Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Vou finalmente iniciar a procura de um arquitecto para realizar um projecto para a minha
    futura moradia.

    Como sempre, surgem as duvidas e os receios do costume na tentativa de encontrar alguém sério
    e de confiança, visto que não tenho ninguém conhecido que se dedique a esses temas.

    Apesar de já ter lido por aqui indicações sobre vários arquitectos, gostaria se possivel de obter
    algumas referências/contactos dentro da área de Lisboa, para que os possa contactar directamente
    e eventualmente marcar reuniões.

    O lote para construir situa-se em Sta. Iria de Azoia, na periferia norte de Lisboa num bairro
    recente (Alto das Eiras), tem 330 m2 de área total e 264 m2 de area bruta de construção segundo
    a documentação que possuo. O terreno tem 2 frentes e é plano.

    A minha ideia é construir uma moradia com àrea entre os 180 m2 e 200 m2 de área distribuidos
    por 2 pisos não necessariamente de forma igual. Um piso poderia ter maior area que outro
    por exemplo, pois nao gosto de casas em forma de 'cubo'.

    Tenho alguns rabiscos, imagens e ideias sobre o que pretendo e que seria em principio uma moradia de
    arquitectura mista (contemporâneo/classico), mas estou aberto a sugestões.

    Tenho como limite máximo os 150.000 € para concluir a obra.

    Sei que o processo se decompoe em várias componentes (arquitectura, especialidades, etc)
    gostaria de ter a noção dos honorários para a elaboração de um projecto deste tipo, do inicio ao fim.

    Obrigado pela vossa ajuda.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Boa noite!

    Eu fui hoje pedir um oeçamento a um gabinete de arquitectura e o total foi 2800 euros, sem iva.
    O projecto já inclui os projectos da especialidade (são 9 ou 10, acho eu)...

    A mim pareceu-me um pouco caro mas gostei muito do trabalho que fazem lá, vi vários projectos e fiquei agradada... Além disso fazem acompanhamento da obra posteriormente.

    Alguém com experîência no assunto me pode dizer se este valor está dentro do habitual?

    Obrigada ;)
  3.  # 3

    A Ordem dos Arquitectos disponibiliza uma lista online de arquitectos organizada por distrito com os seus contactos e fotografias de obras aqui:

    http://www.oasrn.org/arquitectos.php

    (Secção "Procura Arquitecto?" -pesquisa-distrito-lisboa e depois por ordem alfabética)

    É recomendável visitar pessoalmente o(s) escritório(s), verificar a experiência ou á-vontade no tipo de projecto que procura, esclarecer o tipo de serviços que vão ser prestados e quais não estão incluídos (como o acompanhamento de obra que a Maria Rocha menciona).
    É fundamental que todos os serviços e pagamentos estejam perfeitamente esclarecidos á partida sob uma forma contratual.
    Isto poderá não evitar correcções posteriores mas contorna muitas surpresas ou equivocos desnecessários.
    Recomendo também que perca tempo a perceber quais são as especialidades envolvidas e o decorrer de todo o processo- sabia que como promotor pode contratar você próprio as especialidades e assim conhecer e escolher todos os envolvidos directamente?
    O arquitecto mantém sempre o papel de coordenador, quer seja um "pacote" ou não.
    Desconheço qualquer pormenor no caso da Maria Rocha mas a informação disponibilizada parece-me pouco detalhada e resumida a um orçamento final muito genérico destinado a "despachar" a encomenda.

    Quanto ao preço e qualidade do Arquitecto teria algumas sugestões a fazer:

    -O projecto de arquitectura é o factor que mais vai influenciar não só o seu conforto na sua futura casa mas também a sua economia (tanto como um investimento que valoriza com o tempo como na poupança de recursos de utilização e construção), eficiência e mesmo saúde.
    Os acabamentos que são para muitos o mais importante são na verdade o elemento mais fácil de substituir\alterar.
    O projecto de arquitectura é fundamentalmente o próprio edifício e é muito mais difícil de reverter.

    -De modo geral não compensa procurar poupar no projecto de arquitectura uma vez que é provavelmente um dos gastos menores que vai ter na construção mas aquele que mais influencia o resultado final. Os edifícios são frequentemente os maiores investimentos que fazemos na vida e não se está a comprar resmas de papel ao quilo (apesar de ser essa a aparência de um processo completo :)) mas sim o espaço em que vai passar grande parte da vida.
    Muitas pessoas investigam muito quando vão comprar carro ou telemóvel mas investem pouco a encontrar um projecto ou projectista que as satisfaça.

