Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Apresentei comunicação prévia à CML (como, e bem, me sugeriram neste fórum para fazer) para remodelação de um apartamento. Duas semanas depois de ter entregue a comunicação, a arquitecta disse-me que, com os dados obtidos na câmara para elaborar o projecto estrutural (e que já foram considerados na Comunicaçao Prévia) chegaram à conclusão de que as características do prédio são diferentes das inicialmente consideradas : ou seja as dimensões dos perfis necessários terão de ser superiores, logo o preço é bastante mais elevado do que foi orçamentado.
    Depois de mais duas semanas a aguardar solução, foi-me apresentada uma alteração à estrutura, diferente da que consta na Comunicação Prévia (e diferente do que eu pretendia...), com menos demolições , logo com necessidade de perfis com dimensões inferiores aos do projecto.
    Se a obra avançar com estas alterações e a fiscalização fôr ao apartamento, quem é o responsavel?
    Tenho alguma forma de exigir que a remodelação seja executada de acordo com o projecto que paguei e para o qual pedi orçamento?
    Será que alguém tem sugestões?
  2.  # 2

as dimensões dos perfis necessários terão de ser superiores

logo com necessidade de perfis com dimensões inferiores aos do projecto

Afinal são superiores ou inferiores? Seja qual for a solução, a obra pode avançar desde que o projectista responsável pelo cálculo da estrutura, registe essa alteração no livro de obra, ou então entrega um projecto assinado ao director de obra e este regista esse facto no livro de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aerea
  3.  # 3

O orçamento previa perfis de 160, mas depois de elaborado o projecto de engenharia e entregue a comunicação prévia, chegaram à conclusão que os perfis teriam de ser de 220. A solução que me apresentam agora, para manterem o orçamento, implica deixar parte das paredes e colocar perfis de 180...ou seja, a estrutura do apartamento ficará diferente daquilo que eu pedira, a menos que esteja disposta a gastar mais 15000€!
    De qualquer forma obrigada informação que me deu.
  4.  # 4

Já percebi. Faça como lhe disse, a câmara não quer saber, desde que o engenheiro que fez o projecto assuma a responsabilidade (por escrito), e você faça como a câmara, desde que ele assine,....avance.
  5.  # 5

ainda bem que notaram e emendaram, se é para reforçar melhor, a situação agora passa por fazer como os tecnicos dizem, eles assumem as responsabilidades caso a camara ao apresentar as peças desenhadas finais não aprove essa alteração, outra situação será, fazer aditamento a comunicação previa, colocar novos projectos para apreciação, antes de começar a construir.
    agora terá também de imputar responsabilidades ao tecnicos e náo pagar mais por essas alterações.
  6.  # 6

O problema é que os técnicos não estão interessados em pagar as alterações...E em que é que eu me baseio? Tenho um orçamento que prevê perfis de 160 (sem que tenha sido feito projecto estrutural, só com base nos desenhos da arquitecta). Tenho um projecto estrutural, entregue com a comunicação prévia, que prevê perfis de 220 (e isto só me foi dito 15 dias após ter dado entrada na Câmara!). E agora tenho um novo projecto (diferente do que eu pretendia),com perfis de 180, para tentar manter os valores dentro do orçamento inicial - ou seja, para fazer tudo como está no projecto da comunicação prévia eu tenho de desembolsar mais 15000€, mas na verdade o erro foi da arquitecta e do empreiteiro porque, se não sabiam, deviam ter pedido um projecto de engenharia antes de entregarem orçamento...e pelo menos assim que tiveram o projecto de engenharia, para juntar à comunicação prévia, deviam-me ter informado que sendo os perfis diferentes iria implicar alteração ao orçamento...E agora preciso que as obras comecem (já com dois meses de atraso) e eu tenho dificuldade em lidar com incompetentes!
  7.  # 7

Não percebo o seu problema:

Você pediu orçamento de uma estrutura sem ter o projecto de estabilidade. Quem fez os cálculos foi o empreiteiro, de certo.

Agora você queixa-se que o projecto prevê perfis maiores e você não sabia.

Para ficar dentro do orçamento, você quer colocar perfis de dimensão inferior ao calculado.

É mais importante a estabilidade estrutural ou o cumprimento de um orçamento feito no ar?

O que você não pode é pedir orçamentos sem saber qual é a solução final.

