Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Antes de mais bom ano de 2011 para todos

Gostaria de colocar aqui também no estado em que está o meu projecto para ouvir algumas sugestões nesta fase que ainda se pode modificar alguma coisa.

Será uma moradia térrea de cobertura tradicional (350m2 implantação), com R/C (260m2), cave (295m2) e sótão para arrumos (o telhado será de 4 águas).

Junto uma 1ª versão da planta (R/C) e depois uma com algumas alterações a decorrer, uma forma de divisão da cave de acordo com as previsões de onde existirão alguns pilares, e também a imagem da orientação e terreno que tem duas frentes, onde a disposição de alguns quartos já mudou em relação a essa imagem de um outro post mas é apenas para indicar a orientação solar. Encontra-se na região centro, distrito Santarém, concelho Tomar.

Gostaria de referir que as alterações (a vermelho) podem não ser exactamente daquela forma (tipo portas e forma de abertura, dimensões).
    Na planta da cave algumas das janelas estão projectadas das de cima mas podem não ser a mesma coisa, na parte mais à direita a cave estará mais enterrada será uma janela rectangular perto do tecto, bem como a representação do portão. Está lá também uma parte de representação do fim da parede da zona dos quartos do primeiro andar, pois a cave terá uma extensão maior até ao passadiço para as janelas ficarem de "fora".

Explicando as alterações de momento são as seguintes:
    Gostaria de ter uma porta entre a sala e o escritório, para um acesso mais rápido e que penso que irá ocorrer frequentemente ao logo da vivência da casa (poderá ser porta de correr mas não sei se dará em termos de espaço). Está é a apertar-me um pouco a largura daquela parede que terá a lareira (recuperador) e será para ter o móvel com a TV e a porta/janela para o varandim ao abrir para dentro também "come" uma margem.

No hall reduzi o armário da entrada para colocar uma abertura para o acesso ao sótão ser umas escadas que serão por cima das que virão da garagem. (Tinha pensado numa escada de tecto em harmónica, na zona da lavandaria, mas obriga ao espaço estar sempre disponível e não se torna prático estar sempre a puxar a escada sempre que se quiser subir e reduziria a utilização (a preguiça é tramada) Assim penso que será mais prático subir para o sótão que será para arrumos bem como levar os caixotes ou outras coisas para cima.

No quarto 3, coloquei também um roupeiro, este quarto prevê-se de pouco uso ou mais para visitas ou familiares durante alguns dias, pelo que ficará com área mais reduzida mas penso que suficiente e fica mais coerente do que sem roupeiro.

Na suite estava com entrada em frente e depois uma entrada para o WC em frente à porta do quarto, estou a pensar reduzir o roupeiro (apesar de perder algum espaço no mesmo) fazendo a entrada da suite por esse lado, esticando o WC de forma a reorganizar as loiças colocando a base de duche mais comprida ocupando o lugar da sanita tendo espaço para esta noutro lado, a porta para o WC não sei se ficará bem ou simples de encaixar de correr.
    Era uma ideia ter um closet a servir de entrada para o WC, mas a casa já está a esticar um bocado em termos de área e optámos sem closet. A suite terá um problema em ter uma TV na parede oposta À da cama devido ao armário e a janela, mas esta ainda será ajustada também em conta com os pilares exteriores do passadiço.

Na cave será para ficar um pouco ampla ou para aproveitamento de algum espaço, zona de lazer, mas de forma a não encarecer o seu custo, estou a pensar limitar o espaço e mais tarde efectuar o resto de alguma divisória em pladur, onde estou a pensar dividir com alvenaria nesta fase inicial apenas a zona da garagem, uma área técnica perto das escadas onde virá e irá do R/C as cablagens referentes ao ITED que ficará colocado em bastidor reduzindo os quadros da entrada da casa. E a criação de um WC na cave e uma zona para o acumulador de AQS (estou a pensar colocar paineis de circulação forçada) bem como esquentador solar para compensação ou pelo menos ter espaço para isso. E ter uma porta/janela de 2 folhas para a rua dando acesso àquela zona da cave sem ser pela garagem.
    Tentei dividir considerando uns pilares previstos se bem que ainda ficou um no meio da garagem, mas esse pelo que foi indicado deverá ser complicado mover.

