Faz sentido construir uma lareira nos dias que correm?
Com todas as soluções de aquecimento que hoje existem, faz sentido conceber um projecto de raiz que inclua uma lareira?
Qual a utilidade dada a uma lareira, realmente? É uma forma de aquecimento? É uma forma de criar um certo ambiente? Serve para ajudar à mística do Pai Natal?
Estas questões surgiram durante estes dias, perante um cliente que não sabe se quer uma lareira, mas sabe que gosta da idéia de ter um sítio para onde olha e vê uma chama.
Pessoalmente, gosto de ver lenha a arder, mas entendo que o lixo e a logistica de comprar lenha não são muito atractivas.
Quando comprei o meu apartamento há quase 10 anos atrás... dizia que, o centro de uma sala era a lareira.... era o que distinguia uma sala de uma outra qualquer divisão.
Após estes anos todos, usei a lareira para aí umas.... 30 vezes no máximo.... Na vivenda que penso construir.... a lareira não está a fazer parte dos planos iniciais....
O problema de usar a lareira para mim é: - logística da lenha - o tempo que demora a aquecer - a manutenção/limpeza
Estas pessoas agradeceram este comentário: LiMatos
Eu gosto de uma lareira, mesmo que tenha um recuperador de calor.
Acho que o cheiro da lenha e o som que ela faz quando queima não têm preço. Mas isto é uma opinião pessoal e mais baseada na emoção que na razão.
Racionalmente, será que estas emoções fazem sentido? Pesando os prós (color, conforto, sossego) e os contras (comprar e armazenar lenha, sujidade da lenha e insectos afins), será que é racional ter uma lareira, ou faz mais sentido apostar num bom sistema de aquecimento e numa "lareira" a gás para o tal ambiente pretendido?
Na casa onde vivo, tem cerca de 130 anos, se não fosse a lareira já tinha congelado :-) Preciso e gosto da lareira acesa. Gasto duas toneladas de lenha/ano, aproximadamente 220 euros, quem aquece a casa com menos?
A minha opção pela colocação de lareira é que num caso extremo (falta de electricidade, greves, guerras, etc), dá sempre para cortar lenha da mata, moveis, etc e queimar! Por pouco tempo que dure a lenha será sempre melhor que nada!
eu decidi fazer duas. uma no interior e outra no exterior (que tambem vai servir para uns churrascos) ver uma lareira a arder e assim um daqueles momentos magicos.
fará sempre sentido, espero eu. desde que goste de utilizar uma lareira e não tenha problemas com as tarefas associadas, faz sempre sentido. logo depende se se adequa a si.
Faz todo o sentido, depende de cada um, para mim é indispensável, para outros não o será. Mas a meu ver continua a ser uma forma económica, ecológica e agradável de aquecer uma casa, ou parte dela.
Concordo com todos, eu tambem adoro a lareira, mas aberta!! mas os contra da lareira aberta,no meu caso falam mais alto:
- falta de espaço para armazenar a lenha, - a sujidade da lenha, cinza e possíveis fumos - é difícil de controlar a temperatura ambiente - não uniformidade da temperatura nas diferentes divisões - aberta, terá sempre de ter outro sistema climatização alternativo (duas despesas!!)
Por isso optarei por não construir lareira, mas também poderia fazer e utiliza-la quando quisesse!!
Acho que ninguem pode dizer se é melhor, ou pior, construir, isso depende do que cada um valoriza mais.
A idéia de colocar este tema no forum foi a de discutir a questão de razoabilidade de ter uma lareira e do que se pode abdicar para ter uma (algum tempo para limpar a sujidade, custo da lenha, carregar a lenha, custo da lareira, etc..).
Na minha casa vou fazer lareira com recuperador de calor, pela simples razão de que gosto e a família concorda. Para aconselhar um cliente, é que convém distanciar-me do meu gosto pessoal.
