", ia ser uma grande mais-valia para si na análise do projecto.
  8.  # 10

    Colocado por: ssalgado79Caro Costa3333, este pré-projecto foi desenhado por um arquitecto. Se houver problema na Câmara, ele vai ter de se responsabilizar por isso.
    Quanto ás esquinas, sim acho que tem alguma razão. Vou ter isso em conta.

    MRUi, obrigado pelas considerações, também acho que as casas de banho não estão nada de especial, no entanto a minha esposa prefere ter banheira em ambas do que ter a base de duche.


    Boa noite...

    então deve informar o seu arquitecto que a casa de banho do R/C não pode abrir directamente para a sala, assim como aquelas escadas na zona de estar não são permitidas... ( acessibilidades)

    depois existe uam coisa chamada " espaço" e nesse projecto ele foi muito mal aproveitado.. assim como a mezzanine, seria muito mais útil noutra configuração... pois da forma que está parece que tem ali um miradouro...

    Não leve a mal a minha opinião, mas se isto é projecto de arquitecto é muito fraquinho.. pois parte logo do básico... não conhece os regulamentos...

    cumps
  9.  # 11

    Os meus comentários:

    Garagem
    - Dois portões? O dobros dos custos... o dobro da manutenção...

    Roupas
    - Uma janela dá jeito (e já está equacionado)
    - Se quizer levar a roupa ao estendal, ou sai pela garagem, ou dá uma volta enorme para sair pela sala ou porta principal...

    Dispensa
    - Para ter essa área, era preferível não a ter e utilizar mais um armário na cozinha

    Cozinha
    - Não tem um acesso fácil para o exterior... terá de sair ou pela garagem ou pela sala... o churrasco vai queiamar ;-)
    - Não sou grande apreciador de ter ilhas numa cozinha (mas gosto de ver...).... mas são gostos....

    IS no R/C
    - se é das acessibilidades, falta a banheira (ou o espaço para ela)
    - uma janela também não fazia mal nenhum
    - acesso directo à sala..... pode ser inconveniente para as visitas...

    Vestibulo
    - vestibulo(?) ou hall de entrada?
    - o roupeiro junto à I.S. ficava melhor neste pequeno hall (para colocar casacos, sapatos da rua, ...)

    Sala
    - Bem grande... e com mezanine.... cuidado com a factura para a climatizar...
    - degraus na sala.... são gostos... até alguém se aleijar a sério...

    Quartos
    - a nivel sonoro parecem bem...

    suite
    - grande corredor até chegar à cama :-)

    IS
    - sem nenhuma janela para o exterior

    Colocado por: ssalgado79Caro Costa3333, este pré-projecto foi desenhado por um arquitecto. Se houver problema na Câmara, ele vai ter de se responsabilizar por isso.
    Para ele não há problema... "perde" mais uma horas e altera o projecto... já o ssalgado79 vai esperar mais umas semanas pela aprovação do projecto :-)
  10.  # 12

    Relativamente às acessibilidades, só falha na ausência de espaço para banheira na IS do piso 0. Coisa que se pode resolver facilmente com a redução da bancada. O percurso acessível apenas tem de dar acesso a uma sala, pelo que, por aí, tudo bem, é só chamar nomes diferentes a cada um dos espaços. A IS não dá directamente para a sala, aquele espaço deve ter sido contabilizado como circulação. Mas pode não ser muito agradável, sobretudo tratando-se da sala de jantar. Também se pode resolver com uma porta de correr na IS e uma separação (tipo, uma estante, um pano translúcido). O MRui pode ter razão quanto às banheiras mas, infelizmente, ainda estamos agarrados a normas de 1951.
  11.  # 13

    Boa noite a todos,

    Vou tentar fazer um apanhado sobre pelo menos parte dos vossos comentários:

    Quanto á parte técnica da arquitectura propriamente dita, como já devem ter percebido, não sou especialista. A única coisa que pedi, quando da primeira reunião com o arquitecto foi que a casa tivesse todos as divisões que existem na realidade:

    Piso 0 - 1 Quarto (será usado para escritorio), sala de estar e jantar amplas, esta última com pé direito duplo, 1IS, cozinha com uma boa área, zona de máquinas e dispensa.
    Piso 1 - 3 quartos, 1 deles suite com zona de vestir e 1IS geral.