    -É tão fundamental levar as suas próprias ideias para a reunião com o arquitecto como ter abertura na altura de escutar recomendações. Desconfie quando um arquitecto toma várias decisões sem qualquer discussão prévia consigo e desconfie também quando acata todos os seus pedidos.
    A analogia é como a consulta com o médico: provavelmente não aceitaria dado tratamento sem antes lhe explicarem do que se trata (ou porquê) mas também não lhe ditaria como proceder a um diagnóstico. Trata-se de um trabalho em equipa realizado pelo arquitecto e acompanhado pelo cliente.

    Desejo-lhe boa sorte na construção do seu lar!
  4.  # 4

    FRosa disse:
    Já escolhi o arquitecto disse o que queria mas as propostas que me apresentou nao me deixam deslumbrado, há sempre coisas que eu mudava e quando chego ao final já nao está nada como no inicio! Um projecto gosta-se logo, ou aprende-se a gostar?
  5.  # 5

    Colocado por: AnónimoFRosa disse:
    Já escolhi o arquitecto disse o que queria mas as propostas que me apresentou nao me deixam deslumbrado, há sempre coisas que eu mudava e quando chego ao final já não está nada como no inicio! Um projecto gosta-se logo, ou aprende-se a gostar?


    Era uma sorte gostar-se logo (seria mau sinal, ou o arquitecto era telepata e adivinhava todos os seus gostos a nível arquitectónico), faça vincar o que gosta e o que acha que ainda não atingiu o nível que pretende.
    Eu pelo menos funciono assim..., com as contínuas mudanças que vão de encontro à pretensão do cliente é que este pode ir aprendendo a gostar.
    Cumprimentos,
    carlosdias
  6.  # 6

    Colocado por: Maria Rocha
    Eu fui hoje pedir um oeçamento a um gabinete de arquitectura e o total foi 2800 euros, sem iva.
    O projecto já inclui os projectos da especialidade (são 9 ou 10, acho eu)...

    A mim pareceu-me um pouco caro


    Achou 2800€ caro? Com especialidades? Por uma das fases mais importantes do "nascimento" da sua futura casa?
    É nesta fase que tudo de decide, tudo se escolhe... Se fazem ou evitam as grandes asneiras...
    Esse preço inclui projectos de execução de de pormenor? É que entregar a um empreiteiro umas plantas e uns alçados e dizer para ele construir, é SEM DUVIDA arranjar dores de cabeça...
    Faça esse projecto o mais detalhado e pormenorizado possivel. Vai lhe parecer que está a gastar mais dinheiro, mas vai estar é a poupar! Dinheiro e muitas chatices!

    Cump
  7.  # 7

    Maria Rocha, acho que encontrou uma autêntica pechincha, espero que tudo lhe corra bem mesmo assim.
  8.  # 8

    Concordo com o marco1. Ou a casa é muito pequena ou o projecto é 1/100 "vira e bota" como se diz aqui no Porto.
  9.  # 9

    Como o povo costuma dizer:
    Galinha gorda por pouco dinheiro não há no poleiro.
    Maria tente preceber quais os projectos que vai necessitar mesmo.
    Lembre-se que o projecto de térmica tem que ser certificado bem como o do gás.
    O preço dessa certificação já está incluido?
    E o levantamento topográfico
    E as plantas que vai ter que compar na câmara
    Se fazem acompanhamento da obra qual a periodicidade com que o fazem e quanto lhe vão cobrar por isso.
    Os esclarecimentos que forem necessários fazer ao Director técnico são feitos onde (na obra ou no gabinete) e são de borla ou vão-lhe cobrar por isso.
    Permita-me desconfiar mas esse preço já quase nem os desenhadores conseguem fazer.
    Mas não se assuste que felizmente ainda há por aí mta gente séria.
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilvaComo o povo costuma dizer:
    ...E as plantas que vai ter que comprar na câmara

    bom dia, zedasilva, não vejo como pode considerar plantas a comprar na Câmara (assim como licenças...), como uma despesa do gabinete, isto são sempre despesas do proprietário.
    Não é normal quem lhe faz o projecto responsabilizar-se por este tipo de despesas.
    cumprimentos,
    carlosmcd
  11.  # 11

