Iniciar sessão ou registar-se
    • xana
    • 4 outubro 2007 editado

     # 1

    Ola!

    Uma questao para este forum: Consideraria construir uma Cave/sotao à socapa?

    Sabemos que muita gente faz um projecto para uma casa ja a contar incluir um aproveitamento de sotao ou mesmo fazer uma cave que nao existe no projecto. Os motivos sao os mais variados, falta de area de construcao permitida pelo PDM, menos impostos etc...

    Quem ja fez isto teve algum problema com os fiscais da Camara? Conseguiram obter a Licença de Habitacao?
    Ja agora porquê que estamos sempre a pensar em formas de fazer coisas ilegais?

    Xana
  1.  # 2

    LOLOL... depende da destreza do "artista" e se por acaso haverão denuncias... A minha posição OFICIAL é não fazer obras ilegais

    ÁGUA-MESTRA, Lda
  2.  # 3

    A minha opinião é a mesma. Evitar tudo o que seja ilegal. Primeiro que tudo, arrisca-se a uma denuncia e depois apanhar algum fiscal que lhe obriga a mais um ano de projecto...
    E depois, porque tem toda a vantagem em ter tudo legal. A vida dá muitas voltas, pode um dia querer vender a casa e nessa altura, a avaliação vai ser feita com base no que existe. Se for diferente o que existe do que está no papel, vai ter problemas!

    Tal como num carro, por exemplo. Você também pode andar sem seguro, para poupar... Compensa até um dia...


    Ja agora porquê que estamos sempre a pensar em formas de fazer coisas ilegais?


    Made in Portugal
    • xana
    • 4 outubro 2007

     # 4

    Concordo com tudo o que disseram!

    Mas serà que ha mesmo problemas?

    O meu pai é carpinteiro de construçao civil e ele diz que fazer caves, p. ex., sem estar no projecto é uma situaçao normalissima. O empreiteiro que faz a obra vai vender aquela casa depois. Quem a comprar seguramente terà de fazer um emprestimo bancario. Se assim é, entao é porque os bancos nao têm qq problema com a situaçao. A ideia que tenho é que estas coisas sao tao comuns que ninguem as encara como ilegais. Estarei errada?
  3.  # 5

    A situação que o seu pai refere, era comum, mas cada vez mais a "malha" se aperta às ilegalidades, os técnicos que fazem as vistorias para cocessão de crédito hipotecário, são pressionados pelos bancos, empresas de avaliação imobiliária, bem como éticamente a reportarem nos seus relatórios as respéctivas discrepancias com os projectos aprovados...

    O futuro do País, não é o do Portugal dos pequeninos made in Portugal... a atitude está a mudar e quem for apanhado pelo meio, apanhado está...

    Então e o Director Técnico da Obra, em q posição fica nisso tudo..? E para o ano quando além do Director técnico da obra, terá o Dono de obra de contratar a Fiscalização técnica da obra... mais, e o técnico coordenador de segurança em obra, também vai fechar os olhos?... e ainda algures para o ano quando os pequenos edificios tiverem que serem certificados energéticamente, tembém este técnico vai ignorar o facto.... já estou a vêr o filme... a Xana não está?!!
    •  
      FD
    • 5 outubro 2007

     # 6

    Por acaso tenho uma história mais ou menos engraçada ali para a zona de Carcavelos...

    Fui ver uns apartamentos na Quinta de S. Gonçalo, uma urbanização a poucas centenas de metros da praia, mas sem vista de mar. Conversa para aqui, conversa para ali, casas muito caras, pequenas (na cozinha caberiam aí umas 4 pessoas sem grande margem de manobra) e umas varandinhas para a rua.

    O vendedor diz-me que a casa tem barbecue mas eu não vejo nada. Abre a varanda (também muito pequena), bate numa das paredes e bingo! Pintada exactamente como todo o prédio (tinta de exterior) mas... em placa de gesso (pladur). Ou seja, compra-se a casa, vai lá a vistoria, tira-se a placa de gesso e num nicho, numa pequenina varanda, com uma "excelente" extracção de fumos, temos um barbecue pronto!

    Como é lógico nada disse, mas pensei para com os meus botões coisas menos boas sobre aquele construtor... Mas no fim ainda me fez um desconto de quase 25.000€...! :o
    O típico pato bravo.

    Eu sinceramente, acho que os fiscais só não vêem se não quiserem. Mas também conheço casos de garagens que magicamente se transformaram em salas de estar depois das casas serem vistoriadas...

    Sou contra construções ilegais, mas também não concordo com a forma como se onera os imóveis. Pagar 0,8% de IMI por ano acho um absurdo!
    • xana
    • 5 outubro 2007

     # 7

    Ola FD!

    Eu tambem estive a ver esses apartamento ha uns tres anos. Vi uns apartamentos num prédio em que o vendedor me garantiu que ja nao construiam nada à frente e passados uns meses comecaram a construir um prédio. Também vi ai quartos minusculos, que mal davam para pôr uma cama. Enfim, nao percebo como fazem apartamentos assim e depois pedem mais de 50 mil contos por aquilo.

