Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros colegas,

    Como o Natal é um momento de partilha, resolvi partilhar o meu projecto! Se Deus quiser em Janeiro iniciarei a construção. Neste momento, aguardo que a Câmara Municipal solte a licença de construção que já aguardo há mais de 3 meses. Agradeço os vossos comentários! Bom Natal

    rc
    andar
    norte
    nascente
    poente
  2.  # 2

    Obrigado pela partilha.... creio que nesta fase qualquer opinião já vem tarde :-)

    Já agora, e creio já ter escolhido um empreiteiro..... poderia partilhar o valor orçamentado?
  3.  # 3

    Sim de facto as alterações nesta fase não são possíveis. De qualquer forma podem sempre opinar sobre os pontos fortes e fracos da casa, assim como conselhos qaunto á construção! O valor orçamentado para a construção, excluindo terreno, são 150.000 Euros.
  4.  # 4

    O ponto fraco a meu ver é a orientação da casa.... e a dificuldad$ em manter uma temperatura agradável na casa no inverno (já viu bem o volume a aquecer: salas, hall de entrada e dos quartos no 1º andar?).
    Prepare-se para a conta ao fim do mês.....
    Escolha uns bons vidros já que, irá perder muito calor por aí.... e como o sol não lhes bate directamente... não vai aproveitar este aquecimento de borla....

    O que não aprecio:
    - cozinha pequena face a uma sala enorme..... ou seja, terá sempre que ir comer na sala (no inverno não deverá de ser muito agradável)....
    - o closet parece pouco funcional...
    - quartos das crianças(?) parece-me estreito.... 2,77m não lhe permite ter nada à frente da cama.... e com a disposição do quarto, dificilmente será utilizado para as crianças estudarem.... lá terão de ir para a sala :-)
    - a cama da suite está frente à janela ?!
    - escada enviesada...
    - I.S visitas dá para a sala...
    - sala enorme....

    O que gosto:
    - a clarabóia para ter luz natural (cuidado na escolha, não vá tornar a casa demasiado quente no verão e demasiado fria no inverno...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Serrano
  5.  # 5

    Obrigado pelos comentários! A questão térmica está a ser acautelada através da escolha do vidro, da caixilharia, e do isolamento exterior ETICS. A Clarabóia pretende também ser uma entrada de calor no Inverno. Quanto à cozinha, foi mesmo opção, não gostamos de comer na cozinha pelo que para cozinhar penso que tem o tamanho suficiente. Quanto á orientação solar, de facto não é a mais privilegiada, mas como neste tipo de arquitectura, o calor no verão costuma ser mais problemático que o frio no Inverno, penso que vou conseguir ter um “clima” equilibrado em casa. O Aquecimento será através piso radiante! Quanto á sala, é de facto grande, mas como tem 3 momentos distintos, penso que poderá se tornar agradável!
  6.  # 6

    Eu cá achei piada e ostei!
    Por acaso tenho lá 2 projectos para fazer e ambos têm sala com duplo pé direito e escadas enviezadas!! será nova moda?
  7.  # 7

    Em meu entender alterava 3 coisas:
    1º- A zona envolvente da escada, perde mais do que ganha, com a torção da mesma.
    2º- O WC de serviço demasiado exposto. Movia a cozinha e o WC ficaria a meio (cozinha - WC - lavandaria)
    3º- A suite...Alterava a sequência - varanda, vestíbulo(?), wc.

    Mas gostei do projecto, parabéns.
  8.  # 8

    Obrigado por partilhar o seu projecto.
    Pode ver o meu neste forum em
    https://forumdacasa.com/discussion/14353/3/odisseia-2010-episodio-iii-fotos
    ou em
    http://picasaweb.google.com/lmcamoes/CasaLA

    Quanto ao seu projecto gosto bastante com apenas duas sugestões/apontamentos
    - os quartos de 11m2 são um bocado pequenos, se quiser por exemplo colocar uma secretária para possíveis filhos adolescentes fica apertado. Podia reduzir a varanda ou mesmo eliminar e aumentar a área dos quartos.
    Esteticamente fica agradável as varandas mas irá verificar que nunca serão utilizadas.
    - a área da sala de jantar é enorme mas de difícil aproveitamento por causa da escadaria no meio da mesma. Mais uma vez esteticamente é agradável mas na realidade vai ser um quebra cabeças a utilização do espaço.

