Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Tenho uma dúvida sobre construção e agradecia a quem soubesse, que me esclarecesse.
    Se tiver um terreno e pedir orçamentos a vários empreiteiros/empresas, eles são obrigados a fazer a casa dentro daqueles valores, ou será que podem depois subir os preços, alegando subida de preços, etc, etc?
    O meu medo é este: imaginem que pergunto a uns 5 profissionais diferentes o valor que levariam para me fazer a casa. Depois, escolho aquele que tem a melhor relação qualidade-preço. Imaginemos que ele me dá um valor de X. Porém, depois de começar a construção ou logo depois até de eu o ter escolhido e contratado a ele, por aquele valor X, ele começa com coisas, afirmando que dada parte ficará mais cara, que tal parte mais cara ficará, etc. E chega ao fim o valor é bem diferente do combinado. Isso pode acontecer? Receio que possa haver empreiteiros que me aliciem com um preço para depois de os ter contratado, fazerem outro.

    A que coisas devo estar atento no orçamento?

    Obrigado pelas respostas e pela ajuda.

    Cumprimentos.
    • P+V
    • 28 dezembro 2010

     # 2

    Se tiver um projecto completo, elaborado por uma equipe minimamente qualificada, que inclua projecto de execução, medições e cadernos de encargos, não vai ter problemas.
  2.  # 3

    Estou a ver. Mas imaginemos aquela fase em que se lançam orçamentos, por escrito e para ver quem será o empreiteiro seleccionado, mas sem os cadernos de encargo...Será o mesmo? O que me preocupa neste momento é essa fase de escolha, onde eles dão um orçamento (geralmente a especificar as coisas numa ou duas páginas apenas...nada de longos cadernos de encargos) geral, para ver se são os "sortudos".
  3.  # 4

    Este é sempre um dos problemas do cliente privado, prefere poupar uns euros no projecto de execução onde tudo aparece descriminado e onde o empreiteiro poucas hipóteses tem de "inventar" e preferem sempre deixar ao critério de um orçamento detalhado em 2 ou 3 paginas.Nesta fase o orçamento parece sempre mais barato mas....depois la vão aparecendo os trabalhos extras e a qualidade dos materiais é sempre no mínimo. Uma obra é sempre complexa quanto mais detalhada está melhor é para o cliente
    Dou um exemplo muito simples:
    " Paredes da instalação sanitária revestidas a mosaico cerâmico á cor Y " - parece tudo perfeito , mas e que mosaico é esse? bom? mau? é o que calhar...não está especificada a marca nem uma referencia concreta.

    O cliente paga...o cliente decide sempre

    Espero que tenha ajudado a esclarecer a sua duvida
    Cumprimentos
    • P+V
    • 28 dezembro 2010

     # 5

    Colocado por: Somadonde eles dão um orçamento (geralmente a especificar as coisas numa ou duas páginas apenas...nada de longos cadernos de encargos)
    Só aceita ser lixado quem quer, e depois não venha cá queixar-se que os empreiteiros são todos uns aldrabões.
  4.  # 6

    Se lhe dizem que custa x, porque é que há-de pagar x+y, se comprar um frigorífico por x e quando lho entregarem em casa lhe pedirem x+y, paga? claro que não, então porque é relativamente à sua casa vem fazer essa pergunta. Querem fazer casas mas não querem pagar a profissionais para tratar do assunto, esse é o problema de muitos que vem a este forum colocar questões. Acho interessante este forum para esclarecer quem esteja interessado em construir casa, mas o forum não pode substituir um profissional. Se tiver uma dor de barriga vai ao médico, não vai a nenhum forum ver como é que a trata.
  5.  # 7

    Viva, tenho seguido o fórum há meses, queria agradecer a todos os comentadores tudo o que foram expondo.

    Estou a completar um processo de projecto de arquitectura + especialidades + projecto de execução por isso creio estar a evoluir pelo seguro. Mas ainda assim percebo o post do Somad, pois percebo ZERO de construção e mesmo com o caderno de encargos detalhado, se a meio da obra, o empreiteiro diz que afinal é +X por qualquer razão que lá ele perceberá (supostamente) pode não ser fácil contra-argumentar.

    Picareta: independentemente de ir ao médico lê o folheto do medicamento, não? E se calhar consulta outros médicos? E não se informa na web?
    Obg,
  6.  # 8

    Colocado por: MVale

    Estou a completar um processo de projecto de arquitectura + especialidades + projecto de execução por isso creio estar a evoluir pelo seguro.


