Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos :)

    Vou começar (eu) a remodelar uma casa no Alentejo para férias. Sempre tive o sonho de vir a ter o meu cantinho no Alentejo e após alguma busca achei o sítio ideal.
    Como vou ser eu e amigos a fazer o máximo possivel de obras gostaria receber as vossas opiniões.
    A casa tem 100m2. As paredes são de pedra e são rebocadas com cal. O cal em algumas zonas encontra-se rachado ou a cair. Qual a melhor solução para recuperar as paredes? Pico a casa toda e ponho cal novo e como? Remendo só o que esta a cair porque gosto do aspecto rústico das casas Alentejanas. Já me disseram para picar as paredes e deixar a pedra a vista. Como faria isso e como tapava as juntas entre as pedras e com o que? Depois ha algum tipo de verniz para pôr por cima das paredes?
    Outro aspecto é o tecto falso. O telhado foi mudado há 4 anos e não queria estar agora a mexer no telhado, mas o tecto falso preciso mexer porque algumas ripas estao más. É possível retirar o tecto falso e por algum tipo de isolamento, e pôr um tecto falso por exemplo de canas deixando os barrotes á vista?

    Se me poderem ajudar agradeço...sei que tembém anda por ai muita gente a recuperar as suas casinhas...e gostava também de receber o vosso feddback em como correram ou estão a correr as vossas recuperações :)

    Obrigado
    Artur
  2.  # 2

    Hum...não há por aí ninguem para ajudar??!!
  3.  # 3

    Boas

    O que pretende saber, não é muito fácil de explicar, até porque me parece que falta ai muita coisa, e o que me assusta mais é a falta de referência ao estado da estrutura da moradia e ás existência ou não de infiltrações e salitres

    Paredes
    Se o revestimento actual já está a cair ou a esboroar em certos pontos, é sinal que o resto deverá estar perto, pelo que deve picar tudo até ao osso e voltar a rebocar com argamassas à base de cal. Existem diversas prontas no mercado ou pode fazer a sua própria argamassa em obra, mas não é solução que se aconselhe, dado a qualidade final ser geralmente sofrível.

    O modo de aplicação dependerá da espessura a encher, porque não estamos a falar de argamassa de cimento. è necessário analisar no local e ler as fichas técnicas da argamassa.

    Picar e deixar á vista, apenas e só, se a composição da parede o permitir, e penso que não o deve. Paredes á vista necessitam que as juntas sejam pequenas, que tenham sido aplicadas da forma correcta, etc, senão as chuvas lavam e arrastam a argamassa rápidamente.

    Verniz nas paredes? ò homem, quer partir isso tudo? Uma parede necessita de "respirar" você quer meter um verniz?. Nem é bom pensar nisso

    Telhado
    Se a telhado foi bem mudado, o resto é pacífico, mas eu quando abrisse o tecto, olharia com muita atenção para a estrutura de madeira. è que mudar um telhado, é mais do que mudar telhas, e artistas é o que por ai mais há.

    Ao retirar o tecto falso e colocar um novo, pode perfeitamente meter isolamento (lã de rocha). As canas á vista também é perfeitamente possível pôr, mas depende do estado e especto dos barrotes do telhado. Não é invulgar encontrar troncos de eucalipto mais ou menos tortos ou barrotes com péssimo aspecto devido ás entradas de águas, ou ainda madeira com óleo queimado. São tudo problemas que limitam as possíveis soluções

    Feedback
    Em relação a estas recuperações de moradias antigas, você têm de entender que não existem receitas ou tabelas como na construção nova. Não é possível indicar qual a melhor solução, porque esta não existe, existem apenas soluções possíveis, atendendo ao que encontramos no local, ao dinheiro disponível e ás expectativas do dono.

    É muito difícil estar a dizer para fazer isto ou aquilo, porque uma excelente solução na casa ao lado, pode ser uma péssima solução no seu caso.
  4.  # 4

    Colocado por: ArturHum...não há por aí ninguem para ajudar??!!


    Por nove minutos :)

    Lembre-se que apesar de tudo, os fóruns não são Help Desk pagos e dependem muito da disponibilidade de quem pode ajudar. Só agora estou a terminar um mês terrivel e onde o sono está muito atrasado.
  5.  # 5

    Ola :)

    Paulo sei que isto não é nenhum Help Desk, por isso mais uma vez agradeço a vossa (sua) sempre boa ajuda.

    Artur
 
0.0116 seg. NEW