Boas, LiMatos Para aconselhar um cliente, sobre se deve ou não ter uma lareira é algo extremamente dificil para quem aconselha, por mais do que o seu proprio gosto pessoal para ter uma lareira (eu andei á procura e comprei casa que uma das prioridades era ter lareira) seja ter ou não ter, depende exclusivamente do cliente, se tem ou não paciência e gosto para ter uma lareira. Eu tenho um hobby que é ser treinador de cães e muitissimas pessoas ao saberem da minha vocação veem-me perguntar por vezes se eu achava que deveriam de ter um cão, ora, isso não depende de mim, depende do tempo que a pessoa tem para se dedicar e a paixão que tem pelos cães (ou neste caso a lareira). No meu caso particular, eu tenho lareira e dou-me ao "luxo" de ser eu mesmo a ir cortar a minha propria lenha, pois gosto de o fazer, tenho sitio para a armazenar, tenho paciencia para limpar a lareira e adoro o calor e o ambiente que a mesma me proporciona. Se me é rentavel? É me extremamente rentavel, não pago a lenha, pois tenho o "luxo" de ficar com as sobras de cortes feitos em pinheiros e eucaliptos durante o verão, tenho motosserra, gastei sensivelmente cerca de 5 litros de gasolina e tenho mais de 2 toneladas de lenha em casa e ainda não tive uma unica vez de ligar um aquecedor em casa. Contras - Ter de limpar a lareira? Limpo-a uma vez por semana leva no maximo 10 minutos já a contar com a limpeza do vidro e despejar as cinzas. A sujidade da lenha onde a guardo? É na garagem e faz-me pouca diferença. O ter de carregar a lenha para casa? Mais um sacrificio que quem corre por gosto não cansa! Prós - Contando com o preço da motosserra (200 Euros) e que me vai durar imenso tempo, gastei mais 20 euros em gasolina e oleo para a mesma, o resto saiu do meu gosto para ter uma lareira. O transporte da lenha foi gratuito e será e se pensar em 10 anos, terei uma despesa anual de 40 euros para aquecer a minha casa...nada mau! O gosto pela lareira diz tudo! Cumprimentos,
Ricardo
Estas pessoas agradeceram este comentário: LiMatos
Só quem gosta da lareira a crepitar e do ambiente que cria é que deve optar por uma. Se dá trabalho, claro que dá e claro que há opções mais energeticamente eficazes, mas o interesse da lareira não é esse. E nos dias que correm, é preciso ter tempo para se ficar sentado a apreciar uma chama crepitante e hipnótica, que nos relaxa a mente. Nem todos sabem apreciar as sombras dançantes de uma chama, nem compreender o sentimento rústico, mas onírico, que o fogo provoca. A esses, que não compreendem tal, não aconselharia lareira.
Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, ?
Ao aconselhar um cliente, não posso impor a minha vontade ou gostos pessoais. Acho que a melhor forma de o fazer é perceber o que lhe agrada na idéia de uma lareira. Depois, mostrar-lhe todos os aspectos inerentes à lareira, que é ele quem deve decidir quais são os prós e os contras, na sua perspectiva. O aconselhamento, entendo eu, deve ser na base de fornecer ao cliente toda a informação que o permite chegar a uma conclusão.
Se ele quer a lareira para aquecimento- há aquecimento central, piso radiante, ac, etc...
Se quer ver chamas - há velas, há lcd's...
Se realmente quer o som e ambiente que só a lareira dá, chamas e aquecimento, aí deve optar pela solução que lhe reune as condições todas - a lareira.
Depois, é contornar os aspectos menos positivos relacionados com o funcionamento.
Mas, para mim, essa decisão deve ser toda do cliente. Eu posso é fornecer-lhe informações acerca de outras soluções.
Por exemplo, com este cliente especificamente, há um problema de espaço. A televisão irá competir com a eventual lareira, em termos de destaque. O cliente tinha a idéia de os colocar lado a lado. Foram enviadas umas fotos dessas soluções e o cliente decidiu que não gostava.
É um processo que levará a uma decisão pessoal e consciente, espero eu.