Bom-dia, tenho necessidade de ajuda. O meu banco pode recusar-me uma operação que serve apenas a reduzir a minha dívida ao motivo que sou endividada demasiado?
Obrigado de adiantamento para os vossos conselhos.
Colocado por: kenzasuartoBom-dia, tenho necessidade de ajuda. O meu banco pode recusar-me uma operação que serve apenas a reduzir a minha dívida ao motivo que sou endividada demasiado?
Obrigado de adiantamento para os vossos conselhos.
Ilma
Não conheço operações para reduzir a divida, a não ser pagar... Pode é renegociar a divida, pagando uma prestação menor (curto-prazo) e aumentado o prazo de pagamento (Consolidação de créditos), mas no fim vai sempre acabar por pagar mais...
Quanto ao seu banco poder recusar, sim é claro que pode. Voce deve dinheiro, o banco apenas renegoceia se quiser, cabe-lhe a si convencer o Banco que é bom negócio. Normalmente aceitam se existir uma hipoteca associada e voce der garantias reais de que consegue pagar.
"Pode é renegociar a divida, pagando uma prestação menor (curto-prazo) e aumentado o prazo de pagamento (Consolidação de créditos), mas no fim vai sempre acabar por pagar mais..."
Depende das pessoas, da educação financeira e de saber gerir a nova capacidade de aforro pos-consolidado
Caso seja um credito hipotecário, existem mecanismos para as amortizações parciais do emprestimo global com a poupança obtida do consolidado, isto é se estava a pagar 1000 euros mensais em 10 anos, ficou a pagar 300 euros mensais em 30 anos, tem que saber aproveitar pelo menos uma parte da poupança de 700 euros para no final de 1, 2 , 3 anos, chegar ao banco e pedir amortizações parcais de capitais (0,5% de penalização para emprestimo de taxa variavel). Com uma taxa de esforço mais favoravel, Se for para voltar-se a endividar outra vez e gastar toda a sua poupança obtida, a operação de consolidado não é aconselhavel...