Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Eu pretendo que esse rasgo ilumine bem a sala e os focos entre o rasgo e a parede criem ambiente.

Se alguém tiver alguma sugestão para as medidas que coloquei, agradeço.
  2.  # 22

UP

Outra questão, é indiferente que os tubos/mangueira fluorescente fiquem de um lado ou do outro do rasgo, ie, da zona "interior" ou da zona "exterior" ?
  3.  # 23

Preciso saber, com alguma urgência, se avanço ou não com a sanca aberta como está no desenho e preciso da vossa preciosa ajuda.

Resumindo:
    A sala tem 4,85 x 3,70 e a ideia é colocar sanca aberta como mostra na última imagem colocada de forma a que seja a principal iluminação da sala, ie, que ilumine bem.
    As dúvidas centram-se em saber:
    - Medidas do rasgo, ie, da largura e da pala.
    - É indiferente que os tubos/mangueira fluorescente fiquem de um lado ou do outro do rasgo, ie, da zona "interior" ou da zona "exterior" ?
  4.  # 24

ao seu dispor .paulo raminhos 918196291
  5.  # 25

Colocado por: paulo raminhosao seu dispor .paulo raminhos 918196291

paulo raminhos, agradeço a sua disponibilidade, pode-me dar sugestões/opiniões ?
    •  
      alv
    • 3 janeiro 2011

# 26

Vivam!

Cla_pereira: Parece-me que ninguém com bom senso a poderá ajudar sem conhecer o local, a disposição da sala em termos de mobiliário e o que pretende, por isso repito o que lhe têm dito por aqui: Procure alguém que perceba da "poda" e o(a) ajude.
    "Fassam" parte
  6.  # 27

A ideia que tenho, e pode estar errada, é que:
    - carece de mais manutenção/limpeza (mais trabalho)
    - para ter a mesma quantidade de iluminação, terá de gastar mais potência (maior custo)...

Mas... que é bonito de se ver isso é.... ;-)
  7.  # 28

Colocado por: alvVivam!

Cla_pereira: Parece-me que ninguém com bom senso a poderá ajudar sem conhecer o local, a disposição da sala em termos de mobiliário e o que pretende, por isso repito o que lhe têm dito por aqui: Procure alguém que perceba da "poda" e o(a) ajude.
    "Fassam" parte

Mas, já dei todos os dados que solicitam !
    Medidas da sala, disposição dos móveis, já disse que a ideia é que a sanca seja a principal iluminação. Posso colocar aqui um desenho com as medidas e a disposição dos móveis se quiserem.
    A questão é que, arranjar alguém que perceba é um tecnico/engenheiro de iluminação e isso custa dinheiro para uma coisa que não me parece complicada quando dou todos os dados.
    Parece que estou condenado a gastar uma pipa de dinheiro "só" para meter uma sanca aberta.
  8.  # 29

Boa noite,

Se gostava de aprender sobre iluminação, tem um software gratuito, que é uma ferramenta muito boa para quem estuda a luminosidade. Chama-se DIALUX, permite executar o modelo em 3D e depois coloca as liminárias existentes no mercado (todas as marcas tem disponíveis plugins para o dialux) e permite testar e aperfeiçoar o resultado pretendido e forma muito fiel ao resultado final. ( já testado por nos) Inclusive comparei os resultado obtidos com uma situação real através de um luximetro e é mesmo muito fiel.
  9.  # 30

Colocado por: ExtrapartnerBoa noite,

Se gostava de aprender sobre iluminação, tem um software gratuito, que é uma ferramenta muito boa para quem estuda a luminosidade. Chama-se DIALUX, permite executar o modelo em 3D e depois coloca as liminárias existentes no mercado (todas as marcas tem disponíveis plugins para o dialux) e permite testar e aperfeiçoar o resultado pretendido e forma muito fiel ao resultado final. ( já testado por nos) Inclusive comparei os resultado obtidos com uma situação real através de um luximetro e é mesmo muito fiel.

Obrigado pela dica !
    Hoje vi um ginásio com sanca aberta, muito bonito e iluminava bem.
  10.  # 31

Colocado por: cla_pereiratambém é-me importante o consumo.

Colocado por: cla_pereiraHoje vi um ginásio com sanca aberta, muito bonito e iluminava bem.

