Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Refiro-me ao Enkryl (tela líquida à base acrilicos) da ENKE em combinação com o primário para vidro e com incorporação de feltro geotêxtil Polyflex (110g/m2).

Existe ainda outra solução da ENKE para estes casos: impermeabilização com Enkopur (tela líquida à base de poliuretano) e posterior revestimento com ENKETOP (torna a superfície transitável). Desta forma é possivel construir uma impermeabilização transitável com uma altura de ca. 4-5mm e que permite diferentes acabamentos em termos de aspecto (unicolor, com granulos coloridos e selante transparente etc.). No entanto esta opção acaba por ser mais cara que a primeira.

Fichas técnicas e outras informações podem ser consultadas em www.enke-werk.de (espero que não levem a mal a publicação do link - se estiver a infringir as regras do forum podem apagar esta parte).
  2.  # 22

Colocado por: C3R3J0Bem este é mais um tópico daqueles em quase todos teem razão mas só puxam a brasa a sua sardinha (espero que não me levem a mal)

Vamos por partes:

Como já aqui foi dito anteriormente, para colocar em cima de superfícies vidradas e andar por cima, não há membrana nenhuma que seja indicada (pelo menos que eu conheça).

Veja aqui:

http://www.schluter.pt/produkt.aspx?doc=6-1-ditra.xml&pg=funktion

Se quiser a marcação CE também lha envio
  3.  # 23

Colocado por: C3R3J0Bem este é mais um tópico daqueles em quase todos teem razão mas só puxam a brasa a sua sardinha (espero que não me levem a mal)

Mas nós também sabemos que só ela por si não é garantia de nada, e que a maioria depois materiais não teem essa mesma marcação porque custa dinheiro e não é assim tão pouco.

Mas é preciso tê-la a garantia, o dinheiro (demonstra solvabilidade financeira) e todos os organismos da União Europeia para se responsabilizarem por ela...
  4.  # 24

Faço-lhe o mesmo pedido que fiz anteriormente.

Se não quiser por a ficha técnica ponha só o nome que eu pesquiso
    o que eu ia apresentar uma das soluções e o que o pc-saldanha disse, por acaso a que o ncarvalho74 mencionou também não conhecia
  5.  # 25

Faltam ai uns passos importantes no meio mas para mim a solução mais eficaz a longo prazo e só não funciona quando mal executada.

Verdade, dai dizer que faltam uns passos pelo meio, mas como a mensagem foi abreviada nada diz que a proposta não inclui esses outros passos.

Mas nenhuma fábrica de sistemas de impermeabilização convencional (betuminosa ou PVC) conhece, domina ou garante os métodos de aplicação de cerâmica.

Antes da betonilha tem que levar uma lâmina drenante tipo:

http://www.schluter.pt/produkt.aspx?doc=7-2-troba-plus.xml&pg=funktion

A betonilha tem que ser devidamente fraccionada, respeitando as juntas perimetrais e de fraccionamento

Antes de aplicar a cerâmica haveria de ser instalada uma lâmina de desacoplamento para garantir a absorção das tensões entre a betonilha e a cerâmica ou a pedra, resumindo:

http://www.schluter.pt/media/552041-Varandas_e_Terracos-01-09.pdf
  6.  # 26

Boas , nunca vi tanta coisa assim ... é muito bom para o fórum , o facto é que eu sei o que falo no meu caso e há mesmo muitas soluções mesmo em cima de tijoleira com ou sem inclinação , bem enumeras ... mas quanto a solução eficaz quer em estanquidade ou em preço ou melhor relação preço qualidade e tempo de realização eu tenho a certeza que feitas as contas a minha ideia ou maneira de fazer o trabalho será a mais simples e a mais eficaz... com produtos em Portugal a marca Dip conta com 35 anos de experiência e garanto que bem executado o trabalho terá só vantagens económicas e durabilidade mas fica aqui uma ideia :- em cima de betão após limpeza começamos com ( dip-depósitos e piscinas, cometi um erro na anterior mensagem este é o nome correcto antes é que era (aqua-sec)) atenção é uma massa dois componentes que reage com a própria humidade com capacidade de fazer impermeabilização em piscinas tanques depósitos também é uma massa que aguenta pressão causada pela tonelagem cm3 de agua pode ser uma massa para usar no exterior ficando a vista ou pelo interior estando em contacto permanente com a agua isto após o seu tempo de secagem ,com um rendimento entre 1kg/1.ou1,5m2 +- 2 a 3 mm numa só camada resiste a pressões de 15 bar negativos ou 5 bar positivos , atenção não deve ser colocada entre o pavimento nesse caso e as paredes pode partir na junta com a auxilação é um conselho que dou. em seguida falei no ( dip- impermeabilizante transitável ) isto de transitável tem tudo a ver com a rigidez do produto e a capacidade de actuar como forma de um primário de penetração sobre a massa anterior e a capacidade também de lhe misturar-lhe a sílica para dar maior poder de adesão portanto ´será feita entre a rentabilidade de 1lt por 1.2 m2 com a 1ª demão a ser diluída em partes iguais com agua , tendo em conta as juntas entre o chão e as paredes e só aí é necessário aplicar tela de armadura juntamente com o imp. e também deve ser impermeabilizado todos os muros de modo a que a própria chuva que entra de forma normal nas tintas não ultrapassam a tela e o impermeabilizante ou seja o que leva impermeabilizante é sempre com isso que é recoberto do principio ao fim . Este terraço pode ficar assim ou ainda poderá levar qualquer cimento de cola e tijoleira por cima como quiserem pois o trabalho de impermeabilizar está pronto antes da ultima opção . O ms-tesh é de facto um produto que impõe respeito pois serve e bem para tudo que for de impermeabilizar até colagens profissionais de carroçarias de automóveis garantidamente faz milagres porque é bom também é utilizado para vedar fendas e juntas de dilatação em terraços ou fachadas é mesmo um bom produto dito isto quanto a preços claro que não vou fazer um preço né até porque sou de muito longe sou dos Açores onde não para de chover lol abraços e respostem isso que pode estar confuso mas pronto xau
  7.  # 27

vou opinar (primários sobre tijoleiras ou primários de aderência )
    é claro que por vários fins e maneiras diferentes de trabalho ou elaboração e quase sempre certezas que é bom e nunca nos enganamos é que por vezes que se faz asneiras sem nunca colocar os contras que pode vir a acontecer exemplo que dou pintar um vidro ok ????? pintar um vidro ou um tijolo , comportamento do primário terá que ser um primário super adesão ou um mordente de superfícies lisas mas este só actuará entre as partes lisas e o próprio primário tipo um tijolo com junta de argamassa a junta nunca terá o efeito que é exigido ao primário se me faço entender a junta é desprotegida e leva a que o primário sobre o tijolo possa falhar pois sabe-se que o primário tem que ser recoberto e uma junta com a cobertura igual á do tijolo nunca trabalha bem pois pode haver falha e danificar o efeito pretendido também tenham atenção a um outro factor teria que ser um primário que suportasse agua estancada ou parada também pode ser um erro a não escolha de um produto certo para recobrir o primário caso fique algum ramal de agua ou um caminho elaborado pela mesma ou seja muita agua a passar sobre o mesmo sitio pode amolecer temporariamente os produtos eliminando ou danificando o efeito pretendido do primário isso lógico em superfícies horizontais pois nas verticais é menos cuidadoso para este tipo de produtos e são muito mais fiáveis claro , fiquem bem
  8.  # 28

Colocado por: pc saldanha

Veja aqui:

http://www.schluter.pt/produkt.aspx?doc=6-1-ditra.xml&pg=funktion

Se quiser a marcação CE também lha envio

Não sei se fui eu que não me fiz entender mas como membranas falava de "telas liquidas" que é um nome mais pomposo e a lamina que apresenta é "Schlüter-DITRA é uma lâmina de polietileno com cavidades quadradas cortadas em forma de cauda de andorinha que tem um geotêxtil no verso. " não é bem a mesma coisa.

Mas é preciso tê-la a garantia, o dinheiro (demonstra solvabilidade financeira) e todos os organismos da União Europeia para se responsabilizarem por ela...

Concordo, mas não é isso que diz que um material é melhor que outro.
    E fazendo um aparte, sabemos bem que as marcas imputam sempre as responsabilidades para a aplicação, só em casos muito excepcionais, ou caso o aplicador seja bom cliente aceitam as culpas

Mas nenhuma fábrica de sistemas de impermeabilização convencional (betuminosa ou PVC) conhece, domina ou garante os métodos de aplicação de cerâmica.