    A realidade é que nesse aspecto foi cumprido o pedido. As áreas dos quartos, não sendo enormes, são para nós suficientes e as IS são na realidade um pouco limitadas. Quanto aos gostos propriamente ditos, tenho que aceitar todas as criticas, aliás não estava á espera que fossem todas num sentido positivo. No que respeita á funcionalidade da casa, não vejo assim problemas tão grande quanto isso. Atravessar a sala de jantar para aceder á sala de estar, tendo em conta as áreas que ambas têm, não me parece muito importante. Reconheço que o acesso da cozinha ao espaço exterior não é perfeito, mas a garagem terá 2 portas de vidro que permitirão acesso ao quintal e daí a ligação entre as duas coisas.

    Quanto aos erros detectados:

    - As IS vão todas ter janelas. Este aspecto já havia também sido falado com o arq.
    - Quanto á IS do piso 0 estar virada para a Sala, confesso que foi algo que não tinha pensado, mas penso que a solução proposta pelo AugstHill da porta de correr se ajusta e talvez seja essa a nossa opção.
    - 2 portões na garagem dobro do custo - foi-me dito precisamente o contrário ou seja, por serem mais pequenos seriam mais baratos. Para além disso, no caso de um deles avariar, sempre se consegue tirar um dos carros.
    - Quanto á banheira na IS do piso 0, vou falar com o arquitecto sobre isso, não vá ter problemas.
  12.  # 14

    salgado

    para mim é assim, como o Augsthill já falou na is do r/c e o Mrui já falou no layout das outras is que está muito fraco, a meu ver ver tem ai umas boas plantas. No entanto esse projecto pode ser "um perigo" ao nivel dos alçados em que terá de haver muita atitude para alem do convencional e do cliché de forma a não ter ai um "belo" caixote.
    Em suma gosto da organização proposta e do seu potencial. Só há que suar mais um pouco em certos pormenores...
    por exemplo tire aquele pilar na entrada da garagem pois só vai atrapalhar.
  13.  # 15

    não entendo a mezzanine? Ou melhor varanda, para quê aquilo, alguma razão especial user?
    outro ponto será uma cozinha grande com apenas uma porta básica a dar para o hall.
  14.  # 16

    Custa-me muito acreditar que este trabalho tenha sido feito por um arquitecto, e se foi, mais me custa que estes "profissionais" continuarem a ter trabalho nesta área..

    Aqui o problema não é o gosto, ou a falta dele, mas sim a funcionalidade e relação entre os espaços, este trabalho parece que respeita uma lista de tarefas, em que o autor se limitou a mandar lá para o meio tudo que lhe pediu, sem pensar na ligação entre ambos os espaços...


    - A entrada está muito atrofiada, a escada está em praticamente cima da porta.
    - Que mezzanine é aquela?! Aquilo é um beco sem saída!
    - A I.S. do piso 0, como já foi dito, não respeita o DL163.
    - No 1º piso não percebo o porquê de abrir a porta do quarto no meio do mesmo... vai entrar para cima da cama, só porque quer alinhar a porta do quarto com a da i.s. ?!
    - Etc, etc...

    Pondere bem antes de avança com este "projecto" pois ainda está a tempo de dar uma volta, considere este trabalho como o ponto de partida para a elaboração de um outro projecto, digno desse nome.


    Cumprimentos
    Márcio Carvalho
  15.  # 17

    Não sendo entendida no assunto também nao gosto da mezzanine... parece mesmo um miradouro. Se o projecto fosse da minha casa revia a mezzanine e o acesso á cozinha. Acho que a cozinha merecia um acesso mais "elaborado" :) No entanto acho o resto do projecto engraçado.
  16.  # 18

    Outro pormenor: A menos que pretenda, efectivamente, climatizar a zona de tratamento de roupa, esta zona via ser considerada área não útil, à luz do RCCTE. Pelo que aconselho a prever já uma espessura de parede entre este espaço e a cozinha igual ao das paredes exteriores.
  17.  # 19

    ssalgado76, "No que respeita á funcionalidade da casa, não vejo assim problemas tão grande quanto isso. Atravessar a sala de jantar para aceder á sala de estar, tendo em conta as áreas que ambas têm, não me parece muito importante."
    A minha opinião negativa de atravessar a sala de jantar para aceder à sala de estar nada tem a ver com a dimensão das áreas mas sim com ambientes. Ao terminar um jantar levantamo-nos e vamos para a zona de estar para confraternizar, deixando a (des)arrumação para depois. Qualquer pessoa que chegue a sua casa depois de um jantar irá inevitavelmente passar por pratos sujos e afins.
  18.  # 20

    Ricardo

    há muitas formas de se viver dentro de uma casa..., há quem regra geral, logo após a refeição proceda á limpeza da mesa, quanto muito ficando sempre preparada e com indícios da parte dos digestivos. Acho que não é por ai, até porque a mesa não está propriamente no caminho.
 
0.0215 seg. NEW