Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes

    Vivo numa vivenda entre Odivelas e Sintra, esta casa é um gelo durante todo o ano, se no verão até é bom, no inverno torna-se impossivel viver aqui, chega a estar mais frio cá dentro que na rua.

    Em julho vou casar e tenho de decidir se irei cá permanecer e fazer uma remodelação completa ou o melhor será mudar-me, a situação é a seguinte:

    - Casa onde me encontro tem cerca de 35 anos, as janelas e portas são de madeira sem vidro duplo (na altura nem devia exisitr) e têm o mesmo tempo que a casa e apesar de ao longo dos tempos ter sofrido pequenos arranjos, actualmente não isolam nada o frio.

    - A casa é uma vivenda com 2 pisos, no rés do chão é mosaico.

    Preciso de conselhos para o que devo de fazer para melhorar o isolamento da casa e o aquecimento da mesma.

    Será que basta mudar janelas?
    Será que devo colocar chão flutuante no rés do chão para melhorar aquecimento?
    Devo colocar algum tipo de isolamento nas paredes?
    O que mais terei de fazer para que o aquecimento da casa melhore?

    Aguardo a vossa ajuda.

    Mário
  2.  # 2

    para começar tem 2 sistemas

    - sistema ETICS ( isolamento pelo exterior )

    - sistema SCPGL ( isolamento pelo interior )

    como disse para começar, pois as janelas também e muito importante, nas 2 opções acima referidas eu prefiro o sistema SCPGL têm um inconveniente as obras são todas interiores.

    se quiser pesquisar pelo fórum existe ai muita informação acerca de isolamentos, ou espere que o nosso amigo alv veja a discussão e comente pois para o sistema que falo esta acima da media

    cumps

    David Marques
  3.  # 3

    profmario

    acho que dado a falta de conhecimento de muitas variáveis do seu caso ( casa) o melhor que tem a fazer é contactar um engenheiro na área de térmica e fazer um diagonostico concreto e medidas a adoptar.
  4.  # 4

    tem que melhorar o isolamento térmico da casa no conjunto,
    depois tem que pensar em algo para realmente aquecer a casa, e provavelmente a melhor solução seja colocar A\C, até pelo factor humidade ambiente da zona,

    Jorge Alves
    •  
      alv
    • 29 dezembro 2010

     # 5

    Vivam!

    Pronto, já tem tudo o que pode fazer:
    Ventilação, caixilharias, faltaram as portadas ou estores, interiores ou exteriores, isolar pelo interior, ou exterior, tectos, pavimentos e coberturas, colocar aparelhos de AC, faltaram as placas Wedi, pavimentos radiantes e recuperadores de calor. Suponho que pouco falta. Há, o desumidificador, já agora.
    Resumindo, se puder, faça tudo, não podendo vá aos poucos, mas por favor, chame alguém que o(a) ajude porque está visto que por aqui vai ser difícil!!!
    "Fassam" parte
  5.  # 6

    Colocado por: marco1profmario

    acho que dado a falta de conhecimento de muitas variáveis do seu caso ( casa) o melhor que tem a fazer é contactar um engenheiro na área de térmica e fazer um diagonostico concreto e medidas a adoptar.
  6.  # 7

    Colocado por: profmarioSerá que basta mudar janelas?
    Será que devo colocar chão flutuante no rés do chão para melhorar aquecimento?
    Devo colocar algum tipo de isolamento nas paredes?
    O que mais terei de fazer para que o aquecimento da casa melhore?


    terá de fazer isso tudo, e claro optar por um sistema de aquecimento
  7.  # 8

    Boas...

    Na minha opinião acho que você deve falar com alguém profissional na área e estudar as obras necessárias para melhorar a sua habitação.

    O Isolamento é fundamental para você ter qualidade de vida.
    Eu na sua situação falava com um arquitecto para ele me indicar se seria mais vantagoso remodelar a sua habitação ou fazer uma de novo.
  8.  # 9

    Boas tardes,

    sinceramente penso ser mais vantajoso resolver o problema sempre de fora para dentro, seja criar o isolamento nas paredes de fora, com um qualquer sistema existentes no mercado que dão bons resultados, poupando-lhe o inconveniente de perder área útil dentro de casa.

    Quanto as janelas tem duas hipoteses, ambas validas, também dependentes da solução que escolher, uma é substituir as janelas existentes por outras mais actuais e termicamente mais eficazes ou manter as que tem e adicionar outras, tambem termicamente eficientes por fora, dessa forma poderá deixar as janelas de madeira, integrantes da arquitectura original da casa (ou ainda outra hipotese, adicionar janelas por dentro, mas acho má opção).
    A segunda opção já verifiquei nalgumas obras e fica melhor do que se possa pensar (vi esse sistema incluivé num hotel de 5*).

    Quanto ao chão, tudo depende dos seus gostos e dos usos que dá a esse compartimento, mas sem duvida que um pavimento flutuante é mais confortavel que um cerâmico.

    Contudo uma opiniao profissional é sempre uma mais valia, pelo que aconselho que fale com um eng. da sua zona de preferencia dos que entendem do tema da termica :P

    cumps.

    Luis
 
0.0128 seg. NEW