Digam de vossa justiça, coisas boas e coisas más, bem como questões funcionais de prática e movimentação dia a dia que possam ter de experiência de vivência de casa que possam ter, que torne prático e simples o dia a dia.
      orientacao.jpg
  2.  # 2

Planta r/c base
      planta0.jpg
  3.  # 3

Planta R/C com alterações
      planta1.jpg
    • zontor
    • 2 janeiro 2011 editado

# 4

Planta Cave, divisões previstas
      planta2.jpg
  4.  # 5

Boas

- Acho toda a organização dos espaços tão fraca que, na minha opinião, devia deitar isso fora e começar de novo. Acho que com essa área é de certeza possível ter umas casas de banho que não pareçam corredores, um escritório num local mais indicado, uma cozinha mais funcional e alterar esse corredor, os acessos aos quartos e respectiva organização. Também não entendo o tamanho da cave, mas suponho que a questão financeira não deve ser uma preocupação.

- Não compreendo como pode estar já a estrutura definida se a arquitectura ainda não o está, mas isso serão outros quinhentos.

- Eu sei que também há maus arquitectos e bons “desenhadores”, mas este parece-me um caso típico de um mau projecto feito por um mau “desenhador”.

No meio disto tudo deixo-lhe uma boa notícia: não sou arquitecto, por isso tudo o que disse pode não passar de asneira. È apenas uma opinião.

Cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonio RC
    • P+V
    • 2 janeiro 2011

# 6

Inacreditavelmente - ou não - com todo o espaço que tem, e não cumpre com as acessibilidades....
  5.  # 7

Esqueça a varanda que não serve para nada e aumente o tamanho de algumas divisões.
    As casas de banho parecem muito dimunitas.
    Peça ao seu arquitecto para colocar mobiliário à escala nas divisões.

A casa tem muitas esquinas...
  6.  # 8

isso está mesmo mal, contrate um arquitecto, esqueça o que tem ai.
    não lhe vou enunciar o que está mal pois é mesmo de base.
  7.  # 9

Colocado por: j cardosoBoas

- Acho toda a organização dos espaços tão fraca que, na minha opinião, devia deitar isso fora e começar de novo. Acho que com essa área é de certeza possível ter umas casas de banho que não pareçam corredores, um escritório num local mais indicado, uma cozinha mais funcional e alterar esse corredor, os acessos aos quartos e respectiva organização. Também não entendo o tamanho da cave, mas suponho que a questão financeira não deve ser uma preocupação.

- Não compreendo como pode estar já a estrutura definida se a arquitectura ainda não o está, mas isso serão outros quinhentos.

- Eu sei que também há maus arquitectos e bons “desenhadores”, mas este parece-me um caso típico de um mau projecto feito por um mau “desenhador”.

No meio disto tudo deixo-lhe uma boa notícia: não sou arquitecto, por isso tudo o que disse pode não passar de asneira. È apenas uma opinião.

Cumps
    José Cardoso

Estas pessoas agradeceram este comentário:Antonio RC

Concordo.
    A casa parece um aglomerado de corredores, a sala de jantar fica "atrofiada" num canto sem luz, etc. etc. Precisa de outro projecto ou e de outro "desenhador".
  8.  # 10

Boas,

Quem lhe desenhou estas plantas? Para além de não cumprir com as acessibilidades, tem divisões muito mal executadas, a casa extremamente reortada, a suite principal (ou unica) tem um wc fantástico... com a base de duche encarvada entre a sanita e o bidé.

Repense bem e pague a um arquitecto de jeito, porque fazer uma casa não é brincadeira.. é um investimento para a vida.