    No apartamento que acabei por comprar tambem ha uma situacao semelhante. O construtor aproveitou o sotao para fazer mais uma sala de condominio. Antes da vistoria a porta estava tapada, mas muito mal disfarçada. Depois da vistoria nasceu ali uma sala. Outra coisa engraçada, que descobri agora, é que as areas de qs todas as divisoes do meu apartamento nao correspodem às que estao na planta. Na realidade sao maiores do que està projectado.

    é assim....
    Acho que basta ter amiguinhos na Camara que tudo se faz. E nao me digam que os fiscais nao se apercebem destas coisas na vistoria. Basta ter dois olhos na cara!
    •  
      FD
    • 5 outubro 2007 editado

     # 8

    Comigo, infelizmente, foi ao contrário.

    Comprei a casa e quis comprar as mobílias antes de me mudar. Como os quartos também são grandes (not!) precisei de ter a certeza que a cama cabia.
    Fui à planta e sim, cabia perfeitamente.
    Por uma outra razão qualquer precisei de medir algo no quarto e apercebi-me que tinha menos 10 ou 15cm que na planta... :(

    A cama está lá e passa-se bem entre a mesma e a parede, mas mesmo assim senti-me... roubado.
    No projecto a lareira aparece a meio de uma parede na sala, quando está num canto, tinha uma despensa na cozinha que não existe...

    Um dia conto o martírio que esta casa é. Quando estiver muito mal disposto, para não estragar a boa disposição com que estou agora...
  4.  # 9

    Conheço uma obra onde se ia fazer uma cave com uns 100 metros à socapa... Um dos fiscais como não deve ter recebido dinheiro por fora, embirrou aocm aquilo, tiveram que partir a placa e enchar o buraco (cave) de terra...

    Além de que depois teve sempre fiscais em cima... As chatisses que acabaram por ter, não lhes valeu o que iam ganhar com aquilo.


    Quanto a casas pequenas e caras, são quase todas... É engraçado que tenho onde tenho visto melhor relação preço/qualidade/casa boa, são em casas de valores na casa dos 500k €... Embora sejam preços muito altos (para mim), em algumas casas compreendo que peçam esse valor...

    Agora, já vi umas vivendas a 620K€ perto do Tagus park... com 180 m2, acabamentos fracos... tive quye me rir na cara do homenzito e terminar a visita a meio. Disse-lhe mesmo, como é que têm coragem de pedir aquele dinheiro por uma casa que a fazer custo 75K€ a 100K €... agradeci e disselhe para ele não perder mais tempo comigo que eu não era otário...
  5.  # 10

    bem ou ha de se criticar os fiscais por nao terem visto ou entoa um que embirra é porque não recebeu dinheiro... eu sou completamente a favor de, está em desconformidade com o projecto de arquitectura ?? então ´volta pra trás., e depois nao digam que o fiscal nao recebe dinheiro (nao sou fiscal :))


    uma questão apesar de te percebido , o porque desses K€?
  6.  # 11

    Pois é..Eu sou absolutamente contra as fugas abusivas e repetidas ao fisco e ás responsabilidades da comunidade. No entanto compreendo perfeitamente aquelas pessoas que escondem o mais possivel aquele sótãozinho que mais tarde querem aproveitar para os miúdos brincarem, aquela cave que dá um jeitão para arrumar as ferramentas e para fazer as festas de anos dos miúdos etcc. Ou seja, sou daqueles que acho um perfeito abuso ( por parte das autarquias) eles é que são os abusadores, eles é q são os chico espertos, porque não se admite que alguem que tem que comprar um terreno que com todas as infraestruturas custa um balúrdio, depois temos que fazer tudo como eles querem ( e não são só as questões ligadas ao ordenamento do urbanismo, essas tudo bem) as outras, as tais birras, cpara construiir, é uma luta titãnica com tudo e com todos, pagar impostos disto, impostos daquilo, licenças disto, licenças daquilo, só para pormos de pé , uma ideia de uma vida, sabe deus como. Alimentamos a Sociedade com os nossos filhos que alimentam creches, lojas, etc, etc..e só porque no terreno que comprámos, sem comprometer a estética da nossa casa, queremos uns metros a mais do que aqueles que o big brother controlou, erstou sujeito sei lá a quê. Portanto, concluindo...enquanto a mentalidade dos municipios passe por repressão e não cooperação verdadeira para quem quer empreender, sou de acordo que se façam estas gigajogas.
    • VM
    • 29 outubro 2007

     # 12

    Boas!

