Surgiu-me uma dúvida em relação relativamente à aplicação de revestimento cerâmico. Normalmente as juntas entre as peças estão preenchidas quando elas são coladas, no entanto quando são colocadas tipo fachada ventilada não tem esse tipo de preenchimento. É possível colar e ter o mesmo aspecto de uma fachada ventilada? Se sim, quais as desvantagens de não ter juntas preenchidas? Tenho visto casas com o material das juntas babadas nos revestimentos exteriores o que fica muito mal e queria evitar esse tipo de patologia... Existe muita diferença de custo para uma fixação por fachada ventilada em vez de colagem?
Deixo um exemplo para melhor perceberem do que estou a falar (este acho que é usando butech da porcelanosa).
Quando da aplicação de cerâmicas no exterior, tem que por material de juntas obrigatóriamente. Senão tinha a fachada a ser constantemente exposta á água e outros contaminantes. O que sai das juntas, não é o material das juntas mas sim sais que estão presentes nos materiais de construção que em presença da água cristalizam e criam essas patologias. Se quizer saber algo sobre isto tem que ler muito, inclusive existem teses de doutoramento sobre aplicação de material de juntas. Este assunto já foi analizado no forum, veja aqui:
Mas por exemplo no caso de uma fachada ventilada também não existem juntas e penso que o facto de a fachada estar exposta à água não é problemático... no caso de ser fixação por colagem é?
É uma boa solução, tendo em conta que pretendia colocar cerâmicos com ETICS? Daquilo que vi o custo de colocar em fachada ventilada é muito elevado quando comparado com a colagem, confirmam?
As fachadas ventiladas, por definição tem um espaço de ar entre a fachada e a parede. Logo a água escorre pela fachada, não está em contacto com a parede. Estas soluções aplicam-se em edificios com alguma relevância e são caros. Nunca vi moradias com fachadas ventiladas, mas não quer dizer que não existam. Na construção civil devemos aplicar sistemas baratos e eficazes, porque é para toda a vida. Mas nada como falar com o seu projectista sobre isto, as soluções adoptadas devem ser analizadas como um todo, para terem sentido.