Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Cao o que justifica que uma janela fixa no sotão não confere acesso ao exterior, é efectivamente não haver escadas que permitam o acesso a essa janela, portanto não é por nenhuma lei especifica. No entanto recomendo a leitura do regulamento geral das edificações urbanas art. 79º e 80º e tambem a leitura do art. 65º do mesmo sobre dimensões do pé-direito a ter em conta nos diversos espaços de uma habitação.
    Mas ainda não percebi bem qual o seu problema, pois parece-me que isso é sempre um caso que terá haver mais com a avaliação para efeitos fiscais., pois se tem lá uma janela significa que poderá ser interpretado como uma zona de sotão útil e como tal ser contabilizado como espaço de arrumos mesmo que sem acesso visivel. há muitas formas de resolver isso mas será melhor aconselhar-se localmente pois não dispondo de todos os dados e conhecimentos da prática comum nessa zona, pouco mais lhe posso dizer.
  2.  # 22

Cao disse:
    Acontece o seguinte, tenho o meu projecto de construção de moradia (rc e 1º piso) em loteamento, rejeitado numa camara devido ao facto de eu ter uma janela no sotao. Nao tenho escadas para lá, nem nada mais, apenas esta la a janela de modo a que entre luz natural. No pe direito tenho 2.46m (bico do telhado), e o telhado acaba junto ao beirado ja com 0.50cm.... deste modo afirmam que quero aproveitar o sotao, e pior que isso rejeitaram o projecto ja que o regulamento apenas preve 2 pisos...

O local nao vou revelar aqui mas por mail tenho todo o gosto!
  3.  # 23

Cao, duas coisas distintas: 1- se não tem escadas para lá como se faz o acesso? alçapão? 2- a camara pode ter alguma razão pois se existe um projecto aprovado sem janela terá que meter essa alteração mas nunca poderá argumentar(ela a camara) que quer por mais um piso, pois esse sotão poderá em qualquer parte do pais ser aproveitado para arrumos e possuir uma claraboia ou janela tipo Velux, isto se estiver no projecto. Quer-me parecer que está haver uma má vontade da camara ou de alguem lá não sei com que sentido, uma vez que estão a argumentar de forma errada a sua pretensão.
  4.  # 24

Cao disse:
    O acesso sera feito por um alçapao, buraco feito talvez no hall do 1º piso entende. Neste momento nao existe projecto aprovado ainda, eu entreguei sim o projecto para aprovação e rejeitaram no por isso mesmo. Nao quero aproveitar o sotao, mas quando la for inspeccionar o painel solar, antenas, ac´s ou guardar algumas caixas...quero luz natural e quero andar la convenientemente sem ter que andar la todo torcido, apenas e só isso, de modo que lhe meti uma janela estreita fixa para dar luz natural e tem 2.46m no ponto mais alto acabando em 50cm de altura tanto na fachada como no alçado traseiro...

O arqº na camara diz que tenho de tirar a janela e baixar o sotao senao nada feito...e com isto ja estou a ter grandes prejuizos...so vejo aqui má vontade!

Obrigado mais uma vez Marco
    •  
      FD
    • 12 agosto 2008 editado

# 25

E que sustentação tem essa reprovação? Ou seja, tem que existir num qualquer regulamento ou lei uma norma que essa janela transgride. Sabendo qual é essa norma fica com mais informação para corrigir o problema.

Não se recusam projectos só porque tem uma janela, tem que existir uma razão para que isso aconteça. É como quando é multado na estrada: normalmente na notificação de multa o agente escreve qual o artigo do Código da Estrada que violou. Neste caso, essa violação pode estar no PDM, no Regulamento de Edificação e Urbanização do Município, no RGEU, etc., mas precisa de ser conhecida.
  5.  # 26

Cao disse:
    Pois a sustentação vou eu saber possivelmente amanha...mas leva me a crer que nao concordam tanto com a janela seja fica ou nao, tenha escadas pra la ou nao...e tambem com o facto de ter 50cm levantados ou seja o telhado nao morre na beira do telhado...
  6.  # 27

Cao, pode-nos dizer qual a camara? é que realmente parece estar haver má vontade. Exiga que lhe mostrem os regulamentos que indicam precisamente esses parametros para alturas de cumieira e arranque de telhado assim como de aproveitamento de sotãos, caso não haja regulamentos camarários precisos, está a haver mesmo má vontade e sem base legal para indeferimento do seu projecto.
    • Jonh
    • 14 agosto 2008

# 28

Apos uma pesquisa na net sobre as condicionantes que levam ou nao os sotaos a serem considerados pisos aquando das avaliaçóes dos projectos nas camara, encontrei este parecer da CCDR Alentejo:

http://www.ccdr-a.gov.pt/default.asp?action=pareceres&ParID=585

Aqui consideram que sempre que o sotao tenha "frentes livres" ou vãos que concedam acesso ao exterior, devem ser contados como piso...ja em relação à altura, desde que nao atingam 2.80m de pe direito nao devem ser considerados como piso por essa via...
  7.  # 29

Boa tarde, eu tenho estado a trabalhar em 3 ou 4 projectos que pertencem à Câmara de Odivelas e no projecto de Arquitectura já contempla acesso ao sótão, assim como estão identificados os painéis solares em plantas, alçados e cortes assim como velux a colocar na cobertura, só tive em conta não exceder os 0,50m no ponto de arranque interior do telhado, a inclinação do telhado acho que anda pelos 25º(graus). Agora se serão taxados como habitação não sei.
  8.  # 30

Csa disse:
    Boa Tarde a todos,

Estou a pensar adquirir um andar de moradia onde existe a possibilidade de aproveitar o sotão. O mesmo já foi preparado pelo construtor para o referido aproveitamento mas, em breve, vai ser alvo de inspecção para obter a licença e esse acesso será ocultado.
    Caso pretenda usufruir desse espaço, terei que colocar escadaria fixa e janelas no telhado, pois não tem luz natural.