E qual era o consumo energético? ;-)
  11.  # 32

ola .é óbvio que este processo lhe vai custar dinheiro.como viu pelas imagens colocadas ate agora e um trabalho de arte ,que implica mão de obra especializada.convém adjudicar a quem perceba e não a um curioso.um conselho meu.já fiz muitas sancas de luz indirecta e já tive casos em que fui chamado a obras para reparar trabalhos feitos por curiosos , onde o trabalho nunca fica a 100 % e o cliente acaba por ter de pagar 2 vezes.quanto a iluminação ,a luz indirecta serve apenas para um efeito estético e é acompanhada por projectores no tecto.não se esqueça que este trabalho inclui alem do trabalho de pladur ,electricidade e pintura.
  12.  # 33

Colocado por: paulo raminhosola .é óbvio que este processo lhe vai custar dinheiro.como viu pelas imagens colocadas ate agora e um trabalho de arte ,que implica mão de obra especializada.convém adjudicar a quem perceba e não a um curioso.um conselho meu.já fiz muitas sancas de luz indirecta e já tive casos em que fui chamado a obras para reparar trabalhos feitos por curiosos , onde o trabalho nunca fica a 100 % e o cliente acaba por ter de pagar 2 vezes.quanto a iluminação ,a luz indirecta serve apenas para um efeito estético e é acompanhada por projectores no tecto.não se esqueça que este trabalho inclui alem do trabalho de pladur ,electricidade e pintura.

Compreendo e tenho receio de que o trabalho não fique a 100%, o trabalho está incluído num orçamento para remodelação de uma habitação, portanto não irá ter mais custo para mim.
    A tal sanca aberta que vi no ginásio iluminava bem e não existiam projectores, a iluminar tinha réguas fluorescentes normais.
  13.  # 34

normalmente sao usadas essas réguas ate porque tem menor consumo e sao mais baratas.tem que ser colocadas todas seguidas para não existirem sombras. mas não deixa de ser luz ambiente.esse ginasio a que foi ,foi de dia certamente.
    não deixe de colocar projectores tambem porque terá sempre a opção de acender apenas o que quizer.
  14.  # 35

Colocado por: paulo raminhosnormalmente sao usadas essas réguas ate porque tem menor consumo e sao mais baratas.tem que ser colocadas todas seguidas para não existirem sombras. mas não deixa de ser luz ambiente.esse ginasio a que foi ,foi de dia certamente.
    não deixe de colocar projectores tambem porque terá sempre a opção de acender apenas o que quizer.

O ginásio tinha várias salas com sanca aberta e nenhuma sala têm janelas, é numa cave.
    Sim, estou a pensar colocar projectores entre o rasgo e a parede, não sei se 40 cm é pouco para esse espaço.
    Obrigado pela dica.

Já agora, a altura/espessura da pala estou a pensar entre 1,5 cm(altura do pladur) ou até 5cm, para fica um espaço mais aberto e iluminar mais do que os 7,5 cm que estava a pensar.
    A pala é só a altura que se vê na imagem ou é normal fazer-se uma "caixa" para tapar as calhas e assentar a régua/mangueira fluorescente ?
      IMGP7881 (Small).JPG
    •  
      alv
    • 6 janeiro 2011 editado

# 36

Vivam!
    Caro cla_pereira.
    Por vezes não opino nestas coisas porque me parece que começa a ser fastidioso, mas não posso deixar de chamar à atenção dessa imagem, que por acaso até é de uma obra minha, que nessa aba vertical que aí mosta falta um perfil de remate em forma de "U" que há-de encaixar na espessura da placa fazendo com que esta fique perfeitamente linear. Assim, se usar esse esquema, não esqueça esse perfil, porque senão pode ficar com essa aba empenada e com curvas, o que com a luz não seria bonito de ver como não são algumas que por aí vemos, quando olhamos com "olhos de ver".

Quanta a outra questão que coloca, não abra muito o rasgo, porque apesar de poder ter a sensação que "passa" mais luz, fica desequibrado. Normalmente, nas nossas obras, a largura da pala é aproximadamente a largura do rasgo, mais centímetro, menos centímetro. Caos há em que essa aba é apenas a espessura dos perfis e pouco mais e o rasgo é de 7 a 10cm, mas isso obriga a colocar a régua de luz muito para trás para não ser visível, sobretudo em tectos baixos.

O resto, como já lhe disse é imaginação e bom gosto, seu ou de quem executar.

Boa obra e "fassam" parte.

0.0180 seg. NEW