Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Peço o vosso esclarecimento para uma situação que me está a causar algumas dores de cabeça. Há algum tempo atrás, aluguei um apartamento com uma amiga. O contrato ficou a nome dela e eu fiquei como fiador, tudo acordado com o senhorio, e as contas ficaram a nome dela, com excepção da Internet.

Passado uns tempos a nossa amizade azedou, ela começou a trazer amigas para casa e trouxe duas para viver para lá, e começou a fazer pressão para eu sair. Eu disse que saia, mas só quando ela arranjasse outro fiador. Como não conseguiu, acabou por abandonar a casa com as colegas de um dia para o outro, a meio de Agosto, o que me obrigou a resolver a situação com o senhorio.

Acabei por abandonar também a casa. Fechei o contrato de arrendamento e o da Internet, e tentei contactar a minha colega no sentido de lhe indicar para fechar os contratos que estavam em nome dela e fazer-mos contas, visto que ela e as amigas me deviam a parte delas das contas dos últimos dois meses, um valor que ultrapassava os 100 euros.

Ora, a minha ex-amiga recusou-se a falar comigo (ficou chateadissima porque na opinião dela eu "obriguei-a" a sair da casa". E eu não tive outro remédio senão engolir e seguir com a minha vida. Passaram uns meses, e entretanto ela contacta-me por email a exigir que eu lhe pague por inteiro as contas da agua, gás e edp (todas em nome dela), até ao mês de Novembro, inclusive (sendo que sai da casa em finais de Setembro), e anexa uma carta do advogado da edp (carta dirigida a ela onde o advogado ameaça passar a litigioso caso não seja liquidado o valor em divida).

A minha pergunta é: existe algum fundamento legal que me torne responsável por essas contas ? Relembro que os contratos estão todos em nome dela. Há alguma possibilidade de a minha ex-amiga avançar com uma acção em tribunal contra mim? Eu sempre me mostrei disponível para acertar as contas, mas não me conformo com pagar a minha parte e a delas. Mas por outro lado não queria ver-me em tribunal por causa de uns 200 euros.

O que acham que devia fazer?

Cumprimentos
    •  
      FD
    • 23 dezembro 2010

# 2

Colocado por: SouUmFantasmaO que acham que devia fazer?

Mas afinal, quem é que consumiu o que se gastou?
  2.  # 3

Quem consumiu o que se gastou, de meio de Agosto até fim de Setembro, fui eu. Depois disso, não faço ideia. Mas ela quer que eu pague todo o valor em divida, que engloba quase dois meses em que ela e as colegas lá viviam (Julho e Agosto), e outros dois que eu já não vivia lá (Outubro e Dezembro).
  3.  # 4

Peça as contas detalhadas (mês a mês) à sua ex-amiga, faça VOCÊ as contas (incluindo rendas, etc.) E envie-lhe um email a explicar como fez as contas (com pedido de recibo de recepção - não tem valor nenhum, mas por 200euros não vale a pena gastar dinheiro e tempo em correios).

Se o saldo for a seu favor, peça o respectivo pagamento.
    Se o saldo for a favor da sua ex-amiga, transfira-lho para a conta.
  4.  # 5

Eu já lhe sugeri isso, mas ela recusa-se a negociar e insiste que eu pague o valor total. Eu tenho as contas até principio de Setembro, fazendo as contas tenho de lhe transferir vinte e poucos euros, estou tentado a fazer-lhe uma transferencia desse valor com as contas descriminadas e não pensar mais no assunto, mas ela é meio instável e receio que ela deixe ir as coisas para litigioso à mesma e depois ache maneira de me dar problemas.

Acham que vale a pena meter um advogado ao barulho?
    • pom
    • 23 dezembro 2010

# 6

Colocado por: SouUmFantasmaEu já lhe sugeri isso, mas ela recusa-se a negociar e insiste que eu pague o valor total. Eu tenho as contas até principio de Setembro, fazendo as contas tenho de lhe transferir vinte e poucos euros, estou tentado a fazer-lhe uma transferencia desse valor com as contas descriminadas e não pensar mais no assunto, mas ela é meio instável e receio que ela deixe ir as coisas para litigioso à mesma e depois ache maneira de me dar problemas.

Acham que vale a pena meter um advogado ao barulho?

A sua amiga está a brincar e vc...parece que também. Meter advogado!!! para quê ? Por 200,00 € :)

Se ela não quer resolver a situação e se os contratos estão em nome dela...deixe andar. A carta da advogada da EDP é dirigida a ela.
  5.  # 7

Pelo que entendi, para contas certas ela teria que lhe dar algum, mas por retaliação,
    de ter que sair da casa, pois não conseguiu arranjar outro fiador ainda quer que você
    pague a parte das contas dela.
    Deixar de ser fiador já foi um óptimo negocio para si, o resto não ligue.
    Fantasma, Faça jus ao nome, evapore-se.

0.0107 seg. NEW