Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Possuo esta caldeira: Ariston microGenus 31 MFFI, só que a casa não tem aquecimento central, tem antes ar-condicionado, o que retira a verdadeira potencialidade do equipamento, assim sendo, estava a pensar em torca-lo por um esquentador a gas, isto porque a caldeira consome electricidade desnecessariamente. Será que e uma boa opção?

    Cumprimentos
  2.  # 2

  3.  # 3

    Já reparou quantos anos de electricidade vai ter pelo preço do esquentador??

    Mais vale a pena deixa-la lá até avariar!!

    Eu tenho uma caldeira semelhante (embora de outra marca) apenas para apoiar os paineis solares!!

    Muito economica (a bilha de butano já passou um ano no activo!) e o consumo de electricidade é semelhante a um standby de uma televisão!

    Claro que não a comprei para isto: tambem já a tinha!! Porque senão compraria um, sim um esquentador com chama modulante!!

    Colocado por: metitusEstou a pensar trocar por este:

    http://www.vulcano.pt/produtos_detalhe.php?idCategoriaProdutos=4&idSubCategoriaProdutos=4&idProduto=21
  4.  # 4

    Bom dia

    Não vale a pena porque o rendimento do esquentador pode ser menor... assim como o valor da compra, mais vale aguardar que ela avaria... loololol

    cumps
  5.  # 5

    Sim se calhar o melhor e mesmo deixar ate que avarie e depois trocar. Sinceramente nao sei qual o interesse de terem posto uma caldeira aqui mas enfim.

    Abraco
  6.  # 6

    Eu tambémtenho uma caldeira destas e aqu. central instalado ( vou instalat AC). As constas de gaz propano sao elevadas (dentro de 2 meses irão ligar o gaz natural ).

    Tenho o comando/programador semanal Wireless para controlar a temperatura (e por sua vez ligar e desligar a caldeira).

    Os radiadores têm uma cabeça que permite regular entre 1 e 5 ( deduzo que controla a entrada de água no radiador).Normalmente coloco-as entre 3 e 4. A água coloco a 60º (por vezes a 75º quando está mais frio, senão os quartos raramente passam dos 18º).

    No extremo do radiadores existe umaespécie de válvula para "purgar" (???) os radiadores (abrir para deixar sair o ar???). Periodicamente abro essa válvula e volto a fechar.

    O manómetrona caldeira (identifica a pressão da água) deverá estar entre 1 e 2 (1,5). Existe 1 válvula na parte inferior que permite (quando a pressão está muito baixa) aumentar apressão no sistema.

    Sempre que o aquecimento liga, a pressão no manómetro sobe (penso que isto é normal) e por vezes a caldeira liberta água na parte inferior (já tenho até um recepiente para a recolher).

    No último mês tenho de aumentar quase diariamente a pressão de água na caldeira (através da válvula existente), uma vez que após algum tempo de funcionamento, a pressão está a 0, o que não permite que o aquecimento central funcione!!!

    Não tenho nenhuma fuga de águanos radiadores ( a única fuga é através da parte inferior da caldeira (!!), que penso ser um mecanismos de segurança para libertar água quando a pressã oultrapassa 2 bar).


    Estará a caldeira avariada? Foi comprada em 2005.

    Agradeço uma ajuda.

    Obrigado.
    • jlmfr
    • 25 fevereiro 2014

     # 7

    Agradecia que me elucidassem sobre a possibilidade de colocar um módulo solar Vulcano (http://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_1600) numa uma caldeira Vulcano Babystar, Modelo: ZS/ZW23-1 KE 23/31 que comprei há cerca de 9 anos, considerando que irão ser colocados painéis solares com termossifão numa moradia em construção. A minha ideia seria ligar todo o sistema (alimentando a caldeira com gás propano (?) de garrafa (45 kgs?) uma vez que não terei ainda gás natural) para aquecer a água sempre que a temperatura seja inferior a 45º C. Desta forma, evitaria ter de ligar a resistência do painel para aquecer água. Neste caso, como funcionaria o sistema? A água do termossifão, se estivesse a menos de 45ºC (sem ligar a resistência do painel), teria de passar pela caldeira para aquecer e depois "retornar" aos WC (por exemplo no 1º andar da moradia, uma vez que a caldeira fica no R/C)? A pressão da água não iria sofrer com este tipo de instalação?