    Mas parabéns pelo projecto.
    O orçamento de 150 mil euros é valores finais? Chave-na-mão? com IVA?
  9.  # 9

    Obrigado pelos comentários! de facto já tenho tudo orçamentado! E o valor é esse com IVA. É uma moradia simples, sem cave e sem anexos! Poderia ficar ainda mais barata mas teria de sacrificar no isolamento térmico e acustico!
  10.  # 10

    Qual a área de construção? E a área do terreno?
    Vejo que tem muita área envidraçada, o que gosto :-) que caixilharia e vidros vão ser colocados?
    Qual a opção de isolamento? Interior ou exterior?
    O chão será flutuante ou madeira?
  11.  # 11

    eu vi na exponor uma empresa que comercializa vidros que emitem calor para dentro...
  12.  # 12

    Colocado por: Portugaleu vi na exponor uma empresa que comercializa vidros que emitem calor para dentro...


    ????

    Como assim?
  13.  # 13

    Pode explicar como vai fazer as árvores passarem por essa treliça de madeira? Com esse desenho, julgo que será impossível.
  14.  # 14

    Colocado por: LuisPereiraQual a área de construção? E a área do terreno? área de construção = 112 m2 cada piso / Área do terreno 330 m2
    Vejo que tem muita área envidraçada, o que gosto :-) que caixilharia e vidros vão ser colocados? Caixilharia Navarra com Vidro Planistar
    Qual a opção de isolamento? Interior ou exterior? Isolamento exterior ETICS de 6 cm. A parede de empena será feita em betão armado + isolamento e + pladur
    O chão será flutuante ou madeira?
    Infelizmente por questões monetárias terá de ser flutuante! :-)
  15.  # 15

    Colocado por: Carlos M SilvaPode explicar como vai fazer as árvores passarem por essa treliça de madeira? Com esse desenho, julgo que será impossível.


    Isso é um sonho do arquitecto que eu não partilho! :-) Nem quero acordar com os pássaros às 6 da manhã! :-) Por isso a treliça pode nem existir!
  16.  # 16

    Colocado por: LuisPereira

    ????

    Como assim?


    É uma inovação alemã aquilo é vidro duplo e no meio até tem umas mini pressianas que descem automáticamente... e o vidro de dentro emite calor através de um sistema solar acho eu... segundo o que vi permite uma poupança de 15% a 20% de energia. Pareceu-me bastante interessante e aquilo emite muito calor até!
  17.  # 17

    Colocado por: Portugal

    É uma inovação alemã aquilo é vidro duplo e no meio até tem umas mini pressianas que descem automáticamente... e o vidro de dentro emite calor através de um sistema solar acho eu... segundo o que vi permite uma poupança de 15% a 20% de energia. Pareceu-me bastante interessante e aquilo emite muito calor até!


    Qual o nome da empresa?
  18.  # 18

    Colocado por: LuisPereira

    Qual o nome da empresa?


    Assim de repente não me recordo do nome sei que é uma que está nessa lista... http://catalogoelectronico.exponor.pt/projectocasa/listagem.asp?tipo=pesquisa&lng=pt é uma tecnologia alemã com representação em portugal.
  19.  # 19

    já agora, há vidros que mediante um accionamento electrico, ora são tansparentes ora ficam opacos, e ainda aqueles outros que se autolimpam apenas com a incidência de luz natural.
  20.  # 20

    Boa tarde

    Caro Serrano, onrigado por partilhar o seu projecto, e de facto as alterações já vem tarde para se fazer ainda assim deixo aqui mais umas opiniões, concordo com muito do que já foi dito pelo que não vou repetir, não foi referido:
    1º a entrada principal...o que vê em primeiro plano são as "costas da escada", quanto ao ser obliqua não é nem será moda, parece-me uma torção forçada que não trás nada de vantajoso, a não ser perda de espaço, além disso é um getso feito por gosto e isso é dscutivel.
    2º é possivel passar as arvores pela pérgola, no entanto é dificil e não sei se o resultado final é interessante que mereça o esforço
    3º exteriormente o volume é simples, e há uma fronteira muito pequena entre o simples e o simploriom falta-lhe movimento, tenha cuidado para o resultado final não parecer um armazém, e depois dizem que os arquitectos só fazem caixas
    4º penso que há uma desproporção muito grande entre os quartos e a suite, isso talvez se deva ao facto que forçar a escada no espaço central [ou seja dividimos o espaço em dois um alberga um quarto e o outro alberga dois], mas isso até pode ter sido prepositado.
    5º gosto do facto de se ter de passar pelo closet para ir ao wc da suite, muita gente não aceita essas ideias, mas o facto é que o closet faz de filtro, no entanto pode acontecer o wc estar um bocadinho longe do quarto.

    Espero não ter sido bruto nas opiniões, é claro que o projecto tem coisas boas, mas isso não vale a pena falar, é das más que o vão fazer pensar. O importante é que no final se sinta bem pois vai ser a sua casa.


    Votos de um bom Natal
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
 
0.0229 seg. NEW