    Zedasilva:
    A Direcção Técnica da Obra é uma adjudicação posterior normalmente a cargo do empreiteiro ou alguém conhecido do cliente. Os gabinetes não incluem esse trabalho no orçamento dos projectos.
    Plantas topográficas, licenças etc, são custo a cargo do cliente. Principalmente agora que algumas câmaras cobram já 50% das taxas quando se entrega um projecto.
    É de todo importante que se comecem a esclarecer as pessoas que existem custos para projectos e existem custos com as despesas da Camara, do empreiteiro, da obra em si . Cada vez é mais importante, principalmente a partir deste ano que o cliente se interesse pelo seu processo e faça ele próprio as entregas, uma vez que em algumas Câmaras que conheço paga-se já uma média da taxa do alvarás, que normalmente só era pago no fim.
  12.  # 12

    Caros foristas concordo plenamente em que os donos de obra começem a tomar conheçimento das reais despesas que estão associadas a um projecto.
    Felizmente trabalho para municipios onde as plantas topográficas ainda são relativamente baratas e as taxas só se pagam no acto de levantar a licença.
    Como em tudo neste país casa "condado" tem as suas leis.
  13.  # 13

    Eu tenho um orçamento de 5000€ -achei um preço justo, nem caro nem barato.
    Inclui:
    - levantamento topográfico
    - pedido de Informação Prévia
    - projecto de arquitectura e especialidades
    - esclarecimento de dúvidas e visitas regulares à obra (sem direcção técnica).
    Ana Figueiredo
  14.  # 14

    Anónimo disse:
    Só duas questoes:
    O arquitecto disse.me que eu me devia despachar a saber se queria aquecimento central ou A/C para ele puder fazer as adaptações necessarias á planta. Pergunto eu! Nao devia ser ele a dizer quais as vantagens de um metodo ou outro e n eu q nao percebo nada disso nem tenho tempo para andar á procura?!
    è normal ele enviar por mail a planta e eu respondo a dizer o que quero mudar ele muda e torna a enviar e assim sucessivamente?! Não apresenta soluções e sou eu que tenho de ter as alternativas!?!?
    Eu nao acho nada normal, muito menos pelo preço.. 5000 so pra arquitectura.
  15.  # 15

    Tu é que sabes que tipo de aquecimento queres, de acordo com as tuas possibilidades monetárias, questões ambientais etc...era óptimo que arranjasses algum do teu tempo para procurar soluções no mercado, porque afinal de contas o interessado és tu, e depois do sistema estar instalado é muito complicado mudar para outro. O arquitecto pode, mas não é obrigado a perceber de sistemas de aquecimento, para isso existem as empresas que vendem os produtos e os promovem, os quais o cliente deve estudar e comparar, pedindo opiniões às mais diversas entidades.
    Ora o que me parece é que o teu arquitecto se preocupa em tentar conciliar o que tu queres com os desenhos, para mais tarde ninguém dizer...ah se eu sabia queria ar-condicionado... e depois o empreiteiro dizer...os tectos já estão cofrados...isso vai-lhe custar mais x, leia-se "uma pipa de massa".
    Sobre essa troca de ideias pela internet...não achas melhor ter uma conversa franca com o teu arquitecto e dizer-lhe que apresente 3 ou 4 soluções para um programa que tu estabeleces como base? E depois de optar por um caminho rever pequenos pormenores e finalizar o desenho?
    Confesso que essa busca constante por saber a opinião do cliente, reflectida num excesso de zelo, revela o seu quê de inexperiencia, mas sinceramente quem me dera que os meus clientes fossem como tu, e me deixassem desenvolver as ideias do principio ao fim, porque afinal de contas a nossa função é estudar as pessoas, perceber o que elas querem e traduzir isso para o papel.
  16.  # 16

    Anónimo disse:
    Estou farto! Sinceramente! Eu nao sou formado em arquitectura percebo pouco mas esse pouco parece ser mais do que aquilo que o arquitecto percebe! Ele nao consegue fazer uma coisa que eu goste ou me identifique minimamente!! Depois de uma reuniao a dizer o que NAO queria, nao é que o projecto apresenta várias dessas coisas!?!? Acham isto normal!!!??! Que me desculpem os qrquitectos e a classe mas sinceramente prefiro perder o dinheiro da adjudicação e ir para um desenhador projectista e mesmo assim fica-.me mais barato, a ter que gramar com uma casa o resto da vida que nao gosto!! Nao há maneira do arquiteccto acertar.. nenhuma.. Por mais adaptaçoes que faça nunca fica aquilo que quero..
    Desculpem o desabafo mas estou mesmo farto..
  17.  # 17

