Iniciar sessão ou registar-se
    • RJLA
    • 6 janeiro 2011

# 61

Sem ainda ter visto esclarecida a minha duvida quanto à possibilidade de revestir o sistema capoto com pedra ou cerâmico, surgiram outras duvidas quanto ao que está previsto no projecto que me parece ter algumas incongruências. Deixo alguns excertos dos projectos de térmica e de condicionamento acústico para que possam ajudar-me a interpretar e a perceber se as soluções propostas em termos de revestimento exterior são viáveis e eficazes:

Projecto de comportamento térmico:
    Parede exterior composta por:
    - reboco tradicional com 2 cm de espessura
    - poliestireno expandido (eps) com 3 cm de espessura
    - tijolo térmico 30x19x24 com 24 cm de espessura
    - reboco tradicional com 2 cm de espessura
    - cerâmico imitação de pedra com 2 cm de espessura

Projecto de condicionamento acústico
    Paredes exteriores:
    - Parede exterior em alvenaria simples – sistema tipo capoto, constituída por estuque projectado com 1,5 cm de espessura, pano de alvenaria de tijolo furado de 25 cm de espessura, isolamento térmico em EPS fixado à face exterior do pano de alvenaria, reboco exterior, pintado, com 2 cm de espessura.

Parece-me que um projecto indica a espessura do capoto de 3 cm e o outro de 2 cm! Para além disso tenho lido que não é aconselhável menos de 4 a 6 cm de espessura...

Gostava de saber as vossas opiniões.
  1.  # 62

Boas

- O projecto de comportamento térmico indica 3 cm de EPS, o de condicionamento acústico não menciona a espessura.
    - O projecto de comportamento térmico indica tijolo térmico de 24 cm, o de condicionamento acústico indica tijolo furado de 25 cm.
    - O projecto de comportamento térmico indica para o exterior revestimento cerâmico, o de condicionamento acústico reboco pintado.

O coordenador do projecto anda um tanto ou quanto ... descoordenado.

Cumps
    José Cardoso
    • RJLA
    • 6 janeiro 2011

# 63

De facto não há coerência entre alguns dados apresentados. A questão do tijolo vou ter de esclarecer, mas a obra já está iniciada e o que está a ser cumprido é o que está presente no comportamento térmico, ou seja, tijolo com corte térmico. Tijolo furado está a ser usado apenas para as divisões.
    Quanto à espessura do EPS é que estou mais preocupado. 3cm não será pouco?
    Em relação ao revestimento, só algumas paredes irão levar revestimento cerâmico ou pedra, o resto será reboco pintado.
  2.  # 64

A obra já está iniciada e o Director da fiscalização ainda não tinha detectado essas incongruências?
    Espero que aquilo que lhe está a pagar seja identico ao trabalho que ele está a apresentar :)))))))))
  3.  # 65

Boa tarde e obrigado

Nas imagens, a zona mais branca junto à parede é apenas o chão mais seco que o restante (que aparece mais escuro).
    No chão não há qualquer material da aplicação, seja restos de aplicação recente, seja revestimento a cair.
    (a foto foi feita depois de estar a choviscar sem vento, por isso o beiral do telhado impediu que molhasse o chão junto à parede).

Um coisa que nãoi se vê nas fotografias, mas que poderá ter influência: acima da zona mais "manchada", cerca de três metros de altura, existe uma janela (vitral fixo) com soleira: poderá ser alguma infiltração a partir daí?
  4.  # 66

Agradeço os comentários que foram escritos neste tópico, porque ajudaram a diminuir a minha ignorância neste assunto.

Aproveito para colocar uma outra questão.

Na minha construção foi aplicado o EPS, depois a rede e depois o barramento inicial e depois foi aplicado um outro barramento já com alguma cor. Ficou combinado com o construtor que o acabamento seria aplicado no final, na altura da pintura. (este procedimento é correcto?)
    Acontece que com as paragens de natal, etc. etc a obra atrasou e estou à espera da colocação dos aluminios para "fechar" a casa. Reparei no outro dia que na parede virada a norte, onde não dá sol e escorre alguma àgua que apareceu um pouco de "verdete"

Será um problema a começar?

Antecipadamente grato.

0.0151 seg. NEW