Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Sou finalista do curso de Engenharia Civil, estando neste momento debruçado sobre a minha tese de mestrado com o tema "Reabilitação de Casas Centenárias".
    A minha tese está dividida em duas partes distintas, uma parte teórica e outra parte prática.

Para a realização da componente prática da tese foi-me sugerido realizar um projecto completo de reabilitação.

Penso que um projecto completo tem que ser constituído pelos seguintes trabalhos:
    - Projecto de Arquitectura;
    - Projecto de Estabilidade;
    - Projecto de RCCTE;
    - Projecto Acústico;
    - Projecto de Redes de Águas Pluviais;
    - Projecto de Redes de Saneamento;
    - Projecto de Abastecimento de Água;
    - Projecto de gás;
    - Projecto de Segurança contra Incêndios.

Já entrei em contacto com vários engenheiros, na tentativa de me elucidarem e de me prestar algum apoio. Dos pouco "Sim" que recebi, todos me pediram dinheiro...

Queria saber se alguém tem um projecto de reabilitação que me possa facultar por forma a me orientar na realização do meu.

Com os melhores Cumprimentos,
    Filipe Passos
  2.  # 2

Boas

Duvido que lhe fosse útil, as obras de reabilitação são geralmente demasiado específicas para que se possa usar uma como exemplo. Se expuser aqui as dúvidas que possa ter na execução do seu trabalho vai ter ajuda de certeza, mas conseguir um exemplar de um projecto é que não me parece que seja fácil.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipePassos
  3.  # 3

Filipe

não consigo meter aqui um ficheiro mas pesquise na net por: Couraca_dos_Apostolos_n_62.pdf
    pode ser um bom exemplo.
  4.  # 4

Agradece-vos desde já a disponibilidade demonstrada.

No âmbito do projecto de Arquitectura, eu só irei aproveitar as fachadas, visto que as patologias do resto das estruturas estão num grau bastante avançado.
    O que é importante mostrar no projecto de Arquitectura?

Em relação ao Projecto de Estabilidade, tendo em conta que as paredes exteriores são paredes resistentes, terei de realizar os cálculos de estabilidade ou terei apenas de verificar se as paredes resistem com uma nova estrutura de pavimentos e de cobertura?
    Tanto o pavimento como a cobertura irão ser em madeira. Terei de dimensionar os dois e de fazer os desenhos de pormenor. O problema é que eu não tive nenhuma cadeira de Construções em Madeira e não sei como dimensionar... Não queria dimensionar nada em betão por causa do tipo de construção que se trata...

De momento estas são as minhas maiores dúvidas.

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Cumprimentos,
    Filipe Passos
  5.  # 5

Boas

Em relação ao projecto de estabilidade terá de calcular a estrutura a instalar e de comprovar a capacidade resistente das paredes que recebem essa estrutura.

O problema é que eu não tive nenhuma cadeira de Construções em Madeira e não sei como dimensionar...

Aqui está uma boa oportunidade para ficar a saber. No fundo é uma questão de Resistência de Materiais (não sei se ainda lhe chamam assim), a estrutura em si não será nada do outro mundo. Terá de fazer alguma pesquisa mas não se assuste que não é caso para isso.

cumps
    José Cardoso
  6.  # 6

Colocado por: marco1Filipe

não consigo meter aqui um ficheiro mas pesquise na net por: Couraca_dos_Apostolos_n_62.pdf
    pode ser um bom exemplo.

Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipePassos

Agradeço o ficheiro colocado, dá para ter a ideia dos projectos de especialidade que terei de realizar.

Cumprimentos,
    Filipe Passos
  7.  # 7

No final do projecto é necessária elaborar um “Caderno de Encargos”, umas “Condições Técnicas” e um “Mapa de Quantidades”?
    Caso seja necessário como se faz?

Cumprimentos,
    Filipe Passos
    •  
      FD
    • 22 dezembro 2010

# 8

Colocado por: FilipePassosNo final do projecto é necessária elaborar um “Caderno de Encargos”, umas “Condições Técnicas” e um “Mapa de Quantidades”?
    Caso seja necessário como se faz?