    Obrigado.
  7.  # 8

    Colocado por: jlmfrAgradecia que me elucidassem sobre a possibilidade de colocar um módulo solar Vulcano (http://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_1600) numa uma caldeira Vulcano Babystar, Modelo: ZS/ZW23-1 KE 23/31 que comprei há cerca de 9 anos, considerando que irão ser colocados painéis solares com termossifão numa moradia em construção. A minha ideia seria ligar todo o sistema (alimentando a caldeira com gás propano (?) de garrafa (45 kgs?) uma vez que não terei ainda gás natural) para aquecer a água sempre que a temperatura seja inferior a 45º C. Desta forma, evitaria ter de ligar a resistência do painel para aquecer água. Neste caso, como funcionaria o sistema? A água do termossifão, se estivesse a menos de 45ºC (sem ligar a resistência do painel), teria de passar pela caldeira para aquecer e depois "retornar" aos WC (por exemplo no 1º andar da moradia, uma vez que a caldeira fica no R/C)? A pressão da água não iria sofrer com este tipo de instalação?

    Obrigado.


    Terá que instalar um modulo solar de apoio á caldeira uma vez que essa caldeira não é modulante ou seja não está preparada para sistemas solares.
    • jlmfr
    • 27 fevereiro 2014

     # 9

    Obrigado pela resposta.
    No entanto, a necessidade de colocação do módulo solar já tinha identificado. O que necessitava era ajuda relativamente ao cenário exposto. Obrigado.


    Colocado por: Costa53

    Terá que instalar um modulo solar de apoio á caldeira uma vez que essa caldeira não é modulante ou seja não está preparada para sistemas solares.
  8.  # 10

    Boa noite,

    Tenho um orçamento de aproxim. 1000€ para instalar a tubagem do aquecimento central numa moradia com 2 pisos e cerca de 180m2, cerca de 5 divisões + 2 WC será demasiado caro? A moradia terá AC . Queria aproveitar esta caldeira (além do apoio ao painel solar) e os radiadores do meu apartamento atual , uma vez que poderei retirar os mesmos, sendo que o novo proprietário não pretende ficar com eles. Será um desperdício?

    Colocado por: jlmfrAgradecia que me elucidassem sobre a possibilidade de colocar um módulo solar Vulcano (http://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_1600) numa uma caldeira Vulcano Babystar, Modelo: ZS/ZW23-1 KE 23/31 que comprei há cerca de 9 anos, considerando que irão ser colocados painéis solares com termossifão numa moradia em construção. A minha ideia seria ligar todo o sistema (alimentando a caldeira com gás propano (?) de garrafa (45 kgs?) uma vez que não terei ainda gás natural) para aquecer a água sempre que a temperatura seja inferior a 45º C. Desta forma, evitaria ter de ligar a resistência do painel para aquecer água. Neste caso, como funcionaria o sistema? A água do termossifão, se estivesse a menos de 45ºC (sem ligar a resistência do painel), teria de passar pela caldeira para aquecer e depois "retornar" aos WC (por exemplo no 1º andar da moradia, uma vez que a caldeira fica no R/C)? A pressão da água não iria sofrer com este tipo de instalação?

    Obrigado.
  9.  # 11

    Colocado por: DOGMAse vai ter AC para que vai gastar mais dinheiro?


