Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite. É assim, gostaria que me ajudassem na seguinte questão se possível:
    Em Junho de 2010, comprei uma casa em segunda mão, cuja qual parecia estar em perfeitas condições habitacionais. Foi-me dada garantia, por parte do vendedor, que a casa não tinha repasses, nem infiltrações nem nada do género.
    Eu insisti na questão de perguntar se a casa tinha algum destes defeitos acima mencionados, e foi-me oralmente garantido que a casa não possuía defeito nenhum deste género.
    Acontece que, agora que começou a chover, no início de Dezembro, a casa tinha os tectos todos brancos. Passado 20 dias, mais ou menos, a casa tem os tectos todos pretos e chove lá dentro como na rua, na parte de cima dos armários da cozinha.
    Sou obrigada a fazer obras o mais urgente possível. Contactei o agente da imobiliária, e o mesmo ficou estupefacto ao ver a casa. Ele próprio disse que se não visse não acreditava.
    Contactámos também a antiga dona da casa, convidá mo-la a vir ver o estado da casa, para que ela pudesse colaborar nas despesas das obras que sejam futuramente necessárias. A mesma recusou-se e disse que não iria pagar nada.
    Gostaria de saber qual o direito que tenho a exigir por lei o restauro das partes em causa, visto que é um caso urgentíssimo, e quais as medidas que devo o mais rápido possível.
    Atenciosamente,
    Pedro Ferreira.
  2.  # 2

Colocado por: PedroFFerreiraGostaria de saber qual o direito que tenho a exigir por lei o restauro das partes em causa,

A casa estava em perfeitas condições quando você a comprou em JUNHO, e em Dezembro já não está? Percebe agora porque é que as casas com problemas só são postas às venda na Primavera?

1. Se a vendedora é uma particular (e não uma pessoa que faz da compra e venda de imóveis um negócio), o seu "direito" é NENHUM.

2. Devia ter-se informado disto antes.

3. Devia ter consultado um advogado antes de fazer a compra (informações verbais ? É a sua palavra contra a da antiga proprietária. E ela não é responsável se no dia seguinte à da escritura a casa vier abaixo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroFFerreira
  3.  # 3

Foi através de uma agência imobiliária. Há alguma coisa a fazer?
  4.  # 4

Colocado por: Luis K. W.

1. Se a vendedora é uma particular (e não uma pessoa que faz da compra e venda de imóveis um negócio), o seu "direito" é NENHUM.

Não é bem assim. O vendedor particular só não é responsável se não tivesse conhecimento do defeito, o que neste caso é impossível de acontecer, e parece fácil provar.
  5.  # 5

Caro Pedro,
    Aconselho-o a contactar a Agência Imobiliária. Eles devem ter Advogados que o poderão ajudar no sentido de saber quais são os seus direitos e se os custos relacionados com uma Acção judicial (caso seja necessária) compensam os gastos que pode ter com as obras a efectuar.
    Caso a Agência Imobiliária não tenha este tipo de serviço, deverá sempre consultar um Advogado.
    Neste caso poderá existir 2 situações, uma é o Consultor Imobiliário não ter tido conhecimento dos problemas do imóvel e ter "vendido peixe ao preço que comprou", sendo que aí houve má fé por parte do antigo proprietário; outra é o Consultor saber e ter "escondido" a situação. Sendo Consultora Imobiliária, espero que para o bom nome da profissão não tenha sido este último o caso.
    Desejo-lhe boa sorte na resolução de tudo isto.
    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2011

# 6

Colocado por: EvasquesNeste caso poderá existir 2 situações, uma é o Consultor Imobiliário não ter tido conhecimento dos problemas do imóvel e ter "vendido peixe ao preço que comprou", sendo que aí houve má fé por parte do antigo proprietário; outra é o Consultor saber e ter "escondido" a situação. Sendo Consultora Imobiliária, espero que para o bom nome da profissão não tenha sido este último o caso.

E outra situação ainda é a casa ter uma infiltração que não tinha quando foi vendida - também acontece.
  6.  # 7

Colocado por: EvasquesCaro Pedro,
    Aconselho-o a contactar a Agência Imobiliária. Eles devem ter Advogados que o poderão ajudar no sentido de saber quais são os seus direitos e se os custos relacionados com uma Acção judicial (caso seja necessária) compensam os gastos que pode ter com as obras a efectuar.
    Caso a Agência Imobiliária não tenha este tipo de serviço, deverá sempre consultar um Advogado.
    Neste caso poderá existir 2 situações, uma é o Consultor Imobiliário não ter tido conhecimento dos problemas do imóvel e ter "vendido peixe ao preço que comprou", sendo que aí houve má fé por parte do antigo proprietário; outra é o Consultor saber e ter "escondido" a situação. Sendo Consultora Imobiliária, espero que para o bom nome da profissão não tenha sido este último o caso.
    Desejo-lhe boa sorte na resolução de tudo isto.
    Cumprimentos

Meu caro amigo, a imobiliária não tem nada a ver com este assunto. Tenho visto neste forum alguns comentários de pessoas de indiciam haver alguma protecção para quem compra através de imobiliárias, mas isso não é verdade. Este problema é para ser resolvido entre o comprador e o vendedor, o serviço da imobiliária terminou com a escritura.
  7.  # 8

Bem, obrigado a todos pelas respostas. Como tenho a casa alugada, já estou a tratar de fazer as reparações. Não quero mais confusões com os antigos donos nem com os agentes da imobiliária. Mais vale despachar logo tudo. De qualquer das maneiras, agradeço o vosso tempo despendido a dar as respostas :)
  8.  # 9

@PedroFFerreira

Penso que antes de tudo, deverá verificar de onde vêm as infiltrações. Poderá ser responsabilidade do condomínio ou do vizinho do andar superior, se existir.
  9.  # 10

A vendedora terá que suportar todos os custos com a reparação. :) Não é verdade que não tenha que o fazer face à lei. Só não o terá que fazer se conseguir provar (ela) que você conhecia os defeitos ou que estes eram evidentes ao momento da compra, ou que só surgiram depois, e não o contrário. O ónus da prova cabe a ela!
  10.  # 11

Se o negocio foi feito entre particulares e se na altura da escritura nada faria prever o vendedor não terá responsabilidade nenhuma.
  11.  # 12

Por acaso, nesse intervalo de tempo, não andou ninguém a montar antenas ou outros equipamentos no telhado? Antigamente o pessoal era todo magro e levezinho; hoje são todos muito anafados e telhas partidas é o pão nosso sempre que alguém visita o telhado.
    Enfim, é uma ideia, e a solução seria barata...trocar algumas telhas.
  12.  # 13

ora passados 6 anos a casa já caiu :)) pela certa.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13.  # 14

Desculpem, não resisti :)

14.  # 15

ahahahhaahhahaha
  15.  # 16

ahahahahahahha

0.0173 seg. NEW