Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Já sigo o fórum há muito, mas como sempre vi tópicos que respondiam às minhas questões, nunca me tinha registado.
    Surgiu-me este problema, uma fuga de água (fria) numa das casas de banho. Fechei a válvula de segurança e agora utilizamos as outras 3 casas de banho.
    A canalização é em pvc com acessórios de latão e conta com 20 anos. A fuga é num dos inumeros acessórios em latão, que ao longo do tempo constato que estão bastante atacados com corrosão (interna).
    Como mais cedo ou mais tarde o mesmo irá suceder noutro ponto, pois a canalização e a água são as mesmas por toda a casa, vejo obrigado a refazer a canalização. No entanto não pretendo partir as paredes todas e então, pelo que pesquisei, o mais indicado será a utilização de tubo multicamada em calha técnica.
    Estou correcto?
    Faziam o mesmo se fosse convosco? Ou de maneira diferente? (qual?)
    Podiam mostrar imagens de 'obras' identicas?
  2.  # 2

Suponho que seja o sistema PEX, com caixas colectoras?
    É por isso que não gosto dessas caixas com os acessórios em latão. É aí que costuma haver problemas.

Uma ideia que nunca experimentei mas que poderá ser viável:
    substituir apenas a canalização que está no interior dessas caixas, eliminando os acessórios de latão.
  3.  # 3

Nem sei porque não gosta Luís:
  4.  # 4

A canalização é em pvc
    como ja foi referido e hidronil
    No entanto não pretendo partir as paredes todas e então, pelo que pesquisei, o mais indicado será a utilização de tubo multicamada em calha técnica.
    Estou correcto?
    e uma opçao entre outras
    Faziam o mesmo se fosse convosco?
    eu como profissional mudava tudo
  5.  # 5

Colocado por: ?
    é água de poço??

Sim, a água é de poço.
  6.  # 6

Colocado por: Luis K. W.Suponho que seja o sistema PEX, com caixas colectoras?
    É por isso que não gosto dessas caixas com os acessórios em latão. É aí que costuma haver problemas.

Uma ideia que nunca experimentei mas que poderá ser viável:
    substituir apenas a canalização que está no interior dessas caixas, eliminando os acessórios de latão.

Não, não é esse sistema.
    É o tradicional tubo de pvc com acessórios em latão, já tem mais de 20 anos.
  7.  # 7

Colocado por: pdavidmarquescomo ja foi referido e hidronile uma opçao entre outraseu como profissional mudava tudo

Mudava tudo como assim? Não percebi.
  8.  # 8

Mudava tudo como assim? Não percebi.
    substitui-a por outro material multicamada, inox, ppr etc... pelo exterior
  9.  # 9

Colocado por: pdavidmarquessubstitui-a por outro material multicamada, inox, ppr etc... pelo exterior

Sim, eu estava a pensar em multicamada.
    Mas que marca?
    E que tipo de acessórios, que já vi de diferentes materiais?
  10.  # 10

eu costumo usar da uponor mas isso terá de ver com o técnico que ai mandar executar o trabalho
  11.  # 11

Colocado por: pdavidmarqueseu costumo usar da uponor mas isso terá de ver com o técnico que ai mandar executar o trabalho

E utiliza acessórios de que material?
    É que estive a ver no catálogo da geberit e tem de latão, bronze e plástico.
  12.  # 12

Então onde andam as mentes brilhantes??
  13.  # 13

Que acessórios uso? Acessórios de aperto em latão, de cravar em latão ou de cravar mas em plástico?
  14.  # 14

Que acessórios uso? Acessórios de aperto em latão, de cravar em latão
    pois aqui não tem qualquer escolha, terá de ser de aperto, pois para cravar necessita de ferramenta especializada e se não e do ramo calculo que não tem, quanto ao plástico eu não usava mas isso e a minha opinião.
  15.  # 15

Ainda não sei se serei eu a fazer, pergunto pois mesmo que não seja eu a fazer, sou eu a escolher os materiais.
    Porque não usava de plástico?
    Qual prefere, dos 3 possiveis e porquê?
  16.  # 16

substituir tudo por multicamada.nunca mais tem problemas.918196291
  17.  # 17

Colocado por: paulo raminhossubstituir tudo por multicamada.nunca mais tem problemas.918196291

Até aí já tinha chegado e bastava ter lido isso para o perceber.
    É triste ver que o povo só pensa em fazer nengócio.
  18.  # 18

MarioSilva,

Tenho uma situação idêntica à sua, com a diferença que a canalização tem mais uns anitos (55).
    Já decidi que vou ser eu a executar a canalização, são apenas 3 divisões, vou usar multicamada de encaixe rápido, penso ser o mais indicado para quem não é profissional, já que evita a compra da máquina de cravar e manuseamento da mesma. E pelo que tenho lido é um sistema fiável. Só ainda não decidi a marca que vou usar.
    É pena que quem sabe não partilhe o conhecimento, vá dando noticias da sua experiência como canalizador(zito) ou não.
  19.  # 19

penso ser o mais indicado para quem não é profissional,
    mal, nao ha nada indicado para (nao profissionais) pelo menos que seja do meu conhecimento
    É pena que quem sabe não partilhe o conhecimento,
    mal outra vez tem lido tudo?
  20.  # 20

?,

Geberit Push Fit, Plomyplas Plomiclick, Uponor não sei se tem este sistema.

Não ao inox porque pelo que verifico, fica sujeito a fugas nas junções, para alem de que ser-me-ia mais difícil trabalhar.

Não querendo desviar o tópico iniciado pelo Mário Silva, agradeço mais sugestões uma vez que ainda estou em fase de “estudo”.

0.0210 seg. NEW