Nem outra coisa se esperava, cada macaco no seu galho

Colocado por: ncarvalho74Refiro-me ao Enkryl (tela líquida à base acrilicos) da ENKE em combinação com o primário para vidro e com incorporação de feltro geotêxtil Polyflex (110g/m2).

Existe ainda outra solução da ENKE para estes casos: impermeabilização com Enkopur (tela líquida à base de poliuretano) e posterior revestimento com ENKETOP (torna a superfície transitável). Desta forma é possivel construir uma impermeabilização transitável com uma altura de ca. 4-5mm e que permite diferentes acabamentos em termos de aspecto (unicolor, com granulos coloridos e selante transparente etc.). No entanto esta opção acaba por ser mais cara que a primeira.

Fichas técnicas e outras informações podem ser consultadas em www.enke-werk.de (espero que não levem a mal a publicação do link - se estiver a infringir as regras do forum podem apagar esta parte).

Pois assim já tinha ouvido falar.
    Em combinação com primário para vidros.
    Sem querer por em causa um produto que nunca utilizei, devo dizer que a minha experiencia com primários de aderência em vidrados é péssima.
    Na minha casa de banho mesmo depois de despolir e desengordurar com os banhos começou a saltar o primário passados 2 meses. removi tudo com uma espátula pois só estava aderido nas juntas lixei tudo com lixa 60, depois 100 e acabei com 150, dei duas demãos de primário e voltei a pintar. Resultado, passados 6 meses voltou a descolar.
    Provavelmente irão dizer que deveria ter removido o vidrado todo, mas se assim for para que serve um primário de 20€ /l.

Resumindo aplicar um primário em vidrado e depois uma membrana ou tela liquida (como preferirem) e para se poder andar em cima ainda ter de aplicar cimento cola, para isso parece-me melhor aplicar logo uma argamassa como diz o rafaelisidoro e não correr o risco do primário ser igual aquele que eu usei.

Espero que não me levem a mal mas nem estou a julgar marcas, apenas diferentes tipos de materiais para a mesma aplicação.
  9.  # 29

Pois assim já tinha ouvido falar.
    Em combinação com primário para vidros.
    Sem querer por em causa um produto que nunca utilizei, devo dizer que a minha experiencia com primários de aderência em vidrados é péssima.
    Na minha casa de banho mesmo depois de despolir e desengordurar com os banhos começou a saltar o primário passados 2 meses. removi tudo com uma espátula pois só estava aderido nas juntas lixei tudo com lixa 60, depois 100 e acabei com 150, dei duas demãos de primário e voltei a pintar. Resultado, passados 6 meses voltou a descolar.
    Provavelmente irão dizer que deveria ter removido o vidrado todo, mas se assim for para que serve um primário de 20€ /l.

Resumindo aplicar um primário em vidrado e depois uma membrana ou tela liquida (como preferirem) e para se poder andar em cima ainda ter de aplicar cimento cola, para isso parece-me melhor aplicar logo uma argamassa como diz o rafaelisidoro e não correr o risco do primário ser igual aquele que eu usei.

Espero que não me levem a mal mas nem estou a julgar marcas, apenas diferentes tipos de materiais para a mesma aplicação.
    numa próxima vez experimenta tinolac da sotinco, vai ver que muda de ideias
  10.  # 30

Boas , primário para vidros , conheço um muito bom +- 20 € lt , dois componentes epoxi aquoso mas tanto é bom como não presta para nada lol tudo depende desde o momento de venda a sua explicação é muito importante e não deixa duvida alguma que é do melhor que há no mercado quando bem aplicado mas basta não ser feito como deve ser para ser o pior do mercado , portanto é preciso muita atenção quando se fala de primários e as suas funções ter sempre em atenção as indicações que nos são prestadas ou então se não ficar satisfeito com o serviço prestado na venda nunca exitar e ligar a uma linha verde da marca . Este que falo após a mistura e diluição dá para +- 30/40m2 lt fazendo contas é muito bom e sai barato dá para superfícies lisas quando nada mais morde lá . para ver ficha técnica procurem por primário de adesão .fiquem bem
  11.  # 31

@ C3R3J0

A ENKE tem aplicações feitas da forma que descrevi que funcionam na perfeição. Compreendo que fique apreensivo devido à experiência que fez, no entanto por ter um carro que avaria constantemente não pode afirmar que todos os carros são maus (isto no sentido metafórico da coisa - por favor não levar à letra :)). Convém sempre obter referências e o máximo de informações antes de optar por uma determinada marca.
  12.  # 32