Caso decida fazer estas obras sem comunicar nada é considerado ilegal?
    Caso pretenda fazer as coisas da forma correcta, o que é necessário?

Obrigada.
  9.  # 31

Ola,

Gostava de saber se é possivel e legal efectuar escavação para cave, e construir a casa sem aproveitar o espaço
    para cave para que, no futuro, caso se deseje avançar com um projecto de cave, já esteja a escavação feita.

Obrigado.
  10.  # 32

Sim é.
    Não se esqueça de falar com o técnico do projecto de Betão armado para que contabilize esta situação pois a sua estrutura vai ficar com pelo menos mais 3m de pilares a mais desde as funadções até á 1ª lage
  11.  # 33

Tenho uma obra a decorrer, que não tinha cave, mas devido ao terreno ser bastante mau foi necessário levar as sapatas ao "firme" que fica a cerca de 3m de profundidade.
    Embora tenha metido aditamento ao projecto para licenciar essa cave, podia não o ter feito pois o piso do R/chão fica á mesma cota que foi aprovado e a "cave" teve mesmo que existir.
  12.  # 34

Alguem me sabe informar a origem dos "patos bravos"na construção civil de vez em quando falado aqui.
    Cump. carlos alberto
  13.  # 35

Boas

Viriato disse:
    não se admite que alguem que tem que comprar um terreno que com todas as infraestruturas custa um balúrdio, depois temos que fazer tudo como eles querem

então compra-se um terreno para construção sem saber o que é permitido fazer e a culpa é da Câmara?

enquanto a mentalidade dos municipios passe por repressão e não cooperação verdadeira para quem quer empreender, sou de acordo que se façam estas gigajogas.

Todos protestam mas o que vejo é que os autarcas conseguem ser consecutivamente eleitos com os votos dos mesmos que protestam.

VM disse

A minha opinião é que quanto mais pudermos fazer a sucapa melhor :-), e ao falarmos aqui que somos contra todas as ilegalidades a bla bla bla, parece que o pessoal anda todo a nadar em dinheiro, e cada vez mais olhamos só para cima e como que tal se quem esta em cima pode pagar todos os outros têm que pagar. eu se ganha-se 2 ou 3 mil euros mês também era contra todas as ilegalidades, mas e quem ganha 400, 500, ou 600€ mês não tem direito a uma casa, não tem direito a viver com um mínimo de condições

Eu também gostava de viver numa casa melhor, mas vivo de acordo com as minhas possibilidades e não culpo ninguém por isso.

cumps
    José Cardoso
  14.  # 36

é facil essa, é só começar a construir...vai dar ao mesmo caminho e assim fica mais barato e mais rápido
    Fernando Gabriel Arquitecto
  15.  # 37

Colocado por: Fernando Gabrielé facil essa, é só começar a construir...vai dar ao mesmo caminho e assim fica mais barato e mais rápido

Explique melhor sff ?

Nao percebi o que quer dizer com o "fica mais barato e mais rapido" ...
  16.  # 38

mais barato indica que não tem de pagar taxas camararias!!!!!!!!

17.  # 39

Boas

Não sei o que se passa por aí mas na minha zona as construções clandestinas são fatalmente descobertas, ainda que às vezes demore. Quando são, para além das multas que são altas, as taxas são muito agravadas. E já tem acontecido a construção não respeitar a regulamentação em vigor, necessitando por isso de alterações o que agrava ainda mais os custos.

Para o Fernando Gabriel arquitecto:
    Com todo o respeito, mas fico desiludido quando vejo um técnico a incentivar a construção à revelia da lei.

cumps
    José cardoso
  18.  # 40

J CARDOS

Colocado por: j cardosoBoas

Não sei o que se passa por aí mas na minha zona as construções clandestinas são fatalmente descobertas, ainda que às vezes demore. Quando são, para além das multas que são altas, as taxas são muito agravadas. E já tem acontecido a construção não respeitar a regulamentação em vigor, necessitando por isso de alterações o que agrava ainda mais os custos.

Para o Fernando Gabriel arquitecto:
    Com todo o respeito, mas fico desiludido quando vejo um técnico a incentivar a construção à revelia da lei.

cumps
    José cardoso

como pode ver e ler novamente é apenas uma constatação
    de mim sei e quem trabalha comigo tambem o sabe, agora cada um responde por si, se voce violou ou incentivou a quebra de alguma lei é consigo, desde que não prejudique o trabalho dos outros, nem faça considerações sobre o que os outros querem dizer, força vá em frente.

agora faça-me o favor, não responda mais a comentarios meus se forem desse tipo.

0.0208 seg. NEW