    A minha opinião é que quanto mais pudermos fazer a sucapa melhor :-), e ao falarmos aqui que somos contra todas as ilegalidades a bla bla bla, parece que o pessoal anda todo a nadar em dinheiro, e cada vez mais olhamos só para cima e como que tal se quem esta em cima pode pagar todos os outros têm que pagar. eu se ganha-se 2 ou 3 mil euros mês também era contra todas as ilegalidades, mas e quem ganha 400, 500, ou 600€ mês não tem direito a uma casa, não tem direito a viver com um mínimo de condições, mas a leis e os impostos são completamente cegas tanto é para o que ganha 500€ como o que ganha 5000€.

    Porque quanto aos impostos eles dizem se todos pagarmos, pagamos menos, mas eu vejo a situação da seguinte forma quanto mais pagarmos mais eles gastam, e a prova é que as receitas têm subido sistematicamente ano após ano e eu na me lembra de pagar menos.
  7.  # 13

    E mais pagar o imposto da Ponte Vasco da Gama sobre a casa não fui consultado se queria a dita cuja , e se lá passo tenho que pagar o respectivo nem desconto tenho. Esta ponte não me serve só a mim,alias a mim não me serve para nada. Perante esta situação vem-me falar em moralidades eu se puder vou tentar fugir o maximo possivel e sem pagar . Se tiver que aproveitar o sotão ou fazer uma cave á sucapa nem penso duas vezes e nem preciso de arquitecto.
    estou farto de pagar impostos e nada ter em troca e quando precisei bateram-me com a porta na cara.
    Agora o terreno é meu a casa tb porque raio tenho que pagar uma carrada de massa ao estado todos os anos? para que......................
    fiquem bem
  8.  # 14

    Caríssimos intervenientes
    Perante o que li tenho que concordar com todos, e não se trata de agradar.
    É importante falar do que é legal, ilegal, área a mais, área a menos, truques usados pelos construtores, pelos compradores, etc...
    Parece-me a mim que falta falar do processo de registo e oficialização de habitações que passaram por este processo de empréstimos, compra, venda, remodelação ou autoconstrução, etc...
    Quais foram os documentos e facturas que foram pedidos nas finanças, conservatória, bancos, etc...
    Quanto pagou quem os tinha e quem os não tinha, e os prazos dados para os apresentar?
    Qual o processo de uma licença de habitação, quanto durou e as implicações que teve?
    O que aconteceu a quem registou uma casa da qual não tinha facturas da sua construção, tendo ainda procedido a alterações à sucapa?
    Se concordarem, penso que esta nova análise se torna também necessária e passo a dar o meu contributo.
    A minha experiência é amarga. Fiz uma casa em regime de auto construção. Demorei 3 anos a fazê-la aos poucos, conforme ia podendo. Quando tentei registar a casa nas finanças e na conservatória do registo predial, pediram-me as facturas da construção. Como não as tinha ainda não registei a casa fruto do meu esforço e suor, onde hoje vivo mesmo sem registo ou licença de habitação.
    Obrigado pelos vossos saberes
    Um abraço para todos vós
    •  
      FD
    • 9 novembro 2007

     # 15

    Olá ps.calado e benvindo!

    Mas, mas, mas, é mesmo assim?! Não fazia ideia que isso funcionava dessa forma... Também é verdade que nunca pensei muito nisso.
    E facturas dos materiais? Pode ter sido você a fazer a casa sozinho...

    Mas tinha licença de construção? Não é a licença de habitação apenas um confirmar (após vistoria) de que o que foi construído está de acordo com o projecto?

    Se não tinha licença de construção as coisas devem, de certeza, ser mais complicadas. É em que munícipio?
  9.  # 16

    Cao disse:
    Boas a todos,

    Se tivermos um sotao com uma janela ou porta que dê acesso ao exterior, o mesmo é cosniderado como mais um piso, certo?

    E se tivermos um sotao, com uma pequena janela de vidro fixo apenas para deixar entrar luz, o sotao considera-se tambem um piso devido a essa mesma janela?

    Obrigado!
  10.  # 17

    Cao, não é bem assim, isso para alêm de variar de camara para camara concerteza que já está determinado na altura da emissão da licença de utilização. Por outro lado as finanças podem ter outra interpretação e contar com essas áreas para avaliação.
  11.  # 18

    cao disse:
    Eu falava, na altura em que se fosse metido o projecto na camara, se fosse um sotao com janela fixa no projecto, contaria ou nao como piso...
  12.  # 19

    Não, se respeitar as inclinações regulamentares e alturas de cumieira permitidas pela camara, agora existem camaras que nunca contam essas áreas e outras que só contam a parte em que esse sotão permite um pé direito de 2.20 metros, mas nunca é considerado como piso mas sim como sotão. Já em relação ás finanças é outra história, ai sim geralmente podem considerar como área habitável e ser "taxado".
  13.  # 20

    Cão disse:
    Marco1, muito obrigado pela sua ajuda...

    Mas ja agora, sera que me posso basear em alguma lei especifica para justificar que a janela fixa no sotão nao confere acesso ao exterior e como tal o sotao nao podera ser considero piso?
 
0.0216 seg. NEW