Agora vou fazer o papel de troll: se é mesmo finalista do curso de Engenharia Civil, qual é a universidade?
    É comum um finalista não saber isto ou é comum numa universidade não ensinarem isto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  8.  # 9

efectivamente, assusta um pouco...
  9.  # 10

Penso que me tenha explicado mal em relação à minha questão.

Aprendemos de facto a realizar um “Caderno de Encargos”, umas “Condições Técnicas” e um “Mapa de Quantidades” mas para construções novas.

A minha especialização está virada para a reabilitação dos imóveis e, tal como vocês sabem, em Portugal ainda há muito a fazer em relação a documentação base para servir esse propósito.

Posto isto, é esta a razão de a minha tese estar dividida numa parte teórica e numa parte prática.

Serve a parte teórica para explicar todos os parâmetros legais numa reabilitação e sua comparação com uma construção nova.
    Servindo a parte prática para tentar melhorar, tendo sempre em consideração o existente, os nossos métodos de intervenção.

Com os melhores cumprimentos,
    Filipe Passos
  10.  # 11

qual é o seu email?
  11.  # 12

Colocado por: FD
    Agora vou fazer o papel de troll: se é mesmo finalista do curso de Engenharia Civil, qual é a universidade?
    É comum um finalista não saber isto ou é comum numa universidade não ensinarem isto?

Estas pessoas agradeceram este comentário:marco1

Infelizmente, a educação a nível superior também tem as suas grandes lacunas.
    Neste momento, um dos maiores problemas que os alunos, que se encontram na minha situação, enfrentam foi o facto de se ter entrado num curso com uma licenciatura de 5anos e ter passado para uma licenciatura de 3anos mais 2anos de mestrado. Como poderão entender, quem apanhou esta transição curricular a meio do curso foi bastante prejudicado porque o último ano de curso (antigo 5ºano, actual 2ºano do 2ºciclo) deixou de ter 6 cadeiras de opção passando a ter apenas 2.
    Eram estas opções que faziam a grande diferença.

Por isso, respondendo aquilo que o caro colega colocou, sim as universidades neste momento apenas andam a leccionar para tudo o que possa surgir de novo, esquecendo-se de cadeiras como "Conservação e Reabilitação", "Patologias das Construções" entre outras do currículo antigo que me levam a ter bastantes dúvidas aquando da realização da minha tese.

Filipe Passos
  12.  # 13

Colocado por: JackArtqual é o seu email?

Meu email: [email protected]

Cumprimentos,
    Filipe Passos
  13.  # 14

Colocado por: j cardosoBoas

Em relação ao projecto de estabilidade terá de calcular a estrutura a instalar e de comprovar a capacidade resistente das paredes que recebem essa estrutura.

Aqui está uma boa oportunidade para ficar a saber. No fundo é uma questão de Resistência de Materiais (não sei se ainda lhe chamam assim), a estrutura em si não será nada do outro mundo. Terá de fazer alguma pesquisa mas não se assuste que não é caso para isso.

cumps
    José Cardoso

Boa tarde.

Para o dimensionamento das estruturas de madeira estou-me a orientar pelo livro "ESTRUCTURAS DE MADERA
    DISEÑO Y CÁLCULO".
    Conhece mais publicações pelas quais me possa orientar?

Filipe Passos
  14.  # 15

Boas

Se é o livro que penso está a guiar-se bem. Veja o Eurocódigo V, tem toda a informação que precisa.

cumps
    José Cardoso
  15.  # 16

Filipe

consulte esta publicação que deve estar disponivel na camara de Lisboa, pode ser que ajude.

"obras de conservação e restauro arquitectonico - condições técnicas especiais"
    Christian Campanella
    João Mascarenhas Mateus

camara municipal de Lisboa
  16.  # 17

Boas

Se iver possibilidade dê uma vista de olhos a

Dimensionamento de Elementos Estruturais de Madeira
    Carlito Calil Junior, Antonio Alves Dias

cumps
    José Cardoso
  17.  # 18

Bom dia.

Agradeço a todos pela disponibilidade demonstrada.

Desejo-vos um Bom Natal e um Feliz Ano Novo, para vós e para as vossas famílias.

Filipe Passos

0.0204 seg. NEW