Boa sorte!!
  9.  # 11

Bom dia,

Com um terreno como esse, a implantação da casa poderia ser menos rectilínea...Já pensou por exemplo que os espaços de circulação, em vez de serem espaços esguios, escuros e cheios de portas, poderiam ser espaços ora mais estreitos, ora mais amplos, com zonas de armários embutidos, zonas em que se possa ver o jardim, etc... Já reparou que desperdiça imenso espaço com esse espaço central em forma de "T" e que a casa de banho para pessoas de mobilidade condicionada ocupa a largura de um quarto? Já pensou que podia aproveitar a assimetria de posicionamento dos quartos, para criar zonas com alpendre, que dão bastante "graça", a qualquer casa com características tradicionais, pense na vivência que pode ter no dia-a-dia em função da orientação solar e use-a na distribuição dos espaços... São tantas coisas que se podem dizer que, acho mesmo melhor contratar um Arquitecto. Há muitos amadores a fazerem uns riscos, sem qualquer sensibilidade estética e cultural, que não só o prejudicam a si, que vai gastar dinheiro com uma casa mal concebida, apenas porque poupa 1000 ou 2000 euros num projecto, numa casa que vai (des)caracterizar a paisagem envolvente, na qual vai ver "defeitos" a vida toda, e no dia em que a quiser vender, não irá conseguir, pois como essa, existem milhares por este País. Descupe a minha sinceridade, mas acredite, que estou a zelar por si!

Cumprimentos,

Sofia Lago

[pub]
    telf:964447611
    www.sofialago.com[/pub]
    • zontor
    • 8 janeiro 2011 editado

# 12

Bom dia,

agradeço antes de mais os comentários efectuados uns mais fundamentados que outros mas compreendendo os pontos de vista.

Gostaria de indicar também algumas outras considerações.

- Como pretendo uma casa de r/c e não r/c, 1º andar, julguei que seria mais complicado a organização de espaços e teria que ter mais corredores que com os 2 pisos, pois também pretendo separar a zona dos quartos com a restante zona da casa, basicamente colocar o 1º andar ao lado do r/c se fossem os 2 pisos.

- Pretendo que o escritório fique com uma boa exposição solar que servirá também de atelier, e com um acesso rápido da sala e com um outro acesso para o exterior sem atravessar outra divisão, bem como possibilidade de acesso à varanda.

- Não gosto de salas abertas para o hall e não gostaria de um cenário aberto.

- Também pretendo que que todas as divisões tenham janela e não ficasse nenhuma fechada no meio da casa.

- O WC da suite será alterado como referido e não ficará com a base de duche encravada.

- O dinheiro até ganhar o euromilhões é sempre um problema, e o R/C já está com 260m2 de construção e de inicio pretendia inferior aos 250m2

- Em relação ao tamanho da cave será total pois efectuar meia cave não terá uma diferença tão grande para a cave completa, sendo que pelo que me indicaram as fundações teriam de ir praticamente ao mesmo lugar, bem como ter janelas na zona mais coberta. Certo é que sendo moradia térrea aumentando em cima aumenta também em baixo.

- O acesso acessível à casa não será a escada representada na frente desta, isso foi uma sugestão de ter acesso à zona de terraço que dá para a garagem, o acesso "pedonal" será seguido do fim do passadiço da fachada da frente que terá pouca inclinação até ao nível do portão pedonal. Assim como a saída da cozinha com o contorno do passadiço para levar o lixo sem atravessar a casa e também aproveitar o espaço exterior envolvente dessa zona, quiçá uns baloiços para os miúdos de futuro.

