Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    É a minha primeira participação. E os meus conhecimentos na matéria são muito reduzidos.
    Tenho uma pequena moradia que tem um sótão não habitado. Serve apenas de caixa de ar, apesar de ter um pé direito com uma altura máx. de cerca 2 metros. O frio e principalmente o calor passa para o primeiro piso com facilidade. Pergunto na vossa opinião qual o melhor modo (custo/beneficio) de isolamento térmico. Fiz uma pesquisa na net e a melhor solução seria aplicar espuma de polietileno - vende-se em rolos - na placa e por cima o granulado (10 cm3) de poliestireno expandido. Da opinião de pessoas que utilizaram sai barato e é eficiente. Pensei no roofmate mas a entrada para o sotão e demasiado pequena o que me iria obrigar em corta-lo em ripas pequenas...
    Desde já bem haja e obrigado pelas vossas contribuições.
  2.  # 2

lã de vidro (estou a ponderar fazer o mesmo)
  3.  # 3

Boa tarde,

Também estou na mesma situação! Para evitar levantar o telhado estou a pensar por no chão do sotão, não habitado, placas de roofmate 8cm, cerca de 8€ o m2.

Já realizou a obra? Que preço tem a sua solução por m2?

Cumprimentos,
  4.  # 4

Boa noite,

Ainda não. Como o meu problema sente-se bastante mais no verão (o calor no 1º piso é bastante maior que no rc), ainda não me decidi. A sua solução já tinha pensado nela, mas como a minha entrada para o sotão é pequena tinha de partir as placas de roofmate para pode-las então coloca-las. Não me parece prático. A solução do material isolante em forma de rolos ou granulado parece-me melhor. Por outro lado, e por experiência própria numa casa em que vivia antes, o ideal será aquelas empresas que vêem a casa e projectam para cima da placa um tipo de polietileno expandido (não estou certo que o termo é o exacto) que saí sobre pressão na forma de espuma e qdo chega ao chão e com o contacto com o ar fica duro como pedra e tapa qq tipo de fenda ou brecha. Não é assim tão caro. No máximo deve andar pelos €8/€9 m2. Mas em termos de isolamento e longividade é muito bom. Se calhar irei juntar algum dinheiro e fazer isso.
    Cumprimentos
    •  
      alv
    • 8 fevereiro 2011

# 5

Vivam!

Apetece-me dizer uma asneira.
    Se não estivessem a ler-me escreveria "porra", mas será que ninguém lê o que se escreve aqui?
    Ainda bem que não me lêem senão estaria a ser mal educado!

Caros, já várias vezes tenho escrito que no vosso caso, uma solução económica e eficiente é estender uma ou até duas mantas de lã de vidro de 60 ou 80mm.
    É simples, barato e se for necessário remover ou aproveitar é fácil. Preço cerca de 2.50 a 3.00€/m² por manta.

"Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  5.  # 6

Colocado por: alvVivam!

Apetece-me dizer uma asneira.
    Se não estivessem a ler-me escreveria "porra", mas será que ninguém lê o que se escreve aqui?
    Ainda bem que não me lêem senão estaria a ser mal educado!

Caros, já várias vezes tenho escrito que no vosso caso, uma solução económica e eficiente é estender uma ou até duas mantas de lã de vidro de 60 ou 80mm.
    É simples, barato e se for necessário remover ou aproveitar é fácil. Preço cerca de 2.50 a 3.00€/m² por manta.

"Fassam" parte

alv, estou a colocar lã de vidro de 80mm e você é o principal "culpado" pelas boas dicas que me deu :)
    Se não revolver o problema, vou-lhe bater à porta :D

Já agora, a manta que comprei:
    7 rolos de lã de vidro marca IBR de 80mm (12m x 1,2m) e em vez do papel kraft tem uma especie de fibra mais resistente: 2,73€ m2
    Onde comprei também havia exactamente da mesma marca e com a mesma espessura por 2,31€ m2 mas a qualidade era ligeiramente inferior, com papel kraft.
    •  
      alv
    • 9 fevereiro 2011 editado

# 7

Vivam!

cla_pereira... U R G E N T E , PORRA!!!!!!

Vá lá a correr trocar a manta , porque quem lha vendeu não percebe do assunto......
    Ainda vou confirmar, mas parece-me que a manta que comprou não tem barreira pára vapor, isto é , essa espécie de fibra tem exactamente o efeito contrário, que é a de ser permeável e o que você precisa é de uma barreira mesmo.
    É claro que isso não é morte de homem, mas é para enfatizar (gostaram deste tique de arquitecto? é a minha frustração por o não ser:), que por vezes ´~ao é o mais caro que é o melhor; Mais repare que mesmo sendo ligeiramente mais densa a manta IBR não tem melhores características de isolamento térmico que a que tinha o papel e que lhe pareceu mais fraca porque era ligeiramente menos densa.
    "Fassam" parte.
  6.  # 8

alv, você quer matar-me do coração !