    O objectivo seria aproveitar os radiadores juntamente com a caldeira, uma vez que a moradia está em construção. Tenho dúvidas se este tipo de caldeira tem potência suficiente para uma moradia, uma vez que no apartamento, quando queríamos tomar banho ao mesmo tempo, a pressão diminuía bastante no chuveiros. Agora numa moradia, apesar de ter painéis solares para AQS e de querer utilizar a caldeira como sistema de apoio, não sei se será suficiente....
    • jlmfr
    • 2 abril 2014 editado

     # 12

    Estive a pensar melhor, considerado as vantagens e desvantagens desta solução e as opiniões recolhidas, irei optar por não colocar os radiadores, aproveitando apenas a caldeira existente como sistema de apoio aos painéis solares (AQS). Aliás, ainda vou ter de gastar dinheiro para mudar o sistema de AC para nova casa...

    Vou tentar vender os radiadores e o comando Wireless do aquecimento central (embora não tenh grandes expectativas em relação a isto).

    Muito Obrigado.

    Colocado por: DOGMAnão me referia ao aquecimento sanitário mas sim aos radiadores,que se forem os vulgares ficam horríveis!!

    mas você é que sabe da sua vida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr
  10.  # 13

    Boa tarde a todos.

    A "saga" está perto do fim... :) Também com a vossa ajuda!!!
    Alguém me poderá indicar qual custo deste tipo de modulador para esta caldeira? Será apenas para apoio a painéis solates - AQS. Estando ainda funcional ( 10 anos) valerá a pena " investir" num novo equipamento com modulador solar ou comprar novvo esquentador ( gaz propano e futuramente natural? Neste caso , qual a potência adequada do esq. Para aguentar 2 banhos em simultâneo ( sem perder pressão e tomar banho às pinguinhas)??

    Nota: 2 adultos e 2 crianças. Moradia com 2 pisos e cave.

    Obrigado.


    Colocado por: Costa53

    Terá que instalar um modulo solar de apoio á caldeira uma vez que essa caldeira não é modulante ou seja não está preparada para sistemas solares.
  11.  # 14

    A questão de aguentar 2 banhos em simultâneo pode estar condicionada pela rede de distribuição da casa.
    Em casa consigo ter água quente na cozinha e num banho de forma satisfatória, já o mesmo não posso dizer de dois banhos em simultâneo.
    A meu ver deveria haver duas linhas de água quente distintas para cada banho , que não acontece geralmente. É comum a rede de água quente do WC 2 ser um prolongamento do WC 1.
  12.  # 15

    Obrigado pela ajuda. Relativamente à duvida relacionada com o módulo solar? Compensará colocar esta peça nesta caldeira ou comprar esquentador novo (sendo que neste momento a caldeia funciona bem, apesar de ter cerca de 10 anos)?

    Obrigado.
  13.  # 16

    Pode colocar um esquentador c maior caudal para aguentar 2 banhos, ha esquentadores c caudal d 27 litros s n me engano, ou fazer um "truque" que as vezes faço para ter agua suficiente para 2 banhos mas nada de extraordinario! apoio solar é sp uma mais valia!
  14.  # 17

    Colocado por: Sergio RodriguesPode colocar um esquentador c maior caudal para aguentar 2 banhos, ha esquentadores c caudal d 27 litros s n me engano, ou fazer um "truque" que as vezes faço para ter agua suficiente para 2 banhos mas nada de extraordinario! apoio solar é sp uma mais valia!


    Obrigado. Julgo que o apoio solar com esquentador / caldeira é um dos sistemas mais económicos que posso ter para AQS. Água quente terei sempre :) já agora, qual o truque que utiliza?

    Obrigado.
  15.  # 18

    É coisa simples, é colocar o esquentador no maximo, ou seja na temp maxima e fecho um bocadito o caudal no esquentador coisa pouca, assim quando alguem abrir 2 chuveiros vai sair agua muito quente e sao obrigados a misturar c agua mais fria aumentando o caudal no chuveiro!
 
0.0221 seg. NEW