Estas coisas servem para irmos aprendendo. Aposto que não faz outra do género!
  8.  # 8

Colocado por: aereaO problema é que os técnicos não estão interessados em pagar as alterações...E em que é que eu me baseio?

falava em pagar as alterações de projecto, novos projectos a entrar na câmara.
    agora tem razão houve ai um desentendimento entre arquitectura a engenharia e no final a comunicação consigo, e deu esse resultado.
    tudo depende do valor de obra total, 15.000 podem se muito como pouco, qual é o valor de obra final?
  9.  # 9

Tem razão quando diz que não faço outra do género. Mas não me parece que seja eu a responsavel, como quer dar a entender. Eu pedi um orçamento com base num projecto de arquitectura, confiei que a arquitecta e o engenheiro responsaveis pelo projecto e pelo orçamento sabiam o que estavam a fazer quando propuseram perfis de 160 - aliás fui eu insisti que fosse feito vigamento para substituir as paredes que iam deitar abaixo, porque realmente é a estabilidade estrutural que a mim mais interessa!
    O que eu lamento é ter confiado em pretensos profissionais, que só quando têm de apresentar projectos a organismos que os poderão fiscalizar é que os elaboram com seriedade!!
  10.  # 10

O valor total da obra é de cerca 50000€ (sem considerar os perfis)
    Para os perfis de 160 seriam 1600€, para os perfis de 220 seriam 15000€, para esta nova "solução" com perfis de 180 serão 5100€.
  11.  # 11

O que quero dizer é que, em última análise, é você quem vai sofrer as consequências.

Se acho que os técnicos e o empreiteiro estão cobertos de razão? Acho que não.

Acho é que você poderia ter-se acautelado e evitado esta decepção.

Acho que as estimativas de custos (para ter uma ordem de idéia dos custos da obra) podem ser calculadas ao m2, ou sobre o projecto de arquitectura.

Os orçamentos só devem ser pedidos mediante o projecto respectivo. Assim, não há surpresas.

O Dono-de-obra só deve deixar entrar numa Câmara um projecto com o qual tenha concordado. E por causa disso, é ele quem o deve entregar (depois de visto) e não um membro da equipa projectista.

Com isto não lhe estou a dizer que a culpa é sua. Você tem é de acautelar este tipo de situações, controlando todo o processo. Quando damos alguma margem ou passamos o controlo para outra pessoa, corremos riscos. Neste momento, você já percebeu toda a situação. O problema é que também percebeu que só você é que a vai resolver.

Coragem e votos de uma boa obra.
  12.  # 12

Colocado por: aereaO valor total da obra é de cerca 50000€ (sem considerar os perfis)
    Para os perfis de 160 seriam 1600€, para os perfis de 220 seriam 15000€, para esta nova "solução" com perfis de 180 serão 5100€.

Parece-me que o empreiteiro está a aproveitar-se da situação. O aço é vendido ao Kg, peça ao projectista o peso total para a solução com perfis de 160, e veja o preço por Kg, depois é só aplicar esse preço ao peso total da solução com perfis 180. (com perfis maiores o preço por Kg até devia ser inferior, mas se pagar o mesmo já é bom para si)
  13.  # 13

Colocado por: aereaO valor total da obra é de cerca 50000€ (sem considerar os perfis)

só lhe posso dizer que essa diferença é muito esquisita, há algo aqui que não soa bem, falta algum pormenor técnico ou então será mesmo um aproveitamento.
    porque não fala com outro empreiteiro para lhe dar outro orçamento.
  14.  # 14

Boas

Quais os perfis para que o empreiteiro deu orçamento e quais os perfis que o projecto de estabilidade indica?

Cumps
    José Cardoso
  15.  # 15

O empreiteiro deu orçamento para perfis de 160 (1600€) e para os perfis de 180 (5100€). Para os de 220, indicados no projecto de estabilidade disse que seria um valor de cerca 15000€ (pois implicava grua)...
  16.  # 16

Boas

O que eu queria saber é se são perfis IPE, HEA, HEB, etc.

Por exemplo, um metro de IPE 220 pesa 22,4 Kg enquanto que um metro de HEB 220 pesa 71,5 Kg.

cumps
    José Cardoso
  17.  # 17

Os perfis do projecto de estabilidade são HEB 22 e iriam "substituir" 3 paredes (duas com 4m e uma com 4,5m). Dos outros perfis não tenho mais informações (só sei que numa das paredes de 4m só abrem um vão de 2m para não necessitar vigamento e das outras paredes só podem demolir 3,30m).
  18.  # 18

Então a solução actual não tem perfis ...180?
  19.  # 19

Sim, os da solução actual são 180...os do projecto de estabilidade, apresentado c a comunicação prévia é que são os HEB 220.
  20.  # 20

Heb 180. Certo?

0.0208 seg. NEW