Boas pode tornar publico as medidas da área (m2) para ter uma ideia de quanto pode gastar ????
  13.  # 33

Colocado por: C3R3J0

Nem outra coisa se esperava, cada macaco no seu galho

Então porque é que as lâminas convencionais promovem sistemas para aplicar cerâmica completamente obsoletos causadores de patologias tanto na impermeabilização como na cerâmica, por exemplo:

Imperalum - http://www.imperalum.com/default.asp?s=117&sparent=80&sroot=79&cm_id=120

texsa - http://www.texsa.com/es/sistemas.asp?id=111111&ficha=1m

danosa - http://portal.danosa.com/danosa/CMSServlet?node=PTI1000&lng=4&site=3&camino=SolImp;0;3;6;7

e mais grave a recentemente criada Associação dos Impermeabilizadores - http://aspim.org/images/biblioteca/Coberturas_acessiveis.zip
  14.  # 34

O ultimo link não consegui ver pois neste computador não tenho autocad, mas relativamente aos outros, temos a entidade competente em portugal a homolgar essas situações www.lnec.pt/qpe/da/DA_12_2007.pdf Não vamos por em causa as entidades "homolgadoras" pois não?
  15.  # 35

Colocado por: rafaelisidoroBoas , nunca vi tanta coisa assim ... é muito bom para o fórum , o facto é que eu sei o que falo no meu caso e há mesmo muitas soluções mesmo em cima de tijoleira com ou sem inclinação , bem enumeras ... mas quanto a solução eficaz quer em estanquidade ou em preço ou melhor relação preço qualidade e tempo de realização eu tenho a certeza que feitas as contas a minha ideia ou maneira de fazer o trabalho será a mais simples e a mais eficaz... com produtos em Portugal a marca Dip conta com 35 anos de experiência e garanto que bem executado o trabalho terá só vantagens económicas e durabilidade mas fica aqui uma ideia :- em cima de betão após limpeza começamos com ( dip-depósitos e piscinas, cometi um erro na anterior mensagem este é o nome correcto antes é que era (aqua-sec)) atenção é uma massa dois componentes que reage com a própria humidade com capacidade de fazer impermeabilização em piscinas tanques depósitos também é uma massa que aguenta pressão causada pela tonelagem cm3 de agua pode ser uma massa para usar no exterior ficando a vista ou pelo interior estando em contacto permanente com a agua isto após o seu tempo de secagem ,com um rendimento entre 1kg/1.ou1,5m2 +- 2 a 3 mm numa só camada resiste a pressões de 15 bar negativos ou 5 bar positivos , atenção não deve ser colocada entre o pavimento nesse caso e as paredes pode partir na junta com a auxilação é um conselho que dou. em seguida falei no ( dip- impermeabilizante transitável ) isto de transitável tem tudo a ver com a rigidez do produto e a capacidade de actuar como forma de um primário de penetração sobre a massa anterior e a capacidade também de lhe misturar-lhe a sílica para dar maior poder de adesão portanto ´será feita entre a rentabilidade de 1lt por 1.2 m2 com a 1ª demão a ser diluída em partes iguais com agua , tendo em conta as juntas entre o chão e as paredes e só aí é necessário aplicar tela de armadura juntamente com o imp. e também deve ser impermeabilizado todos os muros de modo a que a própria chuva que entra de forma normal nas tintas não ultrapassam a tela e o impermeabilizante ou seja o que leva impermeabilizante é sempre com isso que é recoberto do principio ao fim . Este terraço pode ficar assim ou ainda poderá levar qualquer cimento de cola e tijoleira por cima como quiserem pois o trabalho de impermeabilizar está pronto antes da ultima opção . O ms-tesh é de facto um produto que impõe respeito pois serve e bem para tudo que for de impermeabilizar até colagens profissionais de carroçarias de automóveis garantidamente faz milagres porque é bom também é utilizado para vedar fendas e juntas de dilatação em terraços ou fachadas é mesmo um bom produto dito isto quanto a preços claro que não vou fazer um preço né até porque sou de muito longe sou dos Açores onde não para de chover lol abraços e respostem isso que pode estar confuso mas pronto xau

Bem vamos por partes:

Quando fala que o produto é rigido logo não é flexível, certo?