Em termos de divisões e prioridades e em termos de usabilidade prática e uso dia a dia realço aqui o que considero mais importante.
    - Sala e escritório/atelier (onde será passado a maior parte do tempo escritório também durante dia, tarde e noite, sala mais noite e dia todo em tempos de fins de semana e afins) Acesso fácil da zona de jantar À cozinha mas não aberta e pegada, existem sempre cheiros que se propagam e acho desagradável, tenho algo do género no apartamento.
    - Quarto 1 e 2 (serão os quartos dos filhos que será zona de sossego para estudo também, e espaço pessoal) Zona de brincadeira aproveitar espaços da cave.
    - Suite (será praticamente para uso de cama :) pretende-se o WC no quarto para maior privacidade)
    - Cozinha (com espaço razoável para, não gosto de ilhas preferindo uma mesa na cozinha para eventuais refeições.
    - Quarto 3 (será um quarto + de visitas ou alguns familiares que fiquem durante algum tempo) daí área mais reduzida mas para o fim que se destina acho que reduzir área útil até 10m2 ou 9m2 talvez seja suficiente se servir para uma melhor disposição de espaços
    - WC's apenas com o espaço suficiente para o efeito, mas com os comentários estou com receito que sejam demasiado pequenos, mas não os pretendo espaçosos, se derem para tomar banho à vontade, secar e utilizar os equipamentos é suficiente que o tempo que se passa numa casa de banho é apenas para isso e mais nada.
    - A zona de lavandaria do R/C e não na cave e que pode roubar espaço de disposição prende-se com o não andar para baixo e para cima com roupa e estar perto da saída da cozinha para a estender, em termos funcionais (considerando os bonecos apresentados) seria para ter uma abertura na parede do wc para colocar a roupa para um cesto na lavandaria.

Queria separar completamente a zona de dormir do restante sendo a zona de dormir apenas para isso mesmo, dormir e em caso dos quartos 1 e 2 zona de sossego.

Obrigo e desculpem as ofensas às vossas profissões com os bonecos, compreendo que certas coisas doam, sinto o mesmo na minha, e também enerva ver ofensas noutras como por exemplo motoristas/taxistas que não sabem o que é um pisca, achando que não levam a brio a profissão deles que é conduzir. Mas gosto da partilha de informação que em fóruns portugueses é muito complicado existirem em condições, apesar de tendo este fórum alguns azeiteiros por aí creio que é um bom exemplo de um fórum que pode ser muito construtivo e didáctico. Mais uma vez obrigado e em especial ao FD por manter este projecto.

Edit: O custo de construção também importa e simplicidade desta, sei bem que uma casa à gaudi infelizmente não fica ao mesmo custo que em linhas rectas :)
  10.  # 13

Boa tarde,

Não querendo ser indelicado, e partindo do pressuposto que o que ai tem, é assim que quer, sugiro-lhe então que faça uns perfis do terreno de forma a verificar o que fica ao nivel do solo.
    Para mim, sem contar com o "pseudo-projecto" que ai tem, deveria certamente ter outras preocupações do que somente o orçamento. Até porque quem faz uma cave, que normalmente é o mais caro devido à estutura, escavação, contenção e impermeabilização, não deve ter qualquer problema em ampliar a casa. Uma cave não tem propriamente que aumentar, se aumentar o piso superior, os (projectistas que lhe estão a elaborar os projectos é que são muito seus amigos (ironia)). Um conselho, Tenha em conta a qualidade dos espaços, que por si só já iram qualifacar a sua casa.

Cumprimentos,
    www.adarq.com
  11.  # 14

Zontor,

Não me leve a mal: você iniciou o tópico para, e cito, "ouvir algumas sugestões nesta fase que ainda se pode modificar alguma coisa".
    Ora, a opinião é unânime que esse "projecto" é muito, muito fraco mas mesmo assim, você defende-o com unhas e dentes e justifica-o.
    Mas então...porque abriu o tópico?
    Se essa é a sua casa de sonho...força para a frente!
  12.  # 15

Boas

Zontor,

O que tem ai não passa de um organigrama funcional, dos hábitos de vida que tem e outros que sonha ter.

Um projecto de Arquitectura é uma coisa complexa e exigente do ponto de vista técnico para o qual não está habilitado a fazer.
    Uma casa nâo é um esquiço bidimensional e um profissional de Arquitectura percebe claramente os erros nesse esquiço, lida com essas questões todos os dias e já sabe o resultado antecipado de todas as situações que um projecto levanta.

Em relação ao custo de construção não é avaliado pelas linhas (curvas ou rectas) , o que lhe posso dizer é que neste momento é impossível fazer um cálculo orçamental sobre o esquiço que tem, o desenho não tem informação suficiente para isso - terreno, estrutura, infraestruturas,materiais..etc

Confie nos profissionais da minha área , só assim os outros podem confiar na sua
    um abraço e boa sorte

0.0172 seg. NEW