    Está a ir muito bem, mas aconselho-o a contratar um engº para o ajudar a escolher o empreiteiro, e a fiscalizar os trabalhos, visto que poderá ser o maior investimento da sua vida. A lei já o obriga a contratar um fiscal para acompanhar os trabalhos, mas em vez de ele ir uma vez por mês à obra, pague mais alguma coisa, para ir pelo menos uma vez por semana. Poupa o seu tempo, tem a garantia que o empreiteiro não o rouba, e executa os trabalhos como deve ser. Se quiser fazer como o Somad e poupar no engenheiro, provavelmente vai gastar mais com o empreiteiro, vai ficar com defeitos na construção da sua casa, e vai perder uns anos de vida, mas a escolha é sua.
  7.  # 9

    Obrigado pelas respostas.
    No entanto, algumas pessoas aqui pareceram ofendidas. Pessoal, para que entendam, só perguntei uma coisa simples para compreender o processo das coisas nada mais. Uma casa é uma aventura que pode custar a vida a uma pessoa. E se a coisa correr mal, mesmo mal a ponto de lixar as economias todas, de uma vida, a um gajo, até pode custar o suicídio em muitos casos (conheço casos de suicídios por causa de dívidas).
    Claro que querendo tirar uma dúvida sobre uma dor vou a um médico. Mas eu não tenho dores por assim dizer. Procuro antes informar-me sobre como se processa o trabalho de um médico, só para usar a mesma analogia. E muitas vezes começa-se a partir pedra vindo a fóruns como este para ficar com umas luzes e depois é que se vai lidando com os profissionais na vida real.
    Mas vejo que ofendi pessoal aqui. Peço desculpa por isso, pronto acalmem-se :-)
  8.  # 10

    Acho que vai ter de ser mas o $$ não aparece plantado lá em casa - pelo menos na minha!

    Tendo o processo exaustivo em termos de projecto (arquitectura/ especialidades + execução/ orcamento detalhado) onde é que um empreiteiro "esperto" poderia mais facilmente "encher o cabaz de Natal"?

    Obg.
  9.  # 11

    Colocado por: Somad

    Uma casa é uma aventura que pode custar a vida a uma pessoa. E se a coisa correr mal, mesmo mal a ponto de lixar as economias todas, de uma vida, a um gajo, até pode custar o suicídio em muitos casos (conheço casos de suicídios por causa de dívidas).


    Afinal já está a perceber, se seguir os meus conselhos pode evitar o suicídio.
  10.  # 12

    :))
  11.  # 13

    lol, nem penso em matar-me! Mencionei o suicídio a falar em geral, acerca de endividamentos, etc.
  12.  # 14

    Colocado por: MValeTendo o processo exaustivo em termos de projecto (arquitectura/ especialidades + execução/ orcamento detalhado)

    Nenhum projecto é suficientemente exaustivo ao ponto de lhe garantir uma fiabilidade a 100% nos custos. Se for bom, deve contar com 3 a 5% de derrapagens

    Colocado por: MValeonde é que um empreiteiro "esperto" poderia mais facilmente "encher o cabaz de Natal"?

    Nas alterações ao projecto inicial.

    Imagine lá que vai ao supermercado com uma lista de compras perfeitamente definida. Consegue sair de lá sem comprar mais nada? Consegue sair de lá sem trocar um só produto? consegue chegar a casa e descobrir que afinal lhe falta alguma coisa?

    Está a ver a dificuldade?

    PS: e se lá deixa entrar a sogra.....
  13.  # 15

    Pois, compreendo. Mas já saber que o normal/ expectável é <= 10% já limita muito o potencial logro.
    Nesta fase estamos a massacrar (e bem pagar) ao arquitecto com questões e análise de opções para depois cumprir escrupulosamente o que já vimos e revimos antes. Vamos ver como corre - uma coisa é certa: tempo gasta-se e muito!

    Obg.
    • P+V
    • 29 dezembro 2010

     # 16

    Colocado por: PauloCorreiaImagine lá que vai ao supermercado com uma lista de compras perfeitamente definida. Consegue sair de lá sem comprar mais nada? Consegue sair de lá sem trocar um só produto?

    É verdade. Nestes casos eu chamo-me fora: se eu chegar a definir no meu projecto até a marca e modelo do puxador do armário, e se os clientes aceitarem essa marca e modelo, e depois ao meio da obra começarem a querer trocar isto ou aquilo, as derrapagens e os trabalhos a mais são da inteira responsabilidade deles.
  14.  # 17

    A fiscalização e a coordenação de segurança com uma visita semanal para obras deste tipo pode custar à volta de 5.000€.
    Este ou outro valor vai ter sempre que pagar pois hoje nomear um fiscal e um coordenador de segurança é obrigatorio
    Uma derrapagem de 10% numa obra de 150.000 são logo 15.000€
    Se a fiscalização lhe evitar que essa derrapagem desça para apenas 5% ainda ganha dinheiro e tem a garantia de um bom acompanhemnto da obra e de ter cumprido todos os requesitos legais.
 
0.0194 seg. NEW