A manta já está TODA posta.
    O sr. que vendeu telefonou aos técnicos para saber as caracteristicas da tal fibra e disse que era mais resistente. Ele perguntou para que aplicação era. Disse que para o efeito(tecto falso) era melhor aquela...
    Você não me diga que fiquei mal servido com uma manta um pouco mais resistente !
  7.  # 9

O ser mais "resistente" para o efeito não serve de muito. Ninguém vai andar a passear por cima dela...
    Teria era de ter uma barreira que é feita pelo papel Kraft e que pelo que alv disse essa não faz.
    Mas é esperar pelo alv, que fica esclarecido(a).
    •  
      alv
    • 10 fevereiro 2011 editado

# 10

Vivam!

cla_pereira, fique descansado que o que está feito, feito está. Não é morte de homem como disse.
    Na realidade essa manta é mais resistente à tracção e esforços a que possa estar sujeita e é semelhante em termos de características de isolamento à que tem o papel. Por aí não vem mal ao mundo; O isolamento está lá, pelo que não tem problema, mais, no caso de um desvão ventilado de uma cobertura também não acontece nada: Em teoria, e apenas em teoria, a tensão de vapor associado às diferenças de temperatura, fariam migrar o vapor de água a uma determinada temperatura (em teoria, quase à temperatura interior) e ao encontrar superfícies frias, como por exemplo a esteira ou as telhas da cobertura, em teoria, repito haveria condensações, por isso, em teoria, uma vez mais, é que é melhor e necessário haver uma barreira pára vapor. se fosse uma parede da envolvente exterior poderia ser importante.
    Mas isto é tudo em teoria, e esteja descansado que ainda assim vai funcionar e bem. Provavelmente até já sente diferenças.
    Para o descansar destas coisas teóricas, quando fiz a minha casa, como teórico que sou, mas muito executor, deixei imensos sítios para poder controlar a evolução da minha construção, e isto à cerca d 15 anos. Um dos registos que deixei, foi exactamente um postigo num pedaço de parede exterior, sem isolamento, numa zona aquecida da casa e que me permitiria, em teoria, analisar o comportamento da calha de recolha dos condensados que deixei e executei com as minhas mãos, em toda a casa e que me demorou quase um mês de trabalho em horas vagas. Porra para a caleira, porra para a parede que ficou sem isolamento nesse postigo, porque nunca lá vi uma gota de água sequer que pudesse sequer molhar a caleira, quanto mais experimenta-la. Ora porra para a teoria.
    Espero tê-lo descansado e desculpem as porras.

"Fassam" parte
  8.  # 11

alv,

Então não percebi, você estava a ser irónico quando disse "Vá lá a correr trocar a manta , porque quem lha vendeu não percebe do assunto" ?
    Acho que percebi o que explicou acerca do pára vapor. Deduzo que esta fibra deixa passar vapores...(não sei vindos de onde) e que o papel kraft faria uma barreira.
    Numa zona onde não há circulação de ar(entre tecto falso em pladur e a placa/laje) faria diferença ?
    •  
      alv

# 12

Vivam!

Cla_pereira.

Quando lhe disse para ir a correr trocar de manta, é pura e simplesmente, porque se fosse a tempo a mais barata era, a mais aconselhada, para além de poupar uns euritos.
    Só isso, nada mais, mas se está aplicada, não há volta a dar ao assunto e está bem servida. Poderia estar melhor ainda, mas como expliquei é teoria.
    No caso que refere, já faria toda a diferença, porque poderia haver condensados no dorso da laje, isto é, na superfície fria, que inverno após inverno acabariam por trespassar para o pladur e afectá-lo ( de novo em teoria, mas aqui já tenho muitas obras em que confirmam a teoria!).
    "Fassam" parte
  9.  # 13

Colocado por: alvcalha de recolha dos condensados que deixei e executei com as minhas mãos

alv, esta calha que fala é entre a parede dupla?
    •  
      alv
    • 10 fevereiro 2011

# 14

Vivam!

Exactamente.

"Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjcpaulo
    •  
      alv

# 15

Vivam!

Consegui!, Consegui !!!!

Consegui responder a um post apenas com uma simples frase, como me aconselhou o FD, CURTA e DURA!

Imaginem quantos comentários teria escrito se sempre que respondo, dividisse cada uma das minhas respostas às frases e enviasse em comentários individuais!

FD, quero um crédito por escrever muito! pode não ser de qualidade, mas sempre dá para ler antes de ir para a cama e o Anonimo16062021, lá longe sente-se mais em casa!

"Fassam" parte
  10.  # 16

alv, já agora, deixou furos ou grelhas de ventilação para a caixa de ar?
  11.  # 17

Colocado por: alvImaginem quantos comentários teria escrito se sempre que respondo, dividisse cada uma das minhas respostas às frases e enviasse em comentários individuais!

Onde é que eu já vi isto ????????????
    •  
      alv
    • 10 fevereiro 2011

# 18

Vivam!
    Deixei, só que estão tapados com aracnídeos e bichos parecidos......

"Fassam" parte
    •  
      alv
    • 10 fevereiro 2011

# 19

Vivam!

Outro. Repararam? Assim é que é encher chouriços!!!!!

Vá lá animem-se que hoje estou com tempo....

"Fassam" parte
  12.  # 20

Basicamente, não estão lá a fazer nada, ou acha que podem de algum modo ter contribuido para a ausencia de humidade na caixa de ar?

0.0204 seg. NEW