Quando diz que se pode aplicar sobre a betonilha, não contempla o isolamento térmico

Quando diz que tem resistência a 15 bares negativos, não pressupõe a barreira ao vapor.

Resumindo, existem no mercado pinturas e barramentos à base de argamassas poliméricas desenvolvidas para impermeabilizar betão, algumas delas inclusivamente com a marcação CE. Desde alguns anos a esta parte temos que cumprir, ou fazer cumprir na construção em Portugal (continental e também nas ilhas) um regulamento térmico, o que implica que sobre o betão tem que levar um material isolante termicamente, e ao mesmo tempo faz com que a betonilha a aplicar de distribuição de carga fique não aderida ao betão, e que não deve ficar encostada aos paramentos verticais, para não criar pontes térmicas.

Esta betonilha sofre 3 processos dinâmicos:

1. Processo de Retração Inicial: Significa a reação ao processo de cura da betonilha durante 28 dias em que a betonilha atinge uma humidade residual de 2% e uma perda de humidade de 0,5%,

2. Processo de Retração Química: Significa a reação ao processo de cura da betonilha entre 2 a 5 anos em que a betonilha de 2% de humidade residual passa a aproximadamente 0,000001%, com uma perda de volume de + 0,5% (Na soma temos em cada metro menos 1 mm)

3. Quoficiente de Dilatação Térmica Linear: Estando a betonilha solta do betão, com as variações térmicas, a betonilha dilata e retrais na ordem dos 0,012. Por isto devem-se criar juntas de fraccionamento e perimetrais, isto de acordo com todas as fábricas de cerâmica e de cimento cola!!!
    Colando uma cerâmica, porcelânico ou pedra, estamos a aderir um material com um quoficiente de dilatação térmica linear totalmente distinto com valores entre os 0,004 e os 0,008.

Por estas razões e tendo as ditas membranas líquidas ou cimentos elásticos um alongamento mínimo quando aderidos entre dois materias com comportamento distintos, nenhum deles tem a dita marcação CE, não será por falta de dinheiro.

Se tiver uma varanda externa sem isolamento térmico, aí sim até poderá apliacar esse tipo de material.
  16.  # 36

Colocado por: C3R3J0O ultimo link não consegui ver pois neste computador não tenho autocad, mas relativamente aos outros, temos a entidade competente em portugal a homolgar essas situações www.lnec.pt/qpe/da/DA_12_2007.pdf Não vamos por em causa as entidades "homolgadoras" pois não?

Se eu quiser qua a cerâmica parte ou levante, que as juntas fiquem todas brancas dos calcários, etc, ou então que a betonilha danifique a impermeabilização não. Cada macaco no seu galho não é...
  17.  # 37

Colocado por: ncarvalho74@ C3R3J0

A ENKE tem aplicações feitas da forma que descrevi que funcionam na perfeição. Compreendo que fique apreensivo devido à experiência que fez, no entanto por ter um carro que avaria constantemente não pode afirmar que todos os carros são maus (isto no sentido metafórico da coisa - por favor não levar à letra :)). Convém sempre obter referências e o máximo de informações antes de optar por uma determinada marca.

Concordo, e não pus em causa uma marca com a qual não tenho experiencia.
    Mas se um produto identico e de marca conceituada, (bastante mais do que a ENKE) não cumpre a sua função numa parede, então mesmo que outro produto seja duplamente melhor eu não o queria em pavimento que tivesse de garantir.
  18.  # 38

Se eu quiser qua a cerâmica parte ou levante, que as juntas fiquem todas brancas dos calcários, etc, ou então que a betonilha danifique a impermeabilização em todo o perimetro, não, não vou por em causa. Cada macaco no seu galho não é...
  19.  # 39

Se eu quiser qua a cerâmica parte ou levante, que as juntas fiquem todas brancas dos calcários, etc, ou então que a betonilha danifique a impermeabilização não. Cada macaco no seu galho não é...

Peço desculpa mas não compreendi o seu comentario, está a por o que em causa?
  20.  # 40

Que o(s) sistema(s) promovidos pelas fábricas de lâminas de impermeabilização não são os mais indicados quando se pretende aplicar cerâmica ou pedra natural colada e que são causadores de patologias, independentemente do parecer do LNEC.

0.0244 seg. NEW