    Olhe tenha um bocado de calma e não generalize, más experiências há em todas as profissões.
    Devia ter uma conversa franca com esse arquitecto e fazer-lhe ver bem os seus objectivos e acordar com ele se os pode atingir ou qual a justificação para não estar a haver consenso com as suas ideias, uma vez que o dever profissional dele assim o obriga.
    • ccc
    • 4 setembro 2008

     # 18

    anónimo:
    vai ao site:
    http://www.enat.pt/index.php
    e tens lá varios sistemas de aquecimento
    • FLR
    • 5 setembro 2008

     # 19

    Para ajudar à discussão sobre os critérios de procura de um arquitecto, e lembrando a saudosa discussão "quanto custa um projecto de arquitectura", em que participei com interesse, gostava de partilhar uma experiência recente num projecto meu, que acho que demonstra bem como uma opção inicial exigente nos pode fazer poupar muito dinheiro mais tarde.

    Fui chamado para fazer uma casa, para a qual estimei, com o cliente, um custo aproximado de 240.000 euros. Foi dado o OK à estimativa, e o valor dos honorários foi definido com a ajuda da tabela do costume (que acaba de ser revogada, penso eu). Contas feitas, categoria 2, 6 e tal por cento, desconto viável, etc., deu 12.500 euros de honorários para a arquitectura. Parece muito, não parece?

    Bem, correu tudo muito bem: muitas horas de trabalho para ter o estudo prévio aplaudido, o licenciamento aprovado à primeira, enfim, tudo o que um cliente deve exigir. Projecto de Execução, com aqueles honorários, tinha que ser perfeito...

    Resultado: vêm os orçamentos dos 3 concorrentes à obra: 262.000, 280.000, 306.000 euros. Pegamos no orçamento com mais garantias de qualidade, que era o de 280.000, e começamos a trabalhá-lo... os acertos, a negociação, as reuniões, etc. fizeram com que o mesmo orçamento viesse para os 230.000 euros, SEM ALTERAÇÕES DE MONTA AO PROJECTO...

    Os honorários que o cliente pagou permitiram algumas coisas interessantes:

    - o projecto de execução estava suficientemente bom e completo para poder ser orçamentado ao cêntimo.

    - o projecto de execução estava suficientemente pormenorizado para que se pudesse, em reunião com o concorrente, simplificar pormenores, definir critérios para materiais, optimizar infra-estruturas, para que o orçamento descesse 50.000 euros, repito, sem alterações significativas ao projecto

    - o meu empenho foi suficiente para só aceitar a proposta do empreiteiro quando já estava tudo mesmo espremido e justificado

    - a minha disponibilidade foi suficiente para passar horas em negociações, reuniões, e representar o cliente junto do empreiteiro, ainda antes da obra começar, como se fosse pagá-la do meu bolso (este é um papel que eu acho que nos cabe, e que muitas vezes é esquecido...)

    - a minha autoridade sobre a obra e o projecto foi suficiente para tomar decisões, tirar conclusões, e definir todos os pormenores da adjudicação, sem que o cliente tivesse dores de cabeça no processo, sendo, mesmo assim, consultado e ouvido em todos os passos

    - em vez de um cliente sem preparação técnica, a negociação foi conduzida por mim, que, não sendo um negociante de gema, pelo menos sabia do que estava a falar.

    Em resumo: o cliente, que podia perfeitamente aceitar os 280.000 euros como razoáveis, poupou 50.000 graças ao apoio que eu acho que o arquitecto lhe deve dar, desde que bem pago. Poupou 4 vezes o que me pagou, e estamos os dois contentes...

    Claro que isto nem sempre acontece, e também já tive más experiências, mas acho que este caso exemplifica bem as vantagens das opções iniciais correctas.
  18.  # 20

    FLR
    bom contributo. Já agora seria possivel dizer-nos quanto esse cliente pagou pelas especialidades? e se foram coordenadas por si? pois nessa negociação com o empreiteiro foram certamente discutidos valores que tem haver com a parte de especialidades ( redes, tubagens, mão de obra, etc...).
